Para relaxar depois das chuvas, um passeio pelas florestas de Sintra à procura de cogumelos, e este outono chuvoso nem é preciso procurar, estão em todo o lado. A variedade de espécies é "alucinante"! 3 Dezembro 2011 Tapada da Fonte Velha (contígua à Tapada do Saldanha). Nestas florestas desnaturalizadas predominam os eucaliptos e os pinheiros. Altitude média 390m. O velho aqueduto que poucas pessoas devem conhecer: Floresta que ardeu no grande incêndio de 1966, criminosa ou ignorantemente replantada com eucaliptos e pinheiros, nada melhor para estar sempre em alto risco de arder novamente. Tapada do Saldanha:
17 Novembro 2012 Falésias da Aroeira (Cabo da Roca). Cabeço do Carrascal, altitude 130m. Sob o pesado manto de chorões invasores ainda despontam alguns cogumelos de grande porte: ou sob o tapete de agulhas de pinheiro, nos minúsculos bosques que ainda sobrevivem (recentemente arderam mais alguns na Azóia): 17 de Dezembro de 2011 À beira da estrada. Tapada do Mouco, altitude 410m: Perímetro exterior do Parque da Pena, 390m: 12 Novembro 2011 Cabeço do Vento (Malveira da Serra - Peninha), 380 m: Protegidos do vento pela densa vegetação rasteira: Florestas de Cupressus lusitanica, a difusão destas árvores pela Europa começou realmente em Portugal, mas as espécies são originárias da América Central. No entanto, dada a antiguidade destas florestas, quase quatro séculos e a sua adaptação ao clima agreste dos cimos da Peninha, dificilmente nos apercebemos que estas belas florestas não são as originais. Altitude 450m: as imagens seguintes foram captadas em 11 Setembro 2011, no mesmo local: 13 Novembro 2010 Parque da Liberdade em Sintra, 220m: Mata do Castelo dos Mouros, árvores de folha caduca torcidas pelo vento entre blocos graníticos, locais quase inacessíveis, altitude 400m:
Excelente recolha, a grande maioria não são comestíveis, mas esses roques estavam mesmo apetitosos! Deixas-te os lá ficar??? Conseguiste resistir!?
Também tenho um certo fascínio por cogumelos, belas fotos! Entre outros tens aí uns belos exemplares de Macrolepiota procera, nunca comi mas consta que são muito bons.
Belos! Adoro cogumelos (de os fototografar e de os comer! ). Mas para além dos Boletus edulis, Lactarius deliciosus, Amanita phalloides e Amanita muscaria, tudo o resto é para mim uma verdadeira incógnita...
Obrigado pela apreciação! E também pela identificação das espécies. Gosto muito de comer cogumelos mas nunca os colhi, aliás tento nunca alterar seja o que fôr nos ambientes naturais que visito. Conheço as espécies de vista, e os locais em que posso esperar encontrá-las, mas não de nome, por isso a vossa ajuda é muito bem vinda!
Assim estou mais descansado , porque meti os nomes no google e estava com dificuldade em comparar as imagens que apareciam com as minhas .