Cometa Pan-STARRS visível em Março/2013

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Fui lá fora e não consegui ver nada hoje. Vi a lua a 10º de altitude, mas abaixo dos 5º estava uma camada de estratos.

Espero por sexta, quando o tempo deverá estar mais limpo.
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Que pontos de referência deve eu ter em conta para o tentar identificar hoje?
Curiosidade :huh:: Porque motivo, é que o cometa só é visível ao pôr-do-sol?
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
O ponto de referência é precisamente o poente ou o ponto cardial Oeste.
Muito perto do horizonte pelo que se torna difícil de ver, muito cedo e o sol ofusca o brilho, muito tarde e fica baixo de mais no horizonte e a atmosfera não vai permitir uma observação.
Eu diria que a melhore ora para o ver é entre as 19:00 e as 19:20.
Julgo que hoje vamos ter uma oportunidade de ouro para vermos este pequeno cometa.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Que pontos de referência deve eu ter em conta para o tentar identificar hoje?
Curiosidade :huh:: Porque motivo, é que o cometa só é visível ao pôr-do-sol?

O cometa anda muito próximo do sol, relativamente a nós, isto é, a sua posição é de apenas 18° mais elevado que o sol. Daí quando o sol se põe, tornando a atmosfera mais escura, o cometa deverá ser mais fácil de observar, pois se encontra a 18° de elevação no horizonte Oeste.

Durante o dia também é possível, com o equipamento certo.

Use este website para se orientar: http://www.heavens-above.com/

É só colocar a posição de onde está a observar e depois na secção "Comets" está lá o dito cujo.

Nunca esquecer, como avisa nesse mesmo website,

"Warning!
Never attempt to observe objects close to the sun without taking the proper precautions. In particular, never point optical instruments near the sun and look through them, or you risk permanent eye damage or blindness."

Google translation:

Atenção!
Nunca tente observar objetos próximos ao sol sem tomar as devidas precauções. Em particular, nunca apontar instrumentos ópticos próximos do sol e olhar por eles, ou corre o risco de danos permanentes nos olhos ou cegueira.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
hoje parece exelente não há nublusidade para ja a não ser que venha o nevoeiro

Pois, aqui a situação é diferente o topo da serra do Caramulo está cheio de nuvens!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Alguém já o avistou? Eu não o deverei ver... Li que o cometa se encontra na zona de baixo do pôr-do-sol, logo como o pôr do sol se dá atrás da serra, acho que é impossível eu visualizá-lo.:(
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
mas ás 19:30 julgo que já era para ser desaparecido no horizonte pelo menos é o que o setellarium demostrava.
eu acreditei no programa e ás 7 e meia vim para cas todo danado de não ter visto nada:facepalm:

Os modelos que tenho visto assim como os vários programas estão errados tanto pela hora como pela localização vou tentar elaborar um mapa para tentar ajudar:thumbsup: