Como fazer um Timelapse

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Tenho visto recentemente alguns timelapses aqui no Fórum.
Para além do efeito estético, eles permitem verificar muito melhor a evolução, por exemplo, do desenvolvimento de uma célula convectiva.

Como nunca fiz nenhum e não sei fazer, deixo aqui este tópico para os entendidos puderem explicar como fazer um Timelapse:thumbsup::thumbsup:
 
Última edição:


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Eu faço da maneira mais artesanal possível!:p

Pego na máquina fotográfica digital, aponto para um plano qualquer que deseja filmar e ponho a gravar.
O cartão de 2Gb permite um filme até 2 horas de duração.

Depois passo o filme para o computador, e através do windows movie maker aumento a velocidade do filme.
Passo mais ou menos de 2 horas para 2 minutos!
O tamanho do filme é reduzido de 2Gb para uns 15Mb!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tenho visto recentemente alguns timelapses aqui no Fórum.
Para alé do efeito estético, eles permitem verificar muito melhor a evolução, por exemplo, do desenvolvimento de uma célula convectiva.

Como nunca fiz nenhum e não sei fazer, deixo aqui este tópico para os entendidos puderem explicar como fazer um Timelapse:thumbsup::thumbsup:

Podes fazer em vídeo e depois acelerares, como o André referiu, ou dependendo da câmara, algumas tem essa funcionalidade incorporada, de por exemplo se poder deixar a máquina poisada ou num tripé a tirar fotografias contínuas de x em x segundos até se parar ou se esgotar o cartão. Com este método geralmente obtens melhor qualidade óptica pois podes configurar a exposição/velocidade, etc, mas também é um pouco mais trabalhoso, no final tens que fazer tu um filme com todas as fotografias, funcionando cada fotografia como um frame do vídeo.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Têm neste link um excelente tutorial para fazer timelapse.

Para aqueles que têm a câmara controlável por software e tenha condições para fotografar desde uma janela da vossa casa podem sempre colocar um PC ou portátil e aí não têm problemas com a memória do cartão.

Para quem tem uma SLR da Nikon podem usar o Camera Control 2 que já trás a função de timelapse. Outras marcas deverão ter software semelhante

Para construírem Timelapses a partir de JPEGs o QuickTime Pro vem preparado para esse efeito com a função "Image Sequence".
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Eu faço da maneira mais artesanal possível!:p

Pego na máquina fotográfica digital, aponto para um plano qualquer que deseja filmar e ponho a gravar.
O cartão de 2Gb permite um filme até 2 horas de duração.

Depois passo o filme para o computador, e através do windows movie maker aumento a velocidade do filme.
Passo mais ou menos de 2 horas para 2 minutos!
O tamanho do filme é reduzido de 2Gb para uns 15Mb!

Como?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

- Importas o video para o windows movie maker.
- Tiras o som ao video
- Vais à opção "Efeitos" e clicas em "Acelecar, duplicar". (Imagina que o video tem 1h. Se adicionares uma vez esse efeito ele reduz o video para 30 minutos, 2 vezes - 15 minutos, 3 vezes - 7min e 30 segundos.....)
- Por fim, publicas o video. (Ficheiro, publicar filme, neste computador...)

:thumbsup:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
- Importas o video para o windows movie maker.
- Tiras o som ao video
- Vais à opção "Efeitos" e clicas em "Acelecar, duplicar". (Imagina que o video tem 1h. Se adicionares uma vez esse efeito ele reduz o video para 30 minutos, 2 vezes - 15 minutos, 3 vezes - 7min e 30 segundos.....)
- Por fim, publicas o video. (Ficheiro, publicar filme, neste computador...)

:thumbsup:

Vou tentar. Obrigadão. É que este fim de semana, cá para Portalegre, e se confirmarem as previsões, deve dar para fazer uns filmes engraçados.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Boas

Ontem gravei várias vezes formações nubelosas, no máximo 12 minutos, é o que o cartão permite. Depois no movie maker ao acelerar o vídeo travava muito, como se de uma sequência de fotos se tratasse. Terá a ver com o nível de fps do vídeo?

Abraço
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
É capaz, o Movie Maker nunca foi bom para isso. Ouvi dizer que tens o Sony Vegas, tenta importar o vídeo para lá, depois pressiona Ctrl e arrasta o vídeo para trás a partir do fim para ficar mais rápido. Depois faz render.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
É capaz, o Movie Maker nunca foi bom para isso. Ouvi dizer que tens o Sony Vegas, tenta importar o vídeo para lá, depois pressiona Ctrl e arrasta o vídeo para trás a partir do fim para ficar mais rápido. Depois faz render.

O único problema que encontro no sony vegas é que não dá para meter em "super rápido", ao seguires esse procedimento que disseste, o vídeo continua lento, não obtendo assim o efeito desejado.

Eu uso o movie maker, e depois para completar o vídeo (música, efeitos, intros) uso o sony vegas adicionando já o timelapse que editei no movie maker. Pode é ficar com pior qualidade.