Como captar uma boa foto ou video! Boas foi criado este tópico , para dar uma pequena ajuda a todos os que têm algumas dificuldades em tirar uma boa fotografia, que quem quiser pode participar , pois também eu tenho duvidas e toda a informação é preciosa.
Saber de onde vêm, fazer longas exposições (saber medir a luz em cada situação) e não desistir à primeira
Normalmente isso testa-se antes de a tempestade chegar, pelo que é sempre importante estar no terreno (ou à janela, se não sair de casa) um pouco antes para ir preparando o material e ir testando as condições de luz. Há várias opções para aumentar/reduzir a luz que entra na máquina: a ISO, o tempo de exposição e a abertura. Mas é importante saber que cada um destes parâmetros terá consequências diferentes na fotografia. Sensibilidade ISO - Quanto maior o seu valor, mais clara será a foto, mas também será maior a presença de ruído. Abertura - Quanto maior a abertura (menor o valor de f), mais clara será a foto, mas também menor será a profundidade de campo. Exposição - Quanto maior o tempo de exposição, mais clara será a foto, mas também estará mais vulnerável a ficar tremida, essencialmente se não possuir um tripé. - Na minha opinião, para captar bons raios, o tempo de exposição não deverá ser muito elevado, pois a máquina vai registando tudo e visto que um relâmpago apenas dura um curto espaço de tempo, tudo o resto que é captado vai sendo sobreposto, desvanecendo o raio/relâmpago que foi captado. -- Se alguém tiver outras técnicas ou opiniões diferentes, força aí
Aproveito também este tópico, que é mais que adequado, para os convidar a consultar este outro: http://www.meteopt.com/forum/topico...-meteorologia-amadora.7679/page-3#post-446590 Onde temos informação sobre a realização do 1.º Workshop de Fotografia Meteorológica. Passem por lá se o assunto vos interessa!