Como captar o momento.

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,210
Local
Rio Maior
Como captar uma boa foto ou video!

Boas foi criado este tópico , para dar uma pequena ajuda a todos os que têm algumas dificuldades em tirar uma boa fotografia, que quem quiser pode participar , pois também eu tenho duvidas e toda a informação é preciosa.

Tirar fotografias com qualidade

Fotografias tremidas
Se as suas fotografias ficarem tremidas com frequência, é possível que não segure a máquina fotográfica de forma correcta. Se não possuir um tripé, procure juntar bem os cotovelos ao corpo e a máquina à cara, enquanto dispara. Estes truques podem ajudá-lo a evitar fotografias tremidas.

Cuidado com os dedos!
É interessante verificar a frequência com que se fotografam os próprios dedos. Por muito bem que conheça a sua máquina fotográfica certifique-se sempre que a segura correctamente. Evite colocar os dedos em frente da objectiva, especialmente se possuir uma máquina compacta, cujo tamanho favorece o fenómeno dos "dedos fotografados".

Sombras escuras
O motivo das suas fotografias fica com sombras escuras? Os olhos dos seus retratados parecem pequenos buracos negros? Isto costuma acontecer quando há uma fonte de luz por trás do motivo da fotografia e não à frente dele. Lembre-se de utilizar o flash, mesmo que esteja um dia de sol.

Más composições
Vale a pena "perder" um pouco de tempo quando estiver a compor as suas fotografias. Todos temos em casa exemplos de retratos de pessoas com metade da cabeça cortada ou de monumentos, em que só aparecem partes dos edifícios. Antes de carregar no obturador, olhe com atenção pelo visor e assegure-se de que o que aparece é exactamente o que pretende captar. Não se esqueça de estudar o fundo da fotografia, bem como o motivo central da mesma.

Não se aproxime demasiado
Muitas vezes, as fotografias ficam tremidas quando o fotógrafo se aproxima demasiado do seu motivo. É um problema habitual nas máquinas descartáveis, pelo que deve manter pelo menos 1m de distância em relação ao motivo a fotografar.


Fotografar paisagens

A luz
Se for passar alguns dias num local que deseja fotografar, não tenha pressa e dê alguns passeios nas imediações para descobrir o melhor enquadramento. Concentre-se na direcção da luz do sol ao amanhecer e anoitecer e certamente, descobrirá que nesses momentos a paisagem se revela em todo o seu colorido. Evite ângulos em que a luz do sol incida directamente na objectiva. No dia em que for tirar as fotografias, leve tudo o que necessita; talvez precise de madrugar ou de atrasar o jantar mas vai concluir que valeu a pena.

A composição
Por vezes a composição da fotografia representa mais de 50% do sucesso. Escolha um motivo em primeiro plano que dê profundidade e efeito de espaço às suas paisagens e fotografe-o de vários de pontos para encontrar o melhor enquadramento. Lembre-se de combinar este pormenor com os truques de iluminação referidos no parágrafo anterior

Fotografias panorâmicas

As dimensões:
Regra geral, deve procurar tirar partido das dimensões das fotografias panorâmicas. Procure composições que tenham elementos horizontais interessantes: uma fila de bonecas, um pelotão de ciclistas, ou a linha do céu de uma cidade. Se quiser obter algo realmente original, converta as suas fotografias panorâmicas horizontais em verticais: um balão, o vitral de uma catedral gótica ou um alto cipreste. Literalmente, trata-se de fazer confluir os limites na própria fotografia.

A composição:
Olhe sem pressa e detidamente pelo visor da sua máquina fotográfica. Preste atenção tanto ao fundo como aos objectos em primeiro plano (e certifique-se de que nenhum deles assume demasiada importância). As fotografias finais transmitirão uma extraordinária sensação de profundidade. Isto é especialmente importante nas fotografias de paisagens (um tipo de fotografias panorâmicas muito vulgar).

O espaço:
Não limite as suas fotografias panorâmicas a paisagens. Utilize a sua máquina fotográfica panorâmica em espaços reduzidos: um mercado de rua, uma festa ou um festival. Verá como o resultado é gratificante. Além de que, pode captar pormenores que à primeira vista passaram despercebidos.

As pessoas:
Se estiver a fotografar um grupo numeroso de pessoas, a fotografia panorâmica oferece-lhe grandes vantagens. É mais fácil enquadrar todas as pessoas sem que pareçam que estão demasiado juntas.

A luz:
Preste atenção ao flash quando tirar fotografias panorâmicas. Os flashes convencionais podem não abranger toda a área fotografada, o que resultará numa fotografia com os cantos com sombras. Este efeito pode tornar-se artístico em algumas ocasiões, mas noutras pode estragar a fotografia; neste caso, certifique-se de que o local está bem iluminado.
 

Duarte Sousa

Staff
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,030
Local
Loures
Como podemos quantificar a luz para regular a máquina ? :)

Normalmente isso testa-se antes de a tempestade chegar, pelo que é sempre importante estar no terreno (ou à janela, se não sair de casa) um pouco antes para ir preparando o material e ir testando as condições de luz.

Há várias opções para aumentar/reduzir a luz que entra na máquina: a ISO, o tempo de exposição e a abertura.

Mas é importante saber que cada um destes parâmetros terá consequências diferentes na fotografia.


Sensibilidade ISO

- Quanto maior o seu valor, mais clara será a foto, mas também será maior a presença de ruído.

Abertura

- Quanto maior a abertura (menor o valor de f), mais clara será a foto, mas também menor será a profundidade de campo.

Exposição

- Quanto maior o tempo de exposição, mais clara será a foto, mas também estará mais vulnerável a ficar tremida, essencialmente se não possuir um tripé.

- Na minha opinião, para captar bons raios, o tempo de exposição não deverá ser muito elevado, pois a máquina vai registando tudo e visto que um relâmpago apenas dura um curto espaço de tempo, tudo o resto que é captado vai sendo sobreposto, desvanecendo o raio/relâmpago que foi captado.

--

Se alguém tiver outras técnicas ou opiniões diferentes, força aí ;)
 

ecobcg

Cumulonimbus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
4,881
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)