Climatologia de Lisboa

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Não, mas tem havido alguns problemas, em especial para a agricultura, noutras zonas do país em anos onde chove menos que o normal nos meses de Inverno, obrigando a uma boa gestão das reservas de água disponíveis... já que o Verão, tipo mediterrânico, tem muito sol e praticamente não chove (média de 50mm em Lisboa no total dos 4 meses de Junho a Setembro) - bom para o turismo mas mau para a agricultura e principalmente para os incêndios florestais, que com excepção de 2007, são mesmo o grande problema do Verão seco - mas a tendência é piorar, há cenários de possível desertificação do sul do país nas próximas décadas...
O recorde de -1,5C em Lisboa, bem como a ausência de neve deve-se à influência da proximidade do oceano; o ar quente vindo do interior , no Verão provoca por vezes altas temperaturas como o record de 43C de Lisboa... e apenas 150 kms a leste de Lisboa, os records são de perto de 48C, cf. discussão do outro tópico...
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Boa noite!
A 28/1/2007 foi registada queda de granizo em Lisboa e não de neve.
Em Lisboa, a neve jamais é habitual, antes um fenómeno extremamente raro: Desde a última vez que aconteceu ( e não foi em toda a cidade) 2006 já não nevava há 50 anos. Com o aquecimento do clima provavelmente irá tornar-se ainda mais rara.

olha que foi registada neve nesse dia sim :) aliás, nem sei se caiu granizo, onde viste isso? se viste em símbolos ou metars, ve la se nao estas a confundir o que chamam os espanhois Aguanieve? (que nao sei o nome correcto em portugues).. quer dizer, acho que ja vi saraiva, dai a possivel confusao com o granizo? :)

ah, nao viste a neve no jogo do Belenenses em 29 Jan 2006? :D granda show!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
O recorde de -1,5C em Lisboa, bem como a ausência de neve deve-se à influência da proximidade do oceano; o ar quente vindo do interior , no Verão provoca por vezes altas temperaturas como o record de 43C de Lisboa... e apenas 150 kms a leste de Lisboa, os records são de perto de 48C, cf. discussão do outro tópico...

certo, mas nao exclusivo, pois há locais bem mais perto do mar aqui na região de lisboa que a estação ao pé do aeroporto com valores bem mais baixos! por exemplo na base aérea de Sintra, todos os anos ha minimas negativas.
e mesmo em Lisboa, isto sem dados MUITO OFICIAIS claro, pelo que se ve parece que a zona de benfica é mais fria, também a de moscavide, tambem grande parte da margem sul tem minimas bem mais baixas..

onde quero chegar é que se o oceano domina e obviamente é principal responsável pelo clima ameno de lisboa, também é mt relevante a presença do estuário do tejo com a zona do rio tao larga do "mar da palha", e de toda a forma do relevo da zona. que por "artes" magicas fazem com que a cidade não tenha picos de minimas tao baixas como zonas realmente pertissimo dela!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
olha que foi registada neve nesse dia sim :) aliás, nem sei se caiu granizo, onde viste isso? se viste em símbolos ou metars, ve la se nao estas a confundir o que chamam os espanhois Aguanieve? (que nao sei o nome correcto em portugues).. quer dizer, acho que ja vi saraiva, dai a possivel confusao com o granizo? :)

ah, nao viste a neve no jogo do Belenenses em 29 Jan 2006? :D granda show!

Não vi neve, não.
Eu moro mais cá embaixo, junto ao rio.