Ciclo Solar 24 e 25 - O Arrefecimento?

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

Mais uma vez os relatório complidados ignoram a actividade solar e já existem indicações de que poderemos estar atingir o ciclo 24 e/ou 25 e segundo os dados disponíveis existentes poderemos ver um arrefecimento acentuado nos próximos anos. No fim do ciclo 23 já é o 13º mês seguido com o mínimo solar que começou em Janeiro de 2006 e é estranho que já é o 5º dia consecutivo com uma zero actividade "Sunspot":surprise: :unsure:

Não tem em consideração os eventos provocados pelo "Dalton Minumum " e isto é esquecido pq os cientistas não efectuam trabalhos nesta área de teleconexão, nem mesmo a NASA
Uns previam ano passado que iria ser o maior pico desde há 400 anos, mas depois existem artigos científicos que dividem a comunidade cientifica e, outros que dizem que vamos atingir um mínimo solar 50-75 e outros a 250.
Isto, vai mais no sentido daquilo que tenho também vindo a defender, i.e. um arrefecimento nos próximos anos.
Contudo, toda a gente está a prever neste momento que o ciclo 25 irá ser o mais baixo desde o ciclo 4 com um pico de 50, isto feito por um cientista da NASA no ano passado.:eek:

http://www.physorg.com/news66581392.html

E o que mais me entriga é o facto de o mesmo revelar que os dois "Conveyor Belts " no Sol desacelararam para valore nunca antes vistos na hitória Moderna des sec. XIX:unsure:
As duas cinturas solares que são responsáveis pela actividade solar têm um fluxo contante de 1.0m/s e que estão no seu quadragésimo ano do menos bem conhecido ciclo solar de 80/90 anos.
O braçoi Norte desacelarou para 0.75m/s e o a Sul para 0.35m/s, sendo isto a base para que as previsões para o ciclo 25 atinja o pico em 2022 e que seria muito fraca actividade solar.

Mas não se consegue obter mais dados sobre esta previsão além de um ou outro artigo científico que já indica que o ciclo 24 irá ser fraco:unsure:

http://www.lavoisier.com.au/papers/articles/Archibald.pdf


Penso que existe um desprezo por este tema pela comunidade científica pela actividade solar, estando só interessados no que se passa na nossa atmosfera e ignorando o que a pode influenciar a partir do exterior, porque podemos bem estar quase a travesar um período de arrefecimento nas próximas duas décadas com possíveis descidas até 1.5 C a 2.0 C, situação esta que está a ser completamente ignorada.

Aqui está o gráfico com a evolução da actividade solar cíclica desde 1750, mostrando claramente os "Dalton Minimums" todos os 80-90 anos.

http://solarscience.msfc.nasa.gov/images/zurich.gif

Isto não é o CO2 isto são mecanismos que podem despoltar reacções causa-efeito muito mais rápidas do que quando comparadas com outras potenciais causas, capazes de influenciar o clima, já que estamos a falar a uma escala de 20/30 anos:unsure: :unsure: :unsure:

E se compararamos os dados da Meteo France nos últimos 56 anos com os acima mencionados, poderão verificar que coincidem em proximidade com o mínimo solar, salvo 70/71.
http://www.meteofrance.com/pub-adm/display/000/001/610/16102.pdf

http://www.meteofrance.com/pub-adm/display/000/001/610/16100.gif

Aqui estão os 10 mais frios e os 10 mais quentes Invernos nos últimos 50 anos.

http://www.meteofrance.com/pub-adm/display/000/001/610/16103.pdf

Posso ouvir os vossos pensamentos:)
 


Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Li com muita atenção este esplêndido artigo. Apesar de não haver um consenso uniformizado entre cientistas/astrónomos acerca dos ciclos solares (aparecem sempre novos dados que, por vezes, contradizem o que se pensava antes), também é verdade que o conhecimento profundo do Sol está a dar os primeiros passos; veja-se o envio de uma nova sonda ao pólo sul Solar http://www.meteopt.com/showthread.php?p=30266#post30266)
, apesar de este ter tido uma inversão magnética recente.
Decerto se lembram, aquando da passagem do cometa McNaught, do aparecimento duma mancha solar enorme que se formou quando o dito cometa passou perto do Sol. Terá sido a sua proximidade electromagnética que gerou essa mancha? Depois da sua passagem, o Sol iniciou uma quase "hibernação" em termos de manchas solares. O que terá sido a causa? E que outros factores que desconhecemos (ainda) poderão levar a um decréscimo dessas manchas (ou o seu inverso)?
Como se diz na gíria popular, andarão os astrónomos aos papéis?

