Classificação das Temperaturas

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Eu inventei a seguinte classificação de temperaturas,mas não está completa e gostava que voçês me ajudassem a completá-la dando uma opção de classificação em cada espaço preenchido com ???:

Acima de +45.0-Ambiente Escaldante:calor:

Entre +35.0 e +45.0-Ambiente Muito Quente:calor:

Entre +25.0 e +35.0-Ambiente Quente:calor:

Entre +20.0 e +25.0-Ambiente ???:thumbsup:

Entre +10.0 e +20.0-Ambiente Agradável:thumbsup:

Entre +5.0 e +10.0-Ambiente Fresco:thumbsup:

Entre ??? e +5.0-Ambiente Frio:cold:

Entre ??? e ???-Ambiente Muito Frio:cold:

Abaixo de ???-Ambiente ???:cold:
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A idéia é boa, mas no fundo o que queres definir é um índice de conforto térmico, qualificativo (não numérico)!

Para melhorares deves introduzir outras variáveis na tabela: pelo menos a %HR. Para incluires também o vento já ficarias com uma tabela muito extensa, devendo nesse caso obter o resultado a partir de uma fórmula de cálculo de conforto térmico e a partir desses valores qualifica-los com os adjectivos que entenderes.

Estarás a simplificar demasiado se apenas te baseares mas temperaturas! Repara que 37C com 25%HR é suportável, mas 37C com 100%HR é quase irrespiravel, insuportável, estarías basicamente a transpirar até à exaustão! Enfim, preferia 45C e 25%HR entendes? :)
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
A idéia é boa, mas no fundo o que queres definir é um índice de conforto térmico, qualificativo (não numérico)!

Para melhorares deves introduzir outras variáveis na tabela: pelo menos a %HR. Para incluires também o vento já ficarias com uma tabela muito extensa, devendo nesse caso obter o resultado a partir de uma fórmula de cálculo de conforto térmico e a partir desses valores qualifica-los com os adjectivos que entenderes.

Estarás a simplificar demasiado se apenas te baseares mas temperaturas! Repara que 37C com 25%HR é suportável, mas 37C com 100%HR é quase irrespiravel, insuportável, estarías basicamente a transpirar até à exaustão! Enfim, preferia 45C e 25%HR entendes? :)

Exactamente. Tal como disse o Paulo depois tens de juntar a velocidade do vento e HR. Lembra-te que no caso de temperaturas inferiores a 10ºC entra em vigor o efeito de Wind Chill que é dependente da V do Vento... Entre muitos outros factores
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Eu inventei a seguinte classificação de temperaturas,mas não está completa e gostava que voçês me ajudassem a completá-la dando uma opção de classificação em cada espaço preenchido com ???:

Acima de +45.0-Ambiente Escaldante:calor:

Entre +35.0 e +45.0-Ambiente Muito Quente:calor:

Entre +25.0 e +35.0-Ambiente Quente:calor:

Entre +20.0 e +25.0-Ambiente ???:thumbsup:

Entre +10.0 e +20.0-Ambiente Agradável:thumbsup:

Entre +5.0 e +10.0-Ambiente Fresco:thumbsup:

Entre ??? e +5.0-Ambiente Frio:cold:

Entre ??? e ???-Ambiente Muito Frio:cold:

Abaixo de ???-Ambiente ???:cold:


Então quero adicionar a estas temperaturas 50% de humidade e vento nulo,o que acham:rolleyes:

Acham que já me podem dar opções de classificação?:D
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Vê lá se ajuda:

Extreme Heat Danger > 54
Heat Danger > 45
Extreme Heat Caution > 39
Extremely Hot > 35
Uncomfortably Hot > 30
Hot > 26
Warm > 21
Comfortable > 16
Cool > 8
Cold > -1
Uncomfortably Cold > -9
Very Cold > -18
Extreme Cold < -18
 

Budyko

Cirrus
Registo
8 Jul 2008
Mensagens
14
Local
Brasil
Classificação de Temperatura!

Bom dia!

Estou precisando de um padrão para classificação de temperatura. Eu encontrei a classificação, abaixo, no site, porém não há fonte!



Extreme Heat Danger > 54
Heat Danger > 45
Extreme Heat Caution > 39
Extremely Hot > 35
Uncomfortably Hot > 30
Hot > 26
Warm > 21
Comfortable > 16
Cool > 8
Cold > -1
Uncomfortably Cold > -9
Very Cold > -18
Extreme Cold < -18
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Re: Classificação de Temperatura!

Bom dia!

Estou precisando de um padrão para classificação de temperatura. Eu encontrei a classificação, abaixo, no site, porém não há fonte!



Extreme Heat Danger > 54
Heat Danger > 45
Extreme Heat Caution > 39
Extremely Hot > 35
Uncomfortably Hot > 30
Hot > 26
Warm > 21
Comfortable > 16
Cool > 8
Cold > -1
Uncomfortably Cold > -9
Very Cold > -18
Extreme Cold < -18

Boa tarde!

Acho que essa é uma questão um pouco complicada, porque é muito subjetivo. Por exemplo, eu com 30ºC já ando a transpirar como se não houvesse amanhã e a deitar pelos bofes; enquanto que a minha mãe acha que está bom.
Mas mais notório é no inverno, quando a maior parte dos meus amigos já anda a rogar pragas ao frio e bater os dentes com 10ºC e com dois casacos em cima, eu ando mais que bem só com uma t-shirt e uma casaquito com 0ºC...

E não podemos esquecer que 30ºC com um ventito e 30%HR é bem suportável, mas se calhar 25ºC sem vento nenhum e com 100%HR já é algo insuportável.
 

Budyko

Cirrus
Registo
8 Jul 2008
Mensagens
14
Local
Brasil
Re: Classificação de Temperatura!

Boa tarde!

Acho que essa é uma questão um pouco complicada, porque é muito subjetivo. Por exemplo, eu com 30ºC já ando a transpirar como se não houvesse amanhã e a deitar pelos bofes; enquanto que a minha mãe acha que está bom.
Mas mais notório é no inverno, quando a maior parte dos meus amigos já anda a rogar pragas ao frio e bater os dentes com 10ºC e com dois casacos em cima, eu ando mais que bem só com uma t-shirt e uma casaquito com 0ºC...

E não podemos esquecer que 30ºC com um ventito e 30%HR é bem suportável, mas se calhar 25ºC sem vento nenhum e com 100%HR já é algo insuportável.

Oi, Pedro!

Não falo de conforto térmico. Falo em questão de nível de agitação molecular associado a atmosfera. Preciso de uma classificação, com fonte confiável.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)