Chuva, Neve e Granizo - «Bóris» 20 Janeiro 2009

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Mais fotos de Castelo Branco, 20-01-2009:

img4770hi0.jpg


img4768ct0.jpg


img4767qe4.jpg


(zona sul da cidade)
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mais uma vez obrigado a todos pelas fotos! Absolutamente maravilhosas!

Duas notas:

1- O Lince deve olhar para grande parte das fotos que vê aqui e dizer. "xiii, tenrinhos, chamam a isto neve?" :D

Isto dito a brincar mas é curioso e mais que justificado o facto de um nevão em certos localidades poder ser menos entusiasmante a um local que dois ou três flocos em outro local... NA meteorologia o hábito pode mudar sensações, o entusiasmo não se mede em cm de neve e tudo tem o seu encanto! Olhando para fotos das serras ficamos maravilhados, mas quando alguns de nós vêm 2 ou 3 flocos a cair no local mais improvável a alegria também é indiscritível :)

2) Paulo H, nunca pensei que a queda aí em Castelo Branco tivesse sido tão intensa :) Fotos bastante ilustrativas!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Mais uma vez obrigado a todos pelas fotos! Absolutamente maravilhosas!

Duas notas:

1- O Lince deve olhar para grande parte das fotos que vê aqui e dizer. "xiii, tenrinhos, chamam a isto neve?" :D

Isto dito a brincar mas é curioso e mais que justificado o facto de um nevão em certos localidades poder ser menos entusiasmante a um local que dois ou três flocos em outro local... NA meteorologia o hábito pode mudar sensações, o entusiasmo não se mede em cm de neve e tudo tem o seu encanto! Olhando para fotos das serras ficamos maravilhados, mas quando alguns de nós vêm 2 ou 3 flocos a cair no local mais improvável a alegria também é indiscritível :)

2) Paulo H, nunca pensei que a queda aí em Castelo Branco tivesse sido tão intensa :) Fotos bastante ilustrativas!


Olá Vitamos!

De facto, tal como os homes não se medem aos palmos, também as sensações maravilhosas que as condições meteorológicas nos proporcionam, neste caso, a NEVE, também não se medem aos centímetros! :p

A neve ocorreu, com alguma intensidade, mas sem exageros, durante muitas ocasiões do dia. Foi pena, ter chovido durante a noite praticamente até às 8h da manhã, pois poderia ter havido alguma acumulação. E havendo, seria de pelo menos 5cm.

Na zona do castelo, mais elevada (até 489m) ainda tentou branquear os telhados, mas quase nada, os flocos nem sempre eram suficientemente secos, só numa ocasião ou outra.

Foi muito bom, lindo de ver, como referi. Principalmente ver as crianças com um grande sorriso de espanto e entusiasmo. Também foi positivo toda a ocorrência ao nosso forum de visitantes, e deveras me senti orgulhoso por me pedirem fotos (albicastrenses deslocados pelo país)! O nosso forum tem a cada dia que passa muito maior visibilidade, mas é do nosso trabalho árduo, da nossa dedicação e paixão, mas também do respeito e seriedade (com momentos de bricadeira, claro), que se consegue o mérito de todos nós.

Para finalizar, de referir que também por cá se cortaram muitas estradas não só no distrito, mas também no concelho: serra da Gardunha, Serra de Alvéolos,..

Numa reportagem ontem em Oleiros (Castelo Branco) foi bem visivel a intensidade da neve. E com o frio :cold: avariaram 200 contadores de água!
De frizar ainda, na manhã seguinte, o contemplar a beleza de toda uma vasta paisagem em torno da cidade, nomeadamente nos sectores NE,N,NW,W,SW de serranias pintadas de branco acima dos 600m (tal como disse o meu conterrâneo ALBIMETEO).

Gostei de todas as fotos, de todos, sem excepção!!

A todos, os meus parabéns e continuemos assim! :thumbsup:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Acabei por fazer uma visita relâmpago à Serra de São Mamede esta tarde e eis parte do resultado::w00t:

Apenas havia vestígios de neve e os microflocos lá iam precipitando, sem apenas deixarem marcas a não ser no vidro do carro.
Mas ao chegar ao cruzamento que tem a placa dos 1025 mts, começou a nevar um pouco mais. Estive por ali mesmo (junto à dita placa), a filmar e a apreciar a tímida queda de neve. Depois já perto das 17h30 subi até ao alto de São Mamede e foi chegar e começar a debitar flocos à maneira. Em cerca de 10 minutos ficou tudo branquinho :cold::w00t:. Havia por lá um grupo de espanhóis e mais 2 ou 3 carros, era vê-los todos a fugirem como o diabo da cruz. Eu olha, sabendo que é um pouco imprudente :o, pensei que fosse o que Deus quisesse e fiquei! :hehe:

Não deu para assustar, mas é um facto que a neve cobriu tudo :thumbsup:. E a estrada estave a modos de desaparecer e tudo! :eek:

Aqui ficam as fotos possíveis, pois a máquina levou um banho brutal, hoje vou passar o serão a afinar e limpar a menina e respectivas objectivas ;).

