Clima da Madeira

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Decerto haverão muitos microclimas, mas como sabemos um microclima, pode-se inserir num macroclima.Na Madeira pode haver um macroclima na vertente sul, outro na vertente norte, outro na zona de montanha, por exemplo. É evidente que a definição que dei de subtropicalidade está relacionada com vários factores. Uma delas é que mesmo a grandes altitudes, a Madeira ao pé de outras bolsas montanhosas espalhadas pelo mundo, é bastante amena.

Mas vou dissertar um pouco sobre o primeiro link ( com citações e opinião pessoal dada abaixo (BL de Belém)), que afirma ser o mais científico ( e é de facto...):

Citação:
«O clima do Arquipélago da Madeira, situado geograficamente numa região subtropical, resulta da influência conjunta de vários factores externos e outros regionais. Entre os primeiros, merecem especial alusão a situação oceânica (a influência da corrente do Golfo e a corrente das Canárias), a latitude, os centros anticiclónicos continentais (do Noroeste de África e da Europa Ocidental), o anticiclone dos Açores e os sistemas frontais associados aos centros de baixas pressões da Frente Polar.»


BL)Aqui está uma resenha interessante de alguns aspectos importantes.
Mas a seguir:
citação:
«O clima da Madeira, segundo Machado (1970), é predominantemente temperado com características oceânicas, variando de seco a húmido, bem como de moderadamente chuvoso a excessivamente chuvoso com o aumento da altitude. A vertente Norte apresenta um clima com maior índice de pluviosidade e temperaturas com variações mais bruscas relativamente à vertente Sul.»

BL)Sinceramente não conheço o Machado, e com todo o respeito, os climas temperados oceânicos, a existirem na Madeira, só deverão estar presentes em zonas de grande altitude. No entanto, eu prefiro falar em influência de montanha, no caso particular da Madeira, pois a ilha tem características muito próprias. Para que se tenha uma ideia correcta de que é um clima temperado marítimo ou oceânico, tem que se ir à costa do norte de Espanha ( litoral cantábrico), zona da Bretanha ( França), Ilhas Britânicas, Países Baixos, aí sim vemos com toda a certeza esse tipo de clima, ou então em zonas altas dos Açores (baixas para alguns casos, mas aqui já de transição para subtropical). Agora jamais iria confundir a Grã-Bretanha com a Madeira, pelo menos em termos de clima.


Citação:

«A temperatura média anual do ar varia desde valores que estão acima da isotérmica (linha que une os pontos com a mesma temperatura média) dos 17,5º C no litoral da vertente Sul, e até valores da ordem dos 9º C no planalto do Paul da Serra (1400m de altitude) e nos picos mais altos da cordilheira central da Ilha (Pico Ruivo/1862m de altitude e Pico do Areeiro/1818m de altitude).»

BL)Mas depois:
Citação:
«Dados climatológicos do Funchal recolhidos pelo Instituto de Meteoro-logia, referidos ao período 1961-1990, numa estação meteorológica a 58m de altitude, indicam que o valor da média anual da temperatura mínima foi de 15,5° C, e que o valor média anual da temperatura máxima foi de 21,9° C. As temperaturas médias máximas em Agosto foram de 25,6° C, e as mínimas de 12,8° C, em Fevereiro.»

BL) Esses 17,5 de média anual fazem sem dúvida muito mais sentido, na vertente norte do que a vertente sul.
Não percebo como se faz uma referência dessas para a vertente sul e depois afirma-se pela média do gráfico que Funchal tem 18,7 de média anual ( 1961-1990)... Quem conhece a Madeira até sabe que o Funchal nem sequer é uma referência exemplar ( pois há muitos locais mais quentes, na Madeira), mas na verdade, são os dados que se tem para já e à mão.



Citação:
«O Funchal tem aproximadamente 2400h/ano de sol por ano.» E depois:«No Porto Santo, a insolação teve um valor muito elevado, da ordem das 2.400h/ano».

BL) Funchal e Porto Santo, com o mesmo nível de insolação?


