Climatologia de Lisboa

Tópico em 'Climatologia' iniciado por BARROS 8 Out 2007 às 12:38.

1. seqmad

seqmad
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Jun 2007
    Local:
    Fogueteiro
    Não, mas tem havido alguns problemas, em especial para a agricultura, noutras zonas do país em anos onde chove menos que o normal nos meses de Inverno, obrigando a uma boa gestão das reservas de água disponíveis... já que o Verão, tipo mediterrânico, tem muito sol e praticamente não chove (média de 50mm em Lisboa no total dos 4 meses de Junho a Setembro) - bom para o turismo mas mau para a agricultura e principalmente para os incêndios florestais, que com excepção de 2007, são mesmo o grande problema do Verão seco - mas a tendência é piorar, há cenários de possível desertificação do sul do país nas próximas décadas...
    O recorde de -1,5C em Lisboa, bem como a ausência de neve deve-se à influência da proximidade do oceano; o ar quente vindo do interior , no Verão provoca por vezes altas temperaturas como o record de 43C de Lisboa... e apenas 150 kms a leste de Lisboa, os records são de perto de 48C, cf. discussão do outro tópico...

2. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    olha que foi registada neve nesse dia sim :) aliás, nem sei se caiu granizo, onde viste isso? se viste em símbolos ou metars, ve la se nao estas a confundir o que chamam os espanhois Aguanieve? (que nao sei o nome correcto em portugues).. quer dizer, acho que ja vi saraiva, dai a possivel confusao com o granizo? :)

ah, nao viste a neve no jogo do Belenenses em 29 Jan 2006? :D granda show!

3. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    certo, mas nao exclusivo, pois há locais bem mais perto do mar aqui na região de lisboa que a estação ao pé do aeroporto com valores bem mais baixos! por exemplo na base aérea de Sintra, todos os anos ha minimas negativas.
    e mesmo em Lisboa, isto sem dados MUITO OFICIAIS claro, pelo que se ve parece que a zona de benfica é mais fria, também a de moscavide, tambem grande parte da margem sul tem minimas bem mais baixas..

onde quero chegar é que se o oceano domina e obviamente é principal responsável pelo clima ameno de lisboa, também é mt relevante a presença do estuário do tejo com a zona do rio tao larga do "mar da palha", e de toda a forma do relevo da zona. que por "artes" magicas fazem com que a cidade não tenha picos de minimas tao baixas como zonas realmente pertissimo dela!

4. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Não vi neve, não.
    Eu moro mais cá embaixo, junto ao rio.

Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página