E por que não se incluem estes factores na previsão do tempo actual?
As civilizações antigas incluíam-nos nos calendários das colheitas e fertilidade...

Foram conhecimentos que se perderam na noite dos tempos.

Gostaria também de escutar as vossas opiniões.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Os ciclos solares como todos nos sabemos ocorrem todos os dias mas é claro que essas variaveis não estão inseridas nos modelos pois os factores exteriores ao nosso planeta praticamente não interessam :disgust: :disgust: na previsão do tempo ainda não se conseguiu defenir ou pelo menos tentar descobrir o padrão de quando é que os ciclos solares são mais fortes em que é que influência o nosso querido planeta.

É provavel que nos proximos anos o sol venha a enfraquecer porque ao que parece o aquecimento que ocorreu entre 1974 e 1998 foi causado pela grande actividade solar e não pelo famoso e pobrezinho Co2.


Os ciclos solares mais tarde ou mais cedo vão ter que ser inseridos nos modelos porque é uma variável muito forte afinal é o sol que faz com que o nosso clima seje como é cheio de actividade tanto pela parte de fenomenos frios como os que envolvem calor ;) mas como vivemos numa sociadade em que anda tudo á procura de assuntos já mastigados que é só engolir as pessoas (climatologistas) andam distraidos apenas com o Co2 não olhando lá para fora.

Estamos a viver num tempo onde não pode haver duvidas e onde não se pode por nada em causa (o que é ser ignorante) mas cada um faz aquilo que quer da sua massa cinzenta a Filosofia das mentalidades anda muito mas muito enferrujada.
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Grandes tempestades solares no pólo sul do Sol registados pela sonda Ulisses esta semana.
070220_ulysses_02.jpg


Aconselho os interessados a lerem este artigo:
Surprising Solar Storms Rage at Sun’s South Pole (20 Fev 2007)
http://www.space.com/scienceastronomy/070220_sun_spole.html

Relatively calm weather was the standard forecast for the Sun, which is near the end of another 11-year solar cycle, but raging solar storms just spotted at its south pole now tell a different story.
“This implies that the asymmetry between north and south has switched with the change of the magnetic polarity of the Sun,” said George Gloeckler, Principal Investigator for the Solar Wind Ion Composition Spectrometer (SWICS) aboard Ulysses.

070220_ulysses_orbit_02.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Sempre acreditei e acredito na forte influência do Sol sobre as variaçõies na nossa atmosfera... afinal o que faz "mexer" a nossa atmosfera? De onde vem o calor que move as correntes, que evapora a água até o nosso "querido" anticiclone dos Açores é gerado pelo pai Sol...

Pequenas variações da temperatura do Sol têm grandes repercussões na temperatura da nossa atmosfera, mas essa é só a parte visível ou medível, em todo os espectros de energia que o Sol emite não se sabe quais são as consequências na Terra.


Eis uma imagem com um Sunspot minúsculo.... já estamos no dia 22...



latestvp6.gif
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Olha olha parece que o clima já deu uma grande volta desde o passado até agora como é obvio não se esperava outra coisa o clima funciona mesmo assim http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2004/09/040907_atricorc.shtml

Tá tudo a perder a cabeça http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/07/050715_articomtc.shtml

Começando pelo fim, o segundo artigo nem o comento, tamanha é a ridiculez do seu teor! :eek: :disgust:

Agora o primeiro é bem interessante. :thumbsup:
Antes de mais e para clarificar que não vou entrar em off topic ;), o que vou referir está de facto enquadrado, na minha opinião, na influência que o Cosmos que nos rodeia tem no clima do planeta azul, a nossa Terra. E claro está que para mim é certa a influência Solar na nossa engrenagem climática terrestre (assim como a lunar). Já o referi noutro tópico e mais uma vez faço valer o meu ponto de vista, ainda que para muitos seja mais filosofar que outra coisa :rolleyes:. Se há algo que tem de mudar na mentalidade retrógrada e cinzentona de muitos cientistas destes tempos apelidados de modernos, é a circunstância de ser TÃO ignorado o facto do planeta Terra ser parte integrante de um todo, chamado Universo. E de lá vêm muitas influências. Há até quem defenda que o nosso ADN não é de cá :cool: veio das estrelas... Mas não quero entrar por aqui, até porque não é o tema :).

