Cometa desintegra-se no sol, seguido de Coronal Mass Ejection

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Hoje, um cometa suicidou-se contra o Sol, logo seguido de uma Coronal Mass Ejection do astro rei, algo que segundo os cientistas é apenas uma coincidência.

O vídeo é bonito de se observar.

cme.gif


Curiosamente já houve outros casos destas coincidências, e às vezes deixam-me a pensar que talvez haja mesmo uma relação - embora se houver uma relação é muito complicado de explicar de acordo com as teorias actuais (como é que um cometa num lado causaria uma ejecção noutro lado, a milhares de kms). Pode ser coincidência, ou algo ainda não compreendido.

Exemplo disso é este vídeo que mostra uma série de casos em que tal ocorreu (aviso: a música de fundo é muito electrónica)



Ou o exemplo muito belo do cometa McNaught:

comet_neat_lr_377x231.jpg


De modo, a não criar mal entendidos, eu não estou a dizer que existe uma causalidade, só estou a indicar que existe uma série destas coincidências com muitos cometas que passaram perto do Sol. No mínimo dão imagens muito fotogénicas, como a imagem de hoje. Por outro lado, poderão ser o ínicio de uma futura revolução no modo como entendemos os cometas e a interacção com astros vizinhos.
 
Editado por um moderador:


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Hoje, um cometa suicidou-se contra o Sol, logo seguido de uma Coronal Mass Ejection do astro rei, algo que segundo os cientistas é apenas uma coincidência.

O vídeo é bonito de se observar.

cme.gif


Curiosamente já houve outros casos destas coincidências, e às vezes deixam-me a pensar que talvez haja mesmo uma relação - embora se houver uma relação é muito complicado de explicar de acordo com as teorias actuais (como é que um cometa num lado causaria uma ejecção noutro lado, a milhares de kms). Pode ser coincidência, ou algo ainda não compreendido.

Exemplo disso é este vídeo que mostra uma série de casos em que tal ocorreu (aviso: a música de fundo é muito electrónica)

http://www.youtube.com/watch?v=72cs_H38-Bk

Ou o exemplo muito belo do cometa McNaught:

comet_neat_lr_377x231.jpg


De modo, a não criar mal entendidos, eu não estou a dizer que existe uma causalidade, só estou a indicar que existe uma série destas coincidências com muitos cometas que passaram perto do Sol. No mínimo dão imagens muito fotogénicas, como a imagem de hoje. Por outro lado, poderão ser o ínicio de uma futura revolução no modo como entendemos os cometas e a interacção com astros vizinhos.

Pode de facto não ser coincidência, apesar de que a massa/volume do cometa seja insignificante comparado com o Sol. É como uma maçã lançada no espaço para a Terra.

Faz-nos pensar que a teoria do caos, a importância das condições iniciais num processo caótico, enfim pensar que qualquer perturbação pode desencadear ou no mínimo alterar o rumo dos acontecimentos, tal como um bater de asas de uma borboleta.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
A imagem apresenta ainda um pormenor que há pouco me escapou.. Reparem no sentido da cauda do cometa, não é estranho? A direção da cauda dos cometas é no sentido oposto ao do Sol, ou seja, devia coincidir com uma linha imaginária traçada do cometa até ao Sol, pois a cauda não é mais que o efeito de perda de água/gelo/partículas da superfície do cometa por acção do vento solar! Ora como podem observar, a direção da cauda não coincide com a direcção oposta do Sol, se imaginarmos a acção do vento solar! E porquê, questiono? Eu não sei, vou entrar no campo das hipóteses, eu diria que talvez naquela posição do cometa, já muito próxima do Sol, talvez o atrito seja superior ao vento solar (que é emanado em todas as direcções). Talvez, digo talvez, a cauda tenha aquela direcção por acção do atrito na queda do cometa, e não por acção do vento solar!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Imagens de cometas como esse a desintegram-se no sol, por vezes até vários deles no mesmo dia ou semana, nada de novo. Tem sido até uma das mais fascinantes revelações que o SOHO nos trouxe ao longo dos últimos anos.
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,531
Local
Castelo Branco
A imagem apresenta ainda um pormenor que há pouco me escapou.. Reparem no sentido da cauda do cometa, não é estranho? A direção da cauda dos cometas é no sentido oposto ao do Sol, ou seja, devia coincidir com uma linha imaginária traçada do cometa até ao Sol, pois a cauda não é mais que o efeito de perda de água/gelo/partículas da superfície do cometa por acção do vento solar! Ora como podem observar, a direção da cauda não coincide com a direcção oposta do Sol, se imaginarmos a acção do vento solar! E porquê, questiono? Eu não sei, vou entrar no campo das hipóteses, eu diria que talvez naquela posição do cometa, já muito próxima do Sol, talvez o atrito seja superior ao vento solar (que é emanado em todas as direcções). Talvez, digo talvez, a cauda tenha aquela direcção por acção do atrito na queda do cometa, e não por acção do vento solar!

Paulo, já foram encontrados cometas com 3 caudas, cada uma delas num ângulo completamente diferente, não esquecer que os espaço é praticamente um vácuo.....

A maioria cometas apresenta um cauda que normalmente está no mesmo plano da direcção do cometa, pois esta é o resultado do aquecimento dos gases presentes no cometa e não do vento solar.... Dou o exemplo da Lua Titã (Saturno), a razão pela qual é conhecida, é a sua atmosfera (a única Lua com atmosfera significativa no sistema solar), e a razão pelo qual tem atmosfera é que em primeiro lugar a acção do vento solar é fraca, a segunda é que grande parte dos gases dessa atmosfera mantêm-se estável a essas temperaturas impedindo que estes escapem para o espaço como aconteceu em Marte. Nos cometas acontece a mesma coisa, quando estes se aproximam do Sol os diversos tipos de matéria sofrem uma alteração estrutural e passam, normalmente, do estado sólido para o estado gasoso... Grande parte das caudas dos cometas não passa de gás.... mas existem excepções obviamente.