CLIMA.AML - Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Acho que faz sentido colocar isto no tópico. Dei agora com este estudo sobre o Índice de Calor Urbano em Lisboa. Muito interessante.

8pnVjnc.png


A estação de referência foi a da Portela. Dá para perceber porque é que certas estações, como a da Tapada e Amoreiras, estão sempre 1 a 2ºC acima da Portela.

Também tem uma análise de clusters para as estações térmicas em Lisboa, incluindo as datas normais de início e fim, baseando-se em dados da Portela de 2009 a 2018:

qAebXvq.png


Era bom se a estação do CLIMA.AML de Lisboa não estivesse em Carnide, é uma zona alta sem influência do calor urbano. Pelo estudo, locais como o PdN e a baixa seriam mais interessantes.
Estudo bastante interessante, obrigado pela partilha @guisilva5000 .
Eu vivi em Lisboa de 2000 a 2013, e identifico algumas dessas ilhas de calor.
Mas havia diferenças notórias consoante a estação do ano e os ventos predominantes.
Trabalhei muitos anos em Telheiras e confirmo que era mais quente no verão do que outras zonas de Lisboa, mas também era ligeiramente mais fresca no inverno nas mínimas.
A zona que vai do Príncipe Real ao Largo do Rato, muito quente no verão, a zona da Almirante Reis, da Alameda ao Martim Moniz, também muito Quente, no verão, bem como Praça de Espanha e Rossio, isto na minha experiência pessoal.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Este foi o primeiro teste das Davis Vintage Pro2 quanto ao tempo quente. Tivemos vários dias quentes, alguns com características diferentes (céu limpo, nebulosidade, lestada) e uma ampla geografia de testagem. Atenção que a maioria das estações está instalada no topo de um edifício. Tenho a dizer que se portaram incrivelmente bem, o que justifica a aposta e o investimento nesta marca. A maioria das localidades está de acordo com as máximas estabelecidas pelas estações mais próximas. O radiation shield está a funcionar perfeitamente. Aliás, algumas localidades têm valores extremamente consistentes.

O padrão da onda de calor é numa linha de tendência geral de subida da temperatura até ao dia 13 de Maio, estação de Sintra para exemplificar:

jPRgYhA.png


Deixo um gráfico para ser mais fácil visualizar a onda de calor de Maio nestas 18 estações. Dia 13 foi o mais quente.

gCKfw9y.png


Algumas características específicas de cada localidade, que reparei até agora:

- Estações mais quentes: VFX, Quinta do Conde e Pinhal Novo

- Estação com as maiores rajadas de vento: Amadora

- Estação mais fresca: Algueirão
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Para isto não morrer, aqui vai o resumo de hoje. Alguma surpresa? :intrigante:





A mim, mínima da Amadora surpreendeu wow. Também é a estação geralmente mais ventosa, o vento de NE não largou a noite toda :calor:

Por outro lado, Cheleiros desceu aos 16ºC! que local incrível, quase 25ºC de amplitude térmica no vale.

De salientar que as máximas de Cascais e Oeiras são sempre após as 17h/18h, quando o vento de NE ataca e trás o calor todo do interior para o mar. De resto nas máximas não me parece haver surpresas, os radiation shields da Davis estão a mostrar que sabem aguentar bem. (Não esquecer que a maioria dos locais são urbanos! Sim isto é shade à estação das Amoreiras :p) Só aquela diferença pontual entre a estação de Almada e Seixal, estão "perto" mas a do Seixal do lado interior da A2.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Extremos Clima.AML :calor:

Montijo: 25,3°C / 39,0°C
Alcochete: 23,0°C / 40,6°C

Acho muito interessante os valores de Alcochete. Normalmente, Alcochete costuma ser mais fresco que o Montijo devido á maior exposição ao rio Tejo, mas o facto de a estação estar numa zona mais "interiorizada" e descampada a 2km do rio, faz logo uma grande diferença.