P1204310Medium.jpg

Só agora vi as tuas fotos.Excelentes em particular essa de cima!!! Boa reportagem. Nota-se que ficas-te entusiasmado, pelas descrições.Levavas algum portátil?É que eu quando disse que cá em baixo estava a nevar (+- 17.20), tu respondes-te de seguida.
É sempre bom vir a S.Mamede, principalmente nestas ocasiões. Valeu o esforço, não???:thumbsup:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Cá vai a minha minúscula contribuição da cobertura audiovisual..
Sim, porque ao pé dos vídeos e fotos de neve que há por aqui isto é uma porcaria! Mas pronto, como foi dito, é a relação "hábito-emoção", e não é todos os dias que se vê "aguaneve" em Lisboa, por isso.. para ficar registado para a posteridade! :)

Vídeo ranhoso apontado ao vidro que era onde dava para notar a sleet.. No primeiro aguaceiro que apanhei e que me surpreendeu! Na A5, por volta das 9:00..
Se já não se vê muito bem, então passado para o youtube pior ainda!


Aqui tentativa de "grande plano" em foto dos pedaços de sleet a desfazer no vidro do carro.. Penso que pelas 9:30 +- na CRIL, na zona de Pina Manique..



Agora vídeo como o primeiro, mas por volta das 16h na FCUL, num forte aguaceiro de granizo+sleet+chuva+águaneve+seiláoquÊ :P
Penso que foi o derradeiro aguaceiro desta natureza, depois acalmou..


Do mesmo aguaceiro, para ver o bombardeamento de granizo!


Aqui para acabar foto também na FCUL, pelas 16h e tal, da "acumulação" daquela mistela de granizo e sleet que caiu..


Não é grande coisa, e mal se vê aqui em miniatura... mas cá ficou! :)
 
Editado por um moderador:

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Que grande registo rozzo! :surprise:

Pelo "exótico" do local é sem dúvida o registo, relacionado com a neve, mais admirável aqui do fórum!

Eu tinha lido os teus relatos, mas nada como a prova audiovisual do mesmo! :hehe::thumbsup:

Muito bom, grande momento meteorológico para Lisboa! É sem réstia de dúvida água-neve/sleet ;)


PS- Os filmes do youtube vêem-se muito bem! Mas se quiseres que se vejam com mias qualidade, acrescenta ao link dos vídeos a seguinte fórmula:

&fmt=18


E assim ficam em high quality ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Cá vai a minha minúscula contribuição da cobertura audiovisual..
Sim, porque ao pé dos vídeos e fotos de neve que há por aqui isto é uma porcaria! Mas pronto, como foi dito, é a relação "hábito-emoção", e não é todos os dias que se vê "aguaneve" em Lisboa, por isso.. para ficar registado para a posteridade! :)

Realmente parece sleet :) Mas é difícil perceber ao certo :confused:

PS: Tive uma data de tempo a tentar decifrar o sonoro que estavas a ouvir no 1º vídeo, sem sucesso... mas pareceu-me porreiro! :p
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Muito bom rozzo! Aquele vídeo em que se consegue ver a o sleet a escorrer pelo vidro foi o que presenciei aqui num dos aguaceiros ;) ainda durou uns 10minutos!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Só agora vi as tuas fotos.Excelentes em particular essa de cima!!! Boa reportagem. Nota-se que ficas-te entusiasmado, pelas descrições.Levavas algum portátil?É que eu quando disse que cá em baixo estava a nevar (+- 17.20), tu respondes-te de seguida.
É sempre bom vir a S.Mamede, principalmente nestas ocasiões. Valeu o esforço, não???:thumbsup:

Não, eu estava na estação dos CTT de Portalegre, ali bem pertinho de ti! ;)

E a nossa troca de posts foi mais cedo, por volta das 16h15, olha aqui:

image2ph0.jpg



Depois tu ainda me coloccas-te esta pergunta, mas já tinha saído. Pois pensei que o aguaceiro lá na serra fosse mais forte. Claro que ele parou na cidade, mas na serra esteve sempre a nevar de forma débil (isto junto à placa 1025 mts), até ao aguaceiro das 17h20.

image3xi1.jpg



Peço-te desculpa de ter saído assim "sem avisar", mas o impulso da neve foi mais forte :wacko:.

Em todo o caso à noite ainda te respondi: Ora segue lá este link. ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Que grande registo rozzo! :surprise:
PS- Os filmes do youtube vêem-se muito bem! Mas se quiseres que se vejam com mias qualidade, acrescenta ao link dos vídeos a seguinte fórmula:
&fmt=18
E assim ficam em high quality ;)

Obrigado pela dica! não fazia ideia! :lol:

Realmente parece sleet :) Mas é difícil perceber ao certo :confused:

PS: Tive uma data de tempo a tentar decifrar o sonoro que estavas a ouvir no 1º vídeo, sem sucesso... mas pareceu-me porreiro! :p

Sim, eu sei que se percebe mal no vídeo.. Já era de esperar, mas sim felizmente era sleet, e todos os aguaceiros que chegaram a fortes que presenciei nesse dia foram deste tipo! :)

Quanto à música, não faço menor ideia, "nem estava lá", tal era a minha surpresa e ar tresloucado no meio do trânsito a tentar arranjar forma de filmar o evento, pois não sabia obviamente que se ia repetir no resto do dia! :hehe:
Mas tava agora a ouvir e parece-me familiar.. Se a ouvir de novo sem granizo a bater nos vidros, certamente reconheço! :D
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Re: Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/21 Janeiro

Boas,

O nosso amigo "Bóris" despediu-se em grande dos Bracarenses:

A neve começou a cair na serra da Falperra no dia 20/01 pelas 21H (UTC)

Link:


Cmps
 
Editado por um moderador: