Coimbra ou Luso,Diferente ou nao?

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Boas Pessoal!
è o seguinte:eu moro em Coimbra mas trabalho no luso,posso usar os mesmos valores da pressao barometrica no Luso?Ou seja,agora estao 1031 mb aqui em Coimbra,posso usar os mesmos valores para calibrar o meu barometro do Luso?Ou por estar distante nao corresponde ao mesmo?J a agora xiste alguma estaçao meteo pessoal perto desta vila?Obrigado desde já.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
se a intenção é calibrar o sensor de uma estação, portanto se te interessa saber o valor da pressão estimada ao nível do mar onde estás, então não há de ser muito diferente do de Coimbra.. mas podes ver no site do IM, e nas estações amadoras no wunderground à volta os valores da pressão estimada ao nível do mar para essas estações mais próximas, e facilmente "arrendondar" para o local onde estás.. o erro há de ser pequeno...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Penso que o melhor é mesmo acertares pela estação do IM de Coimbra.

Existem 3 pelo menos estações meteorológicas amadoras na zona de Coimbra:

Duas delas no wunderground:
http://www.wunderground.com/global/stations/08548.html

Outra em S. Silvestre

Mas penso que nenhuma delas tem a pressão correctamente calibrada.

Às 13h a pressão em Coimbra era: 1029,1hPa.



O Luso fica a uns quilómetros a norte de Coimbra, a sudoeste de Viseu, certo?
A pressão lá, a essa hora, deveria rondar os 1029,5hPa. ;)
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
O que eu fiz foi calibra-lo no Luso com a pressao de Coimbra,o curioso é que qd chego a casa ele mostra uma diferença de 5 milibares.neste momento estao 1022 milibares no barometro de casa e o ke eu levo para lá marca 1027. :p
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Não!

Para ser rigoroso e calibrar um barómetro tem de se ter em conta o local onde está instalado, ou seja a altitude, a temperatura do ar e o campo da pressão ao mesmo nível (superfície) que é definido pelas isóbaras numa carta meteorológica (na mesma data/hora).
Ora o Luso dista cerca de 20 km de Coimbra, as cotas são diferentes e a temperatura do ar também certamente.

Espero ter respondido à sua duvida

Cumpts