Climatologia de Trovoadas em Portugal

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Maio, mês das trovoadas, foi um dos eventos (entre outros) que fez nascer e desenvolver este bichinho da meteo dentro de mim.

Mas eram outros meses de Maio, que não os de agora.

Há 15, 20 anos, Maio era uma imagem de marca das melhores Trovoadas que atingiam o nosso país durante o ano.

Atingiam todo o território, com maior ou menor frequência, com mais ou menos intensidade, nesses tempos vivia no Porto, e mesmo ali no litoral, aquelas torres cresciam no céu a leste, de norte a sul, tranformavam-se me gigantes e ao entardecer tudo escureciam, caindo sobre a terra já quente dos primeiros calores da Primavera, com trovões, raios e chuvas fortes.

Eram já tradicionais e habituais. E que bem que sabiam.

Desde então, muita coisa mudou, o clima alterou-se e nada é como dantes, novos focos de interesse nasceram, novos acontecimentos maravilham-nos, mas aquelas trovoadas de Maio, com uma ou otra execepção isolada em qualquer ano recente, nunca mais nos visitaram com aquela regularidade então habitual.

Quem puder colocar aqui mapas isobáricos dessa situações, imagens de satélite, ou simplesmente escrever aqui as suas recordações, faça favor, este espaço agora criado é para os amantes e saudosistas das tradicionais trovoadas de Maio.

Que regressem em breve, se possível já este ano ... :sad:
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Ora aqui está um tema de difícil análise.
O meu Pai sempre me avisou que quando Maio chegava,
vinha lá trovoada.
E quando Maio não era trovoado ,ele dizia-me que
por vezes assim acontecia.
E aqui, pelo Porto onde sempre vivi,
lembro-me de muito Maio, maduro Maio,
em que durante dias seguidos,até ao litoral inundava
o aguaceiro e a trovoada.E quando não cá chegava,
era bem visível a Nordeste, Leste ou Sueste .
Quantos e quantos dias permaneciam entre a iminência e a ocorrência.
Mas ,também me lembro de anos em que chegados ao fim de Maio
confrontava o meu Pai com a ausência do anunciado.
O clima mudou? Há outros tópicos desse tema em discussão no forum.
Maio mudou?
Quanto à frequência da ocorrência/tipo desse mês
no litoral norte , não restarão dúvidas: tem sido bem menor.
Mas, como a conjugação dos factores que propiciam esses eventos ,
assenta em variáveis muito vastas e ao mesmo tempo em pântanos barométricos circunstanciais, não determinantes para extrapolações
genéricas,quero acreditar , em vésperas de mais um Maio,
que surpreenda as estatísticas, os cálculos e sobretudo a tendência ...
Que seja Maio...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Em Maio de 2007 tivemos 6 dias de trovoada por aqui. Já o ano passado foi mais fraco.

Vamos ver o que nos reserva este Maio.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Em Maio de 2007 tivemos 6 dias de trovoada por aqui. Já o ano passado foi mais fraco.

Vamos ver o que nos reserva este Maio.

Espero que este mês de Maio seja interessante aqui pelo Nordeste:rain::trovao::bombar:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

realmente Maio já não é o que era:( Os ultimos Maios têm sido fraquinhos, talvez a excepção seja Maio de 2007. Este ano não ando lá muito optimista...:(
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Olá a todos
Acreditem, Maio vai ser bom quanto às trovoadas!
Como é que tenho tanta certeza disso?
Tanta quanto qualquer um de nós pode ter; desde que este seja um dos seus grandes desejos…
Tenho imensas saudades disso e quero continuar a acreditar que terei pelo menos alguma sorte. O optimismo nestes casos é fundamental. :):D
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Maio, mês das trovoadas, foi um dos eventos (entre outros) que fez nascer e desenvolver este bichinho da meteo dentro de mim.

Mas eram outros meses de Maio, que não os de agora.

Há 15, 20 anos, Maio era uma imagem de marca das melhores Trovoadas que atingiam o nosso país durante o ano.

este espaço agora criado é para os amantes e saudosistas das tradicionais trovoadas de Maio.

