Chuva e vento forte 23-27 Outubro 2011

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Consequências das fortes rajadas de vento que se fizeram sentir ontem à noite no bairro das Arroteias, Caneças. (A ~300m de altitude).


@Catarina Monteiro


Na serra de montemor a cobertura de um stand de automoveis desabou por completo!

Tive hoje arranjar um estore (que tive que pôr faixas novas) da minha janela que voaram... tive a apanhar os bocados na horta do meu vizinho aqui em baixo hoje! Teve cá os técnicos da meo a colocar a parabólica do meu vizinho de cima, que caiu na minha varanda, e tiveram a direccionar a minha que se deslocou e já não apanhava sinal! Foi uma noite brutal! Tive á vontade rajadas a cima dos 100 km/h!
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Na serra de montemor a cobertura de um stand de automoveis desabou por completo!

Tive hoje arranjar um estore (que tive que pôr faixas novas) da minha janela que voaram... tive a apanhar os bocados na horta do meu vizinho aqui em baixo hoje! Teve cá os técnicos da meo a colocar a parabólica do meu vizinho de cima, que caiu na minha varanda, e tiveram a direccionar a minha que se deslocou e já não apanhava sinal! Foi uma noite brutal! Tive á vontade rajadas a cima dos 100 km/h!

Soube depois que afinal não tinham sido apenas telhas a ir pelo ar, mas a chaminé inteira, que foi arrancada, colocando os moradores daquela vivenda em autentico sobressalto.

Houve também alguns danos ligeiros (pelo menos não tenho conhecimento de nada assim mais grave), em algumas viaturas que foram atingidas por objectos em suspensão. Uma amiga minha, também em Montemor, quase ficou sem porta do carro, quando no domingo à noite, ao sair do mesmo, uma forte rajada de vento abriu a porta com toda a pujança, partindo uma peça da porta do carro.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Dia 25


semttulo5g.png


semttulo7o.png

Horta: 12,9mm
Açores (Nordeste): 5,3mm


semttulo9c.png

Porto Santo: 2,6mm
Calheta: 0,0mm
Lombo da Terça: ---


semttulo11dm.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Re: Seguimento Sul - Outubro 2011

Aeroporto de Faro fecha terminal e muda check-in para estacionamento devido ao mau tempo

O Aeroporto de Faro fechou o terminal às 12h00 e mudou a zona de check-in e de procedimentos de segurança para uma estrutura provisória montada no parque de estacionamento P6 para «para salvaguarda da segurança dos passageiros e dos colaboradores que aí trabalham», devido às previsões de mau tempo.

A ANA Aeroportos anunciou, em comunicado, que estas medidas foram tomadas depois de «avaliadas as condições de segurança do Aeroporto de Faro face às previsões meteorológicas para hoje nesta cidade que se prevêem rajadas de vento na ordem dos 65 km a 100 km hora».

O processamento dos passageiros vai assim fazer-se a partir do Parque de Estacionamento P6 do Aeroporto, onde está montada uma estrutura provisória para acolhimento.

Os passageiros serão posteriormente transportados para o Pier do Terminal de autocarro, onde se fará a segregação, check-in dos passageiros e procedimentos de Segurança.

A ANA acrescenta que a evacuação do Terminal será efetuada entre as 11h30 e as 13h30, altura em que se regista um decréscimo de tráfego.

O processamento, check-in e controlo de segurança e fronteira vai ser feito no Pier em salas designadas para o efeito.

O aeroporto tem previsto 122 movimentos e até às 11h00 hora já se realizaram 28 partidas. Irão ser processados 12 movimentos por hora (6 partidas + 6 chegadas).

Prevê-se o dobro do tempo no processamento dos passageiros e atrasos tanto nas partidas como nas chegadas, pelo que a ANA Aeroportos de Portugal «lamenta o incómodo causado».

Fonte: Sul Informação

O vento está a aumentar de intensidade.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Re: Seguimento Litoral Centro - Outubro 2011

Estas últimas horas estão brutais quanto a vento e chuva. Especial atenção aos últimos 10 minutos que está a chover de forma fortíssima acompanhada de rajadas também muito fortes.

Sigo com 27.2mm.

Árvores, ramos partidos e pinheiros completamente dobrados:









:surprise::surprise:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Seguimento Litoral Centro - Outubro 2011

registo fotográfico desse momento (por acaso até nem foi no pico da chuva e vento).

 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Re: Seguimento Litoral Norte - Outubro 2011

Parou o dilúvio mas a chuva vai continuando em regime de aguaceiros dispersos.

Fiz um pequeno vídeo deste evento que durou uma boa hora e fez a precipitação acumulada disparar. No entanto, não apanhei nenhum trovão.

Quando fiz a gravação, a sessão estava a começar e ainda não estava no topo da sua força!

[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=bGZOklOnXtQ[/VIDEO]
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seguimento Litoral Norte - Outubro 2011

Mau tempo faz um desaparecido no Grande Porto
Os bombeiros procuram uma pessoa que poderá ter caído, esta quarta-feira à tarde, à água, na sequência da queda de uma ponte em Guidões, Trofa.

O vento forte e a chuva que tem caído na região do Grande Porto provocou inúmeras inundações e quedas de árvores, sendo o caso mais complicado na Estrada da Circunvalação, junto ao Hospital de Magalhães Lemos, onde uma árvore caiu sobre vários carros estacionados.

Além disso, há várias chapas e telhados pelos ares, que caem sobre a via e provocam o caos. Na zona, há vários acidentes, para já sem vítimas, a interromper o trânsito em várias estradas. A meio da tarde, um capotamento na VCI, na saída para o IC29, causou o congestionamento da via.

A A28, que liga o Porto a Viana do Castelo, está cortada ao trânsito e o Metro do Porto circula apenas até Vilar do Pinheiro.

Na zona central da Trofa, junto à escola EB2/3 Napoleão Sousa Marques, as águas acumularam-se. Nesta zona, quando chove com maior intensidade, ocorre esta situação.

A zona costeira da freguesia de Lavra, concelho de Matosinhos, ficou hoje inundada depois de uma forte queda de chuva ao meio da tarde que alagou ruas e casas, disseram à agência Lusa fontes no local.

Jornal de Noticias
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seguimento Litoral Norte - Outubro 2011

Já vejo relâmpagos na direcção do mar.

Aqui para Gondomar não vem nada :(

Sim elas andam aí,

um pequeno video em slow motion de há momentos:


[ame="http://youtu.be/xpz4DLj-cLU"]http://youtu.be/xpz4DLj-cLU[/ame]


é natural que nas próximas horas e como aproximar do núcleo da depressão tenhamos bastante instabilidade :rain: :trovao:



entretanto começa a chover forte , sigo com, 26.4 mm acumulados :rain:


e agora já se ouve bem, boa descarga aqui perto! :trovao:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mau tempo varre Portugal de Norte a Sul
Protecção civil registou quase 200 ocorrências em Lisboa, há registo de inundações no Porto e há relatos de confusão no Aeroporto de Faro.

O mau tempo está a afectar a vida dos portugueses em diversos pontos do país. De Norte a Sul, há registo de complicações, com a Protecção Civil a registar diversas ocorrências.

Lisboa tem sido um dos distritos onde os bombeiros e a Protecção Civil têm tido mais trabalho. Quase 200 ocorrências desde as 6h00, com maior incidência nos concelhos do Sul do distrito, diz à Renascença André Fernandes, 2º comandante da Protecção Civil distrital.

“No distrito de Lisboa, desde o início do alerta às 6h00 de hoje, registámos um total de 181 ocorrências, sendo que os concelhos mais afectados foram Cascais, Oeiras, Sintra, Loures e Vila Franca de Xira. Verificaram-se inundações na via pública, quedas de árvores e quedas de estruturas”, descreve o comandante.

Além das ocorrências registadas em todo o distrito, há ainda aquelas que ocorreram dentro da cidade de Lisboa e, aí, a responsabilidade é dos sapadores bombeiros. No caso da cidade em concreto, já houve mais de 100 pedidos de ajuda, sendo que os sapadores ainda estão nesta altura a trabalhar em 32 locais, como acaba de dizer à Renascença o comandante Adelino Marques.

Quedas de árvores e inundações no Porto, confusão em Faro
No Porto, a chuva e o vento forte estão a dar muito trabalho aos bombeiros. De acordo com Guilhermino Vieira, chefe de operações dos bombeiros sapadores do Porto, são sobretudo quedas de árvores e inundações. Para já, não há registo de vítimas.

Também de acordo com o comando distrital de operações de socorro do Porto, as situações mais frequentes em todo o distrito são quedas de árvores e pequenas inundações urbanas, sobretudo nos concelhos do Porto, Gaia e Matosinhos.

Mais a sul, no Aeroporto de Faro, continua a reinar a confusão devido ao mau tempo. O terminal de passageiros foi encerrado por precaução.

Na segunda-feira, parte da cobertura do Aeroporto de Faro caiu e provocou cinco feridos, na sequência da instabilidade meteorológica que se verifica.

RR
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Re: Seguimento Litoral Centro - Outubro 2011

A única coisa que se começou a fazer sentir bem a partir do fim da manhã foi o vento, de resto choveu com intensidades consideradas normais, entre o fraco e moderado.

Mas, o fim de tarde ainda trouxe a passagem de qualquer coisa. :D

A Sul:
 

Roger24

Cirrus
Registo
11 Jan 2010
Mensagens
21
Local
GUARDA-GARE Alt.800m
Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Outubro 2011

Boas noites

Aqui por Valhelhas tem chovido o dia todo quase sem parar mas com uns picos fortes de aguaceiros... como a chuva aqui e em volta ribeiras e o rio Zêzere têm aumentado o caudal gradualmente. Deixo aqui umas fotos para verem que eu tirei ás 17:15 min.