Por agora, mais uma noite de ananases com 29,1°C e 26% HR :hehe:
Curioso, que há localidades próximas com temperaturas bem mais baixas e humidade elevada.
Não são os extremos! São os pontos a cada meia-hora. Tens de ir ao gráfico ver o High e o Low. Ou vê no meu mapa :p

Mas concordo, Alcochete a vila junto ao Tejo não deve ir aos 40ºC, mas como a estação está mais para o interior faz sentido superar tal valor.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Não são os extremos! São os pontos a cada meia-hora. Tens de ir ao gráfico ver o High e o Low. Ou vê no meu mapa :p

Mas concordo, Alcochete a vila junto ao Tejo não deve ir aos 40ºC, mas como a estação está mais para o interior faz sentido superar tal valor.
Desculpa a minha ignorância, mas já vi o site todo e não consigo achar mesmo os extremos, como é que os consegues obter mesmo? :o
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Que belo gráfico o de Cheleiros, Mafra, isto é o que acontece em sítios de inversão: queda lenta da temperatura ao longo da noite até aos 15ºC, mal o sol bate sem vento entre as 07h e as 10h30 subiu 20 graus! :shocking:

Mafra
HQGo62F.png


Um exemplo do que aquilo que acontece diariamente na marginal de Oeiras a Cascais, vento de SW a maioria do dia, final do dia vem a nortada e forno autêntico! Em meia-hora subiu 9 graus!

Oeiras
BjiYcQT.png


Quanto às máximas e mínimas de hoje na rede, no geral baixou 1 a 2ºC nas máximas, mínimas cairam e bem na margem sul, quase 5ºC de diferença. Na AML Norte as mínimas mantiveram-se próximas do dia anterior.

Alcochete e Loures igualaram a máxima na rede: 39,2ºC.
Mínima mais alta voltou a ser a Amadora: 27,4ºC. :calor:
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Sobre as estações estarem offline, resposta da equipa CLIMA.AML, @StormRic talvez te interesse.

Agradecemos muito o seu contacto, ao qual mereceu a nossa melhor atenção.

O website está online e disponível para download os dados recolhidos do início do projeto até final do ano de 2023.

Neste momento, e por regras da Contratação Pública, a AML foi forçada a realizar um novo concurso público para o operador de dados móveis, visto que o anterior, que vigorava desde o início do projeto, teve o seu término legal em dezembro de 2023.

O resultado do concurso público, que se iniciou ainda no mês de novembro de 2023, ditou que fosse outro operador a ganhar o concurso. Este prolongou-se por mais tempo do que o esperado, por contestação do resultado de um dos proponentes.

Ontem foi assinado, finalmente, o contrato com o novo operador.

Contamos receber os novos cartões de dados móveis ainda esta semana e configurá-los durante a próxima semana. Depois serão substituídos, in situ, nos locais das estações meteorológicas, ao qual acrescerá uma manutenção e limpeza dos sensores das estações meteorológicas.

Contamos que este processo decorra durante todo o mês de fevereiro. À medida que cada estação fique operacional, ficará automarticamente online.


Face ao exposto, apesar deste pequeno revés, ao qual não pudemos contornar, o projeto CLIMA.AML está vivo e ganhará mais força e uma nova dinâmica a breve prazo.

Muito obrigado pelo seu interesse no projeto.

Apenas burocracias de contratos públicos, para variar. Agora é só aguardar por Fevereiro! :thumbsup:
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
391
Local
Amadora
Sobre as estações estarem offline, resposta da equipa CLIMA.AML, @StormRic talvez te interesse.



Apenas burocracias de contratos públicos, para variar. Agora é só aguardar por Fevereiro! :thumbsup:
Pelo que estive a ver "todos" os locais devem ter rede WiFi, não teria sido mais lógico ligar as estações as redes WiFi dos locais?
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Pelo que estive a ver "todos" os locais devem ter rede WiFi, não teria sido mais lógico ligar as estações as redes WiFi dos locais?
O problema do wi-fi é a sua dependência, ainda para mais se for uma rede de escola/junta de freguesia. Pode ser desligada ou simplesmente ficar sem internet. Para algo que precisa de transmitir dados a cada segundo é melhor ser a rede móvel, digo eu.
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
391
Local
Amadora
O problema do wi-fi é a sua dependência, ainda para mais se for uma rede de escola/junta de freguesia. Pode ser desligada ou simplesmente ficar sem internet. Para algo que precisa de transmitir dados a cada segundo é melhor ser a rede móvel, digo eu.
O facto da rede estar em baixo há meses contradiz a tua teoria.

Ninguém desliga o WiFi da escola na sexta e o volta a ligar segunda de manhã aquilo fica ligado 24h/24h.

Com a vantagem que não tem custos extra para com os cartões de dados.

Enviado do meu 2107113SG através do Tapatalk