Clima "sui genris" do oeste e extremadura



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá, joaao.

Estamos muito satisfeitos com a tua presença aqui no fórum, de um local tão privilegiado a nível climático.

É uma mais-valia termos a tua estação como referência desse local tão favorável a fenómenos de inversões térmicas.

De qualquer forma, não posso deixar de referir que esse RS que a estação traz é insuficiente. Se pretendes ter dados a longo prazo e com o máximo de fiabilidade devias construir de raiz um abrigo ou então comprar um, para protegeres o teu termo-higrómetro da radiação solar directa e difusa - essa protecção de origem é insuficiente - e também para o protegeres da chuva e do gelo que se forme sobre ele e que deturpará os valores de temperatura e humidade e colocará em causa a integridade do sensor a médio prazo.

De resto, apenas resta adverter para que o mastro onde o pluviómetro se encontra instalado não oscile, para que não registe precipitação errónea causada pelas oscilações do suporte. Tudo o resto são coisas que parecem estar bastante bem, por enquanto.

Agradecemos aqui a tua presença e apreciamos os teus registos. ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
hoje, joaão, passei ai na bemposta ao vir da louriceira para lisboa.
vi a tua estação da estrada, está no vale, a uns 250m do rio, e parece-me muito bem instalada:)
eu e o Daniel temos estado a seguir os teus dados no WU desde janeiro, e notamos que as temperaturas maximas apresentam desvios positivos face ao que seria de esperar, tendo em conta que a tua estação é uma WH180, que tem um RS fraco, é aconselhavel colocares algo que evite a entrada de luz para o sensor....talvez devas mudar APENAS o RS para um local mais sombio mas IGUALMENTE EXPOSTO ou colocar pratos de plastico extra, mas plastico grosso:)
de resto parece-me que esta tudo optimo, a parte do mastro que era melhor fixa-lo melhor não vá o vento abana-lo e estragar dados de precipitação e vento, e do termo-higro que devias proteger mais da radiação melhorando o RS ou colocando-o á sombra mantendo-o num local ventilado:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
bons dias:)
A nivel bioclimatico o litoral a norte do cabo raso ( litoral do oeste/extremadura) tem caracteristicas muito amenas com invernos tepidos e verões frescos, a precipitação é elevada...
a zona de sintra a cotas inferiores a uns 300m tem um clima subtropical quase açoreano, acima dessas cotas o clima é muito similar ao cabo carvoeiro mas mais humido ( dados da estação da pena 51/80 no IM, disponiveis), sendo por isso um clima oceanico, ja a norte de sintra o clima é CSB tipico.
a medida que avançamos para o interior, da zona oeste/extremadura passamos a ter dois dominios em consideração, os vales, mais quentes com menos chuva e HR e com variações muito extremadas de temperatura...clima comparavel ao do interior ( CSA/CSB "continentalizado"), e o dominio de monte/montanha com um clima CSB com variçoes menos extremadas que os vales, mais chuva, vento, hr e temperaturas medias inferiores.
esta diversidade climatica gera uma diversidade biologica muito interessante.
na louriceira observam-se especies de loureiros ( ha anos eram espontaneos mas a desflorestação destruiu tudo menos as galerias ripicolas), observam-se tambem carrasqueiros, cardos, heras, carvalhos, sobreiros e especies caducifolias como salgueiros, entre outros como a "orquidea dos montes", etc
as especies animais tambem sao interessantes...salamandra lusitana, cobras, raposas, coelhos, aguias, etc.
logo pode-se dizer que é um dominio muito rico em que se encontram caracteristicas mistas entre varios locais do pais.
dada a diversidade é normal que se encontrem locais com caracteristicas semi-macronesicas ( embora seja dificil a ocorrencia de especimes mais termofilos), oceanicas, mediterraneas,etc, agrupando-se estas areas "mini bio-climaticas" em nichos bastante ricos...tanto que se podem observar mudanças bem visiveis num espaço geografico pequeno.
:)

Caro Stormy

Existe até inclusive uma floresta húmida de lauráceas ( perto do Castelo dos Mouros, Sintra), com muita influência macaronésica ( penso que devido à altitude e à exposição que tem em relação a certos ventos, insolações, etc...).
Algumas espécies, só não sei, se foram introduzidas ou não, mas outras pelo menos, sei que não.
De qualquer forma, as que poderiam ser introduzidas, são nativas em certas partes do país ( ainda que só em ilhas!).
Eventualmente, durante um período de Wurm ( numa fase mais quente, como dentro do período Terciário) teríamos ali uma formação florestal algo semelhante ( eventualmente até com algumas espécies idênticas), em relação ao que podemos encontrar lá hoje.