Citação:
«Na cordilheira central e nomeadamente no Pico do Areeiro (1818m de altitude), com temperaturas de média anuais, entre os 0º C e os 10º C, é frio, oceânico e excessivamente chuvoso. Finalmente no Funchal e em quase todo o litoral Sul, o clima é temperado oceânico e moderadamente chuvoso. »


BL)Novamente o clima temperado oceânico... Mas desta vez situado no litoral sul.... Sempre era mais aceitável, embora errado, dizer que era mediterrânico ( porque Funchal tem meses secos no verão), mas nem assim.
Realmente a Inglaterra e o litoral sul da Madeira são muito parecidos não são?:D
De clima então, é que é uma coisa que nunca me lembraria de comparar...

citação:
«Um dos fenómenos mais pitorescos do Inverno na Madeira é o facto de ser perfeitamente possível no mesmo dia nadar no mar, com temperaturas entre os 17º C e os 18º C...»

BL) 17, 18 no ar ou no mar? Se for no ar, acho que não valia a pena.


Bom de resto acho que o blog tem fotos bonitas, dados interessantes, embora hajam alguns aspectos a melhorar.
Essa « vontade» de dar climas da Europa Central, a um arquipélago subtropical subsahariano, pode comprometer um pouco às vezes.
 
Última edição:


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Referência no mesmo blog, à costa norte, Ponta Delgada ( Madeira):
Citação:
«registando temperaturas médias anuais entre os 10º C e os 20º C.»

BL) Ou seja existem locais em que a temperatura média anual é de 10 e outros em que é de 20? Será montanha e costa?
20 graus de média anual , na costa norte não sei se será possível. Será?
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
A estação climatológica do Arieiro (1610m) série 1941-1970, apresenta uma temperatura média anual de 9,7ºC. Com um ritmo da precipitação típico do clima Mediterrâneo. Valores mensais de 300 a 500mm entre Outubro e Março e um mínimo em Julho com 14mm.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A estação climatológica do Arieiro (1610m) série 1941-1970, apresenta uma temperatura média anual de 9,7ºC. Com um ritmo da precipitação típico do clima Mediterrâneo. Valores mensais de 300 a 500mm entre Outubro e Março e um mínimo em Julho com 14mm.

Muito interessante. Então provavelmente os 10 de média anual a que se referem, estão para a montanha, como pensei. Mas acho os 20 de média anual um pouco optimistas demais para a costa norte. Na costa sul claro que sim e até ultrapassa esse valor.
Quanto ao comportamento pluviométrico, vai de encontro, ao que pensava. :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais um texto sobre o clima da Madeira, que aborda a caracterização do clima segundo a classificação de Köppen e a classificação de Thornthwaite:

A Madeira está sujeita aos ventos alísios que atingem o território durante a maior parte do ano. Este facto, a sua situação geográfica e as particularidades morfológicas próprias, fazem com que as condições climáticas das regiões norte e sul difiram bastante entre si. Por outro lado, o clima é também fortemente influenciado pela orografia da ilha.

De um ponto de vista geral o clima da Madeira (MACHADO. 1970) é predominantemente temperado com características oceânicas, variando de seco a húmido e de moderadamente chuvoso a excessivamente chuvoso com o aumento de altitude. Acima dos 1 500 m torna-se no entanto frio (embora no limite para temperado) e. quanto à humidade do ar, volta a ser seco. Na parte norte da ilha comparativamente à parte sul. para as mesmas altitudes. o clima é sempre mais chuvoso e caracteriza-se por temperaturas mais baixas. Um outro aspecto climático peculiar diz respeito à ocorrência de uma zona de nevoeiros permanentes a altitude variável. mas cujo limite inferior se observa a cerca de 500 m durante o Inverno e um pouco mais acima durante o Verão; os cumes das altas montanhas podem contudo não estar enevoados, especialmente no Verão.

De acordo com a classificação de Thornthwaite, o clima da Madeira varia desde semiárido (D) - apenas em três reduzidas áreas do litoral sul - até super-húmido (A) em direcção à região montanhosa do interior. As zonas climáticas, que no litoral norte são logo de clima húmido (do tipo 82, pelo menos), desenvolvem-se em faixas mais ou menos estreitas em geral sensivelmente paralelas à costa e acompanhando o relevo. Assim, o clima torna-se progressivamente mais húmido e mais frio com a altitude, sucedendo-se os tipos D B3' d a', C1 B3' d a' ou C1 B3' s a', C2 B2' s a',B1 B2' s a', B2B2' s a', B3B2' r a', B4B1' r a' e A B1' r a' ou A B1' s a'.

Segundo a classificação de Köppen o clima é mesotérmico com chuva e sem quedas regulares de neve, na maior parte da ilha com Verão pouco quente mas extenso (tipo Csb) ou, em estreita faixa da costa sul, com Verão quente (Csa).

A temperatura média anual do ar diminui desde valores que estão acima da isotérmica dos 17,5°C no litoral (mais altos na costa sul do que na costa norte) até valores da ordem dos 9°C nas regiões planálticas e nos altos picos do centro interior da ilha. A média anual da humidade relativa varia desde cerca de 55% na costa até aproximadamente 90% na zona dos nevoeiros; a partir daqui para as elevadas altitudes a humidade volta a ser menor chegando a valor próximo dos 75%. No que respeita à quantidade anual de precipitação verifica-se o seu aumento nítido com a altitude, desde cerca de 500 mm (na costa sul) ou 1 000 mm (na costa norte) até um pouco acima dos 3 200 mm nas zonas mais altas do interior.
Fonte: CARTA DOS SOLOS DA ILHA DA MADEIRA
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Mais um texto sobre o clima da Madeira, que aborda a caracterização do clima segundo a classificação de Köppen e a classificação de Thornthwaite:


Fonte: CARTA DOS SOLOS DA ILHA DA MADEIRA

Interessante texto, que refere as principais caracteristicas do clima da Madeira. Não tenho dados concretos mas penso que na Costa norte poderá a precipitação ser superir a 1000mm, uma informação a confirmar..
Bem encontrado este texto, Vince:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Mais um texto sobre o clima da Madeira, que aborda a caracterização do clima segundo a classificação de Köppen e a classificação de Thornthwaite:


Fonte: CARTA DOS SOLOS DA ILHA DA MADEIRA


Thornthwaite e Koppen::thumbsup:
Quanto ao Machado, puseste-o por engano? É que li :«Mais um texto sobre o clima da Madeira, que aborda a caracterização do clima segundo a classificação de Köppen e a classificação de Thornthwaite:»
Eu nunca na minha vida, com todo o respeito por esse Machado, iria classificar o clima como ele classificou, olhando por exemplo, para as classificações, dadas posteriormente pelo Thornthwaite e o Koppen.
É completamente incompatível. Aconselho ao Machado fazer um registo climático em Inglaterra e outro na costa sul da Madeira, para ver se têm o mesmo clima. Soa um pouco insano comparar isto, mas se alguém tem dúvidas, força, estamos aqui é para aprender.;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«A temperatura média anual do ar diminui desde valores que estão acima da isotérmica dos 17,5°C no litoral (mais altos na costa sul do que na costa norte)».

Ora bem, isto sim é verdade. Os valores estão ACIMA dessa isotérmica.;)
Outra coisa, que por vezes, parece ficar esquecida e as pessoas falam muito, mas parece que nem sempre sabem o que isso é: são os alíseos. Os alíseos são ventos que sopram nas zonas subtropicais e tropicais e não em zonas temperadas.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Thornthwaite e Koppen::thumbsup:
Quanto ao Machado, puseste-o por engano? É que li :«Mais um texto sobre o clima da Madeira, que aborda a caracterização do clima segundo a classificação de Köppen e a classificação de Thornthwaite:»
Eu nunca na minha vida, com todo o respeito por esse Machado, iria classificar o clima como ele classificou, olhando por exemplo, para as classificações, dadas posteriormente pelo Thornthwaite e o Koppen.
É completamente incompatível. Aconselho ao Machado fazer um registo climático em Inglaterra e outro na costa sul da Madeira, para ver se têm o mesmo clima. Soa um pouco insano comparar isto, mas se alguém tem dúvidas, força, estamos aqui é para aprender.;)

Belem, não foi engano nenhum, o texto está aí tal como estava na fonte original. Não afirmei que o texto era sobre Thornthwaite e o Koppen, afirmei que o texto abordava Thornthwaite e o Koppen, o que pressupõe que fale e aborda outras coisas também.

Essa classificação do Matos é de 1970 e um dos textos que coloquei há dias era de 1940. Tens que fazer o devido enquadramento das coisas e ser um pouco mais meigo ;) pois por exemplo sendo Koppen ainda mais antigo que isso não quer dizer que fosse amplamente conhecido ou aceite há muitas décadas atrás. A mesma «tolerância» tem que se ter em relação a dados que aparecem em documentos mais antigos. Fazes muito bem em dar a tua opinião até porque explicas muito bem porque discordas mas também é preciso enquadrar as coisas no seu devido tempo.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais um texto, este acho que já circulou aí mas não está neste tópico.

p1cd0.gif


p2hz9.gif


p3cg5.gif


p4aw8.gif


p5zk9.gif


p6cd7.gif


p7sy6.gif


p8np9.gif


Fonte: O clima de Portugal nos séculos XX e XXI
Pedro M. A. Miranda
Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa
M. Antónia Valente
Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa
António R. Tomé
Universidade da Beira Interior
Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa
Ricardo Trigo
Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa
Universidade Lusófona
M. Fátima E. S. Coelho
Instituto de Meteorologia
Ana Aguiar
Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa
Eduardo B. Azevedo
Universidade dos Açores
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Belem, não foi engano nenhum, o texto está aí tal como estava na fonte original. Não afirmei que o texto era sobre Thornthwaite e o Koppen, afirmei que o texto abordava Thornthwaite e o Koppen, o que pressupõe que fale e aborda outras coisas também.

Essa classificação do Matos é de 1970 e um dos textos que coloquei há dias era de 1940. Tens que fazer o devido enquadramento das coisas e ser um pouco mais meigo ;) pois por exemplo sendo Koppen ainda mais antigo que isso não quer dizer que fosse amplamente conhecido ou aceite há muitas décadas atrás. A mesma «tolerância» tem que se ter em relação a dados que aparecem em documentos mais antigos. Fazes muito bem em dar a tua opinião até porque explicas muito bem porque discordas mas também é preciso enquadrar as coisas no seu devido tempo.

Ok. Mas se o Machado está obsoleto eu apenas fiz referência a isso e não vejo razão para se ir buscar referências a ele... É tão e somente isso.;):)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Muito bom post, Vince.

Alguns aspectos a comentar:

Vi aí dizer que a zona do Funchal é a mais quente, mas depois nos mapas das temperaturas, por exemplo no das noites tropicais e no das temperaturas máximas de verão, vê-se bem que não...
A Ponta do Sol, felizmente agora tem uma estação operacional porque é, por exemplo, um dos sítios que é mais quente que o Funchal, sem qualquer dúvida. Aliás os últimos dados que tem recebido provam-no, em comparação directa.
No gráfico da temperatura média anual, são imensas as regiões, que não têm estações, e isso nota-se. Tive a «zoomar» e reparei que mesmo assim há locais ( a oeste do Funchal) que já são referidas médias de 19-20 ( entre o 17.00 e o 17.10 de longitude, junto à costa).
Tenho curiosidade de saber quais os valores atingidos nas zonas que mencionei,uns posts antes, que aliás estão ao nível do mar e representam um microclima costeiro mais quente muito particular ( Madalena do Mar, por exemplo).:thumbsup:
Naturalmente que este gráfico não as indica. Mas já é um bom começo.;):)