Mas achei interessante que se começa a dar destaque e cobertura à maravilhosa conclusão de que onde agora existem pólos (Pólo Norte e Sul), existirem indícios de que o clima por aqueles locais já foi outro e ao que parece bem mais temperado que actualmente :hehe:. E ironicamente, algum degelo que por essas latitudes se tem dado tem ajudado consolidar estas vozes, ainda solitárias, que pouco a pouco vão encontrando seguidores um pouco por toda a parte.
Segundo povos antigos, como os Egípcios ou os Mayas (sim esses mesmos que tão vergonhosamente Mel Gibson representa como selvagens sem escrúpulos, no seu ultimo filme o “Novo Mundo”), a nossa Terra tinha 3 movimentos: Translação, Rotação e Verticalização :shocking::huh:, a que se refeririam com verticalização? Será que existe uma mudança de localização dos Pólos numa escala tempo, tão grande que nem a humanidade tenha ainda dado por ela!? :unsure:, É capaz de ser alguma confusão desses povos primitivos, tadinhos... :p

Não sei a vossa opinião, mas a mim tudo isto dá que pensar...
;)
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
February 22, 2007: Imagine hiking across Antarctica, through ice, cold and bitter wind, enduring months of hardship, and finally arriving at the doorstep of the South Pole itself.

At that moment you get hit by a Sahara sandstorm.

That's the analogy scientists are using to describe what happened to the ESA-NASA Ulysses spacecraft last December. "Ulysses was approaching the South Pole of the sun when it was 'sandblasted' by a cloud of high-energy particles—protons, electrons and heavy ions," says Arik Posner, Ulysses Program Scientist at NASA headquarters. The cloud was as foreign to the sun's South Pole as a Sahara sandstorm would be to Antarctica.

The strange tale begins on Dec. 5, 2006

Just wait. the fun's just about to begin...

http://science.nasa.gov/headlines/y2007/22feb_nosafeplace.htm?list29945
 
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
322
Local
São Joaquim/ 1345 m Brasil
Uma Colocação Bem Interessante.

Se Queimares Puramente Pneus Para Combater A Geada Num Pomar, Não Terá Nenhum Efeito (apesar De Ter Bastante Co2, Agora Se Colocares Muito Mato Verde, Serragem úmida, Terás Uma Bela Proteção... Qual A Diferença, Vapor Dágua, Este Sim Um Grande Responsável Pelo Efeito Estufa. Em Anos De El-nino Temos Um Grande Aumento De Vapor Para Atmosfera E Em Anos De Muita Atividade Do Sol "coincide" Com Períodos Maiores De El-nino...

O Sol é Responsável Por 99% De Tudo Que Acontece No Clima... Por Que Colocá-lo No Estudo.......
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Continua com 1 sunspot visível a olho nu... 12 segundo os métodos de contagem "Boulder Sunspot Number"


midi512blankdo8.gif
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

Sim Minho, aibnda existe um, mas ao contrário do que tem sucedido neste últimos anos, eles são muito inferiores e já existem cientistas que conseguira,m uma correlação entre a existência de desses pontos e anos mais quentes e a ausências dos mesmos nos anos mais frios.
Parecem ser caminés de explosão e expulsão de gases internos....:unsure:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Elucidem-me por favor: se o Sol está com actividade baixa como é que isto é possível...?

test_1.20070305224941.jpg


test_6.20070306003013.jpg


Estará algo a passar-se que não seja o nosso Sol a emitir estas moléculas/átomos?

Coisas estranhas têm vindo acontecer recentemente no Sol? Será isto mais do que o Sol...?

no caso de a imagem desaparecer, aqui o link directo para o arquivo de imagem:
http://www2.nict.go.jp/y/y223/simulation/realtime/images/test_1.20070306010328.jpg
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Muito bem visto amigo Luis.
Realmente algo se está a passar no n/sistema solar, ora se o sol está paradinho o que é que está a causar a escala estar no nível máximo (branco).
Situação a seguir..................:eek: