Tópico para Monitoramento de Ciclones Tropicais na Austrália e Pacífico Sul - 2014/2015 Período: Temporada começou em 1 de Novembro de 2014 e irá terminar em 30 de Abril de 2015. Órgão Responsável por Monitorar: Bureau Weather (Austrália); Centro Meteorológico do Fiji (Pacífico Sul); TCWC Jakarta (Indonésia); TCWC Port Moresby (Papua Nova Guiné) e JTWC para interesses dos EUA. Classificação de Fases: Baixa Tropical (Até 69km/h); Ciclone Tropical Cat. 1 (70 a 100km/h); Ciclone Tropical Cat. 2 (102 a 132km/h); Ciclone Tropical Severo Cat. 3 (133 a 180km/h); Ciclone Tropical Severo Cat. 4 (181 a 226km/h); Ciclone Tropical Severo Cat. 5 ( A partir de 227km/h). A Temporada já está em andamento. Eis a sequência da Lista de Nomes: Austrália: Kate Lam Marcia Nathan Olwyn Quang Raquel Stan Tatjana Uriah Yvette Alfred Blanche Caleb Indonésia: Bakung Cempaka Dahlia Flamboyan Kenanga Lili Mawar Seroja Teratai Anggrek Papua Nova Guiné: Alu Buri Dodo Emau Fere Hibu Ila Kama Lobu Maila Pacífico Sul: Nute Odile Pam Reuben Solo Tuni Ula Victor Winston Yalo
Ciclone tropical de categoria 1 Kate se formou e pode afetar as Ilhas Cocos, nesta mesma intensidade amanhã. O ciclone atualmente é previsto para chegar na categoria 3 na escala australiana. No Pacífico Sul temos duas áreas sendo observadas, mas os principais modelos não desenvolvem o ciclone.
No Pacífico Sul tivemos cinco (5) depressões tropicais. Na Região da Austrália tivemos duas (2) baixas tropicais e o Ciclone tropical Bakung que chegou a categoria 2 .
Kate se fortaleceu para categoria 3. Ventos sustentados estimados de 166 km/h com pressão mínima estimada em 956 mbar.
Contrariando as previsões, Kate se intensificou novamente para categoria 4 e agora é prevista para se dissipar somente depois do dia 03/01.
INVEST 90P pode se fortalecer para Ciclone Tropical de Categoria 1 amanhã. Pode ser uma ameaça para Nova Caledônia e Vanuatu.
Neste mês de Janeiro na região da Austrália tivemos quatro baixas tropicais. No Pacífico Sul tivemos desde o começo do ano, duas baixas tropicais e os ciclones Niko (categoria 2) e Ola (categoria 3).
CMC e GFS mostram a possibilidade dessa área atualmente no Golfo de Carpentária vir a se tornar um ciclone dentro de 48 horas e ameaçar a costa australiana. O modelo europeu até ontem também mostrava o desenvolvimento, porém hoje não mostra o ciclone se tornando grande coisa. Seguimos acompanhando.
Ciclone Lam se formou e neste momento já afeta Cape Wessel, Austrália como categoria 3 na escala australiana. A previsão e que se intensifique no dia 19/02 para categoria 4 e faça landfall no Território do Norte, Austrália. Cape Wessel registrou uma rajada de vento de 170 km/h e acumulado de chuva nas últimas 24 horas próximo dos 200 mm.
Radar: http://www.bom.gov.au/products/IDR091.loop.shtml Cape Wessel: http://www.bom.gov.au/products/IDD60801/IDD60801.94147.shtml O olho do ciclone parece que está começando a limpar.
Invest 98P está previsto atualmente para seguir em direção a costa australiana, podendo fazer landfall como categoria 1 ao norte de Brisbane na sexta. Próximo nome será Marcia.