Chuva de Meteoros das Perseidas 2008

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Este ano o pico das Perseidas coincide com o dia, pelo que o ideal será a noite de 11 para 12 de Agosto.

É possível que nessa noite o céu esteja nublado pelo menos no norte do país.

As previsões da cobertura de nuvens do GFS, mas como ainda falta muito é natural que as previsões mudem também.

persen7.gif




Observatório Astronómico de Lisboa
Chuva de Meteoros das Perseidas

Todos os anos, por volta do dia 12 de Agosto, é tempo d"A Chuva de Meteoros das Perseidas". O fenómeno designado por meteoro tem a sua origem na entrada na nossa atmosfera de pequenos pedaços rochosos, a maioria menor que uma ervilha, que se tornam luminosos devido à sua elevada velocidade. A velocidade média de entrada é de 212.400 km/h e o atrito na atmosfera aumenta a temperatura até ficarem incandescentes. A origem desta chuva de meteoros é o cometa Swift-Tuttle, cuja cauda cruza a órbita da Terra.


Este ano o pico de actividade ocorre durante o dia em Portugal, entre as 11h30 e as 14h00 (UT) de dia 12 de Agosto. Por este motivo sugerimos que tente observar na noite de 11 ou na noite de 12.

Em meados de Agosto, a partir das 21h, aproximadamente, a constelação de Perseus aparecerá acima do horizonte a Nordeste. A Lua, a caminho da fase de Lua Cheia, põe-se às 00h21 na noite de 11 para 12 de Agosto e às 01h10 na noite seguinte. Após o seu ocaso a noite ficará bem mais escura, propiciando uma observação mais efectiva dos meteoros.

Todos os entusiastas aguardam este dia com expectativa, esperando boas condições meteorológicas.

A observação no campo, longe das luzes das cidades, será a melhor localização para desfrutar o evento em toda a sua beleza. Procure um horizonte desimpedido para poder olhar bem todo o céu.

Se o céu se apresentar límpido teremos uma maravilhosa visão do céu... Poderá observar Júpiter e as constelações de Verão já aparecerão em todo seu esplendor: Escorpião, Sagitário, Cisne, Pégaso, etc...

As chuvas de meteoros regulares ocorrem aproximadamente na mesma data em cada ano. Tanto é que recebem nomes relacionados com as constelações a partir das quais os meteoros parecem surgir (o ponto radiante, um mero efeito de perspectiva). As Perseidas são uma chuva cujos meteoros são observados desde meados de Julho até finais de Agosto como se partissem da constelação do Perseus. Porém, uma mesma chuva de meteoros não tem a mesma intensidade todos os anos, nem é vista da mesma forma de todos os locais da Terra.

Para obter mais informação sobre os "Enxames de Meteoróides" consulte no nosso site a página Almanaques/Outros elementos

Na imagem que se segue pode observar a localização aproximada do ponto radiante das Perseidas. A imagem representa o céu às 02h na madrugada do dia 13 de Agosto de 2007. O céu apresentará o mesmo aspecto no mesmo dia à mesma hora em 2008, com a excepção de Marte, que em 2008, já se terá posto.

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=destaque&id=119
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Eu antes de ir para a cama ainda tentei ver se via qualquer coisa nas abertas, entre as nuvens... mas nada:hehe:

Entre chuvas de estrelas e chuva, eu prefiro a chuva... até porque parece que chovem mais estrelas do que chuva para estes lados...:lmao:

Acho que já no dia 20 há outra chuva de estrelas...:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É o que se chama precisão cirúrgica. Nalguns locais já não chovia há uns 3 meses. A chuva ciumenta fez-se convidada para a festa da outra chuva. Não se pode levar a mal :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É o que se chama precisão cirúrgica. Nalguns locais já não chovia há uns 3 meses. A chuva ciumenta fez-se convidada para a festa da outra chuva. Não se pode levar a mal :)

São as leis de Murphy em acção.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bem, como o artigo diz:

(...)tente observar na noite de 11 ou na noite de 12.

Parece que esta noite, com excepção de alguns locais da região Norte do país, o tempo poderá estar favorável para ver ainda algo...:)

satlite120820081930dx6.jpg


Veremos...:lol: