Clima de Vila Real Santo Antonio

Tópico em 'Climatologia' iniciado por ]ToRnAdO[ 29 Ago 2006 às 12:33.

1. Toby

Toby
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Mar 2011
    Local:
    Alcobaca (160 m)
    Bom dia,

Calibrado como? Método da seringa ou comparação com um pluviômetro manual ou os dois?
    WU é uma verdade m…., é impossível fazer climatologia com os dados WU, não respeita as normas OMM/WMO, conversão metric/US não precisa, cálculo dos ventos,…

Exemplo a minha estação:
    WU: 4.3 mm
    WC: 4.4 mm
    VP2 (datos brut): 4.4 mm
    VP2 (datos WMO): 4.0 mm

2. Gil_Algarvio

Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mar 2009
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Seringa, tal como indicado pelo fabricante e pelo cálculo de área abrangida pelo bocal.
    Pela metodologia indicada pelo fabricante.
    Calibro sempre que faço a devida manutenção.

No entanto, olhando para as estações envolventes mais próximas os dados não estão muito diferentes..

Collapse Signature Expandir Assinatura
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  3. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Boa noite,
    Eu tenho casa em Cabanas de Tavira e noto exatamente isso: o facto de o clima ser diferente do do resto do país.
    É pena que eu não tenha uma estação meteorológica nem dados sobre a região. No entanto eu me lembro muito bem de vários acontecimentos relevantes dos últimos anos.

Gota Fria de Agosto de 2011
    A Gota Fria é um fenómeno caracterizado pela junção do ar quente do norte africano com os ventos frios de norte, na qual resultam enormes acumulados de precipitação. Normalmente ocorre em setembro/outubro, mas em 2011 o fenómeno ocorreu mais cedo, em agosto. Nesse ano, o fenómeno ocorreu mais a oeste, fazendo enormes acumulados de precipitação (>100 mm) que, curiosamente, foram maiores a este de Faro. Eu me lembro muito bem desse agosto, com céu nublado durante dias, trovoadas:trovao:, chuva forte, inundações... Foi pior na Andaluzia, mas a este de Faro também foi notado.

Gota Fria de Setembro de 2013
    Dois anos depois, ocorreu exatamente o mesmo fenómeno, mas na época correta. Normalmente (e o que eu tenho reparado), os tais fenómenos passam, muitas vezes, rentes ao território português. Nessa altura, houve muita convecção no Sotavento Algarvio, além de ventos fortes de sudoeste, o que favoreceu a ocorrência desse fenómeno mais a oeste.

Maio e Outubro de 2016
    Maio de 2016 teve acumulados de mais de 400%, o que retirou a seca do sotavento Algarvio, que persistia desde 2014.
    Outubro de 2016 foi curioso, pois o país todo teve acumulados abaixo da média, mas o sotavento Algarvio teve acumulados superiores a 150%, essencialmente na zona de Tavira/Vila Real de Santo António.

Fevereiro e Abril de 2017
    Fevereiro de 2017 teve acumulados superiores a 180% em algumas zonas do Sotavento Algarvio, se não estou em erro foi devido a uma cut-off no Golfo de Cádis.
    O mesmo aconteceu em 30-31 de abril de 2017, quando caíram 13 mm em 4 horas e 19 mm em 6-7 horas, parando de seguida. No entanto, a chuva de dia 30 não foi suficiente para dar a volta a um abril muito seco.

24 de Junho de 2018
    Em 24 de junho deste ano, uma trovoada largou mais de 20 mm em poucas horas em zonas do Sotavento Algarvio, quando a média é de 5 mm. Uma simples trovoada fez com que junho tivesse um acumulado bem superior ao normal.

Gota Fria de Outubro de 2018
    Apesar de não ter sido atingido, o Algarve levou com algumas trovoadas fortes, essencialmente a zona a este de Tavira. No final do mês, enquanto que o resto do país teve acumulados abaixo ou na média, a região teve acumulados bem superiores ao normal (por volta de 150%, valores de Vila Real de Santo António). :rain:

No que toca a temperaturas, o Sotavento Algarvio está sempre acima das temperaturas do Barlavento, essencialmente no verão, às vezes com 10 graus de diferença. Em 9 de setembro de 2016, enquanto que em Albufeira estavam 17ºC, em Cabanas de Tavira estavam 25ºC. Foi o dia mais frio do mês, e mesmo assim o Sotavento registou temperaturas mínimas acima dos 20ºC. :calor:

É interessante também ver que os outonos têm sido mais secos, ano após ano, mas no Sotavento Algarvio é uma exceção à regra, porque, à exceção do outono de 2017, todos os outros tiveram acumulados bem acima da média regional.
    Nos meses de fevereiro a março tem havido cada vez mais a ocorrência de cut-offs fortes que largam enormes quantidades de precipitação. De resto, os invernos e verões têm se tornado mais secos, tal como no resto do país.

Dito isto, acho que é um local que necessita de mais investigação. E, se houver alguma região com algum microclima subtropical em Portugal, essa região poderá ser o Sotavento Algarvio, embora isso seja pouquíssimo provável.:intrigante:

Gil_Algarvio e WHORTAS gostaram disto.
  4. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Descobri este tópico, não sei se alguém estará interessado, mas eu possuo as normais 1971-00 para Vila Real de Santo António, que foram em tempos disponibilizadas pelo IPMA.

Gil_Algarvio e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  5. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Eu estou interessado. ;)

N_Fig gostou disto.
  6. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    O sotavento algarvio tem temperaturas magrebinas no Inverno, e uma luminosidade unica esta estacao.

Quando sai do sotavento aos 17 anos nao sabia o que era um Inverno a serio, pois os nossos Invernos ai eram o equivalente a Primaveras do Norte em termos de temperatura e precipitaçao. Isto tambem sucede as pessoas da Baixa Andaluzia (Huelva, Cadis, Malaga, Almeria) quando vao viver para Madrid, ha um choque ao contacto com as quatro estacoes. No sotavento algarvio e na Baixa Andaluzia quase que ha apenas Verao e Inverno.

7. Gil_Algarvio

Gil_Algarvio
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Mar 2009
    Local:
    Manta Rota - Algarve
    Estou interessado

N_Fig gostou disto.
  8. Gerofil