Que regressem em breve, se possível já este ano ... :sad:

Este tópico é mesmo indicado para mim :D

Sim, realmente muita coisa mudou, infelizmente...

Lembro-me de certos anos em que Maio era caracterizado por trovoadas de final de tarde quase todos os dias.

Penso que é tudo uma questão de tempo para voltarmos a ter trovoadas em Maio. Aquelas tão desejadas de final de tarde... :rolleyes:

Em Maio de 2007 tivemos 6 dias de trovoada por aqui. Já o ano passado foi mais fraco.

Penso que mesmo em 2008 houve mais trovoadas do que em 2007 :unsure:

Acreditem, Maio vai ser bom quanto às trovoadas!

Espero bem que tenhas razão. :)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Estava a referir-me apenas ao mês de Maio e a esta região. Mas no ano inteiro, aqui em Bragança, contabilizei 19 dias de trovoada em 2007 e 11 dias em 2008.

Eu sei. :)

Eu referi-me a esta zona. Apesar de o ano de 2007 ter sido de alguma forma (se podemos afirmá-lo) rico em trovoadas (principalmente em setembro :rolleyes:) com um número razoável a acontecer também em Maio, por um lado talvez tenhas razão na diferença entre Maio de 2007 e 2008.

Porque comparando quer só o mês de Maio quer o ano todo, 2007 sobressai mais. :)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

2007 foi um ano excepcional em termos de trovoadas (principalmente em Abril/Maio e Setembro), 2006 também foi muito bom (quem não se lembra de Junho de 2006 ou mesmo Outubro/Novembro :rolleyes:). O Ano passado foi muuuuuito fraquinho, salvou-se por um único dia...18 de Fevereiro, de resto quase um ano ausente de trovoadas.( atenção isto falando apenas na minha zona ;)). Este ano de 2009 já foi ligeiramente melhor que 2008, mas mesmo assim está abaixo das expectativas, pode ser que os meses mais quentes salvem o "convento"...ou não.:thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Estou um bocado descrente quanto a ver trovoadas de jeito aqui no Porto, em Maio ou mesmo no Verão.:(

Em 1º lugar, era necessário que acontecesse mesmo Verão, o que nos últimos anos se tem quedado por uma amostra.:mad:

Por outro lado, mesmo quando aquece a valer, lá vem a brisa marítima afastar as nuvens que se formaram a oriente...

Em resumo, ou este ano voltamos aos bons velhos tempos, ou na continuidade vai ser só pólvora molhada:angry:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Isto para um tipo de Lisboa..
Aliás, pior ainda.. De Oeiras..
Maio ser o mês das trovoadas é um mito! :D
Porque para já, seja que mês for.. Ali contam-se pelos das mãos as trovoadas.. Então as de Verão nem se fala.. mesmo assim o melhor é no final do Verão normalmente..

De qualquer forma, se há tanto essa "fama" de Maio, penso que não será por acaso é claro!

Mas eu com a minha experiência de vida (e já lá vão quase 3 dezenas de anos) e pelo facto que já referi do sítio onde vivo.. Não posso afirmar que Maio seja ou tenha sido em tempos o mês das trovoadas..
;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Não me recordo do ano mas nunca mais me esqueci desse Maio em que aqui de Setúbal via trovoadas a formarem a Este todas as tardes durante praticamente todos os dias desse mês :)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

Não me recordo do ano mas nunca mais me esqueci desse Maio em que aqui de Setúbal via trovoadas a formarem a Este todas as tardes durante praticamente todos os dias desse mês :)

lembro-me que Maio dos anos de 1996/1998/2000 e 2001 foram muito bons em termos de trovoadas. Pode ter sido um desses anos...ou não:D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Re: MAIO: mês das Trovoadas ?

lembro-me que Maio dos anos de 1996/1998/2000 e 2001 foram muito bons em termos de trovoadas. Pode ter sido um desses anos...ou não:D

Eu não me lembro do ano desse Maio que referi mas sei que já lá vão muitos anos, foi antes de 2000 ;) esse sim foi um Maio que fez jus ao nome :cool: