Como fotografar Raios



Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
boas malta a minha maquina e uma sony cibershot dsc-w120 mas nao sei como a configurar.para tirar fotos a raios.se alguem puder ajudar,agradeço.

Lamento informar mas com essa maquina só mesmo e mesmo assim tenho algumas duvidas é colocares a filmar e depois sacares algum frame onde esteja o raio;)
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
As minhas 1ªs fotos de trovoada foram com uma Sony Cybershot P100 (ou a P200, não me lembro com qual das 2 é que me estreei), e ainda tirei bastantes. Se essa tiver modo manual (M) e a trovoada for nocturna não é assim tão dificil quanto isso. Basta 1 tripé ou a máquina bem assente, alguns segundos de exposição (se não me engano essa sony deve dar 30segs no máximo) e ir ajustando o tempo conforme a proximidade da trovoada. Por exemplo um relâmpago com a trovoada muito próxima e 30segs de exposição é provável que a foto fique com o relâmpago estoiradoem vez de bem definido ;)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As minhas 1ªs fotos de trovoada foram com uma Sony Cybershot P100 (ou a P200, não me lembro com qual das 2 é que me estreei), e ainda tirei bastantes. Se essa tiver modo manual (M) e a trovoada for nocturna não é assim tão dificil quanto isso. Basta 1 tripé ou a máquina bem assente, alguns segundos de exposição (se não me engano essa sony deve dar 30segs no máximo) e ir ajustando o tempo conforme a proximidade da trovoada. Por exemplo um relâmpago com a trovoada muito próxima e 30segs de exposição é provável que a foto fique com o relâmpago estoiradoem vez de bem definido ;)

A velocidade só afecta a luz ambiente, não a do raio pois este dura apenas uma fracção de segundo. Ter obturador aberto durante mais tempo do que essa fracção de segundo de nada serve, pelo contrário, só estraga o registo do raio porque lhe sobrepõe o registo da luz ambiente que pode, se a exposição fôr muito longa, obliterar completamente a imagem do raio. A abertura, número f/, e o ISO são os únicos parâmetros reguláveis na câmara que afectam o registo do raio. Número f/ pequeno, grande abertura do diafragma da lente, para raios longe e pouco brilhantes, f/4 p.ex.; f/ grande para raios próximos e/ou intensos, f/11 p.ex. ISO 100 ou menor em geral é suficiente; ISO 200 ou 400 se os raios estiverem muito longe ou toldados pela chuva, neblina, nebulosidade em frente. Só se recorre a ISO grande, >100, depois de se ter esgotado a possibilidade de abrir mais o diafragma da lente, isto é, de se ter o menor número f/ que a lente permite.
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
A velocidade só afecta a luz ambiente, não a do raio pois este dura apenas uma fracção de segundo. Ter obturador aberto durante mais tempo do que essa fracção de segundo de nada serve, pelo contrário, só estraga o registo do raio porque lhe sobrepõe o registo da luz ambiente que pode, se a exposição fôr muito longa, obliterar completamente a imagem do raio. A abertura, número f/, e o ISO são os únicos parâmetros reguláveis na câmara que afectam o registo do raio. Número f/ pequeno, grande abertura do diafragma da lente, para raios longe e pouco brilhantes, f/4 p.ex.; f/ grande para raios próximos e/ou intensos, f/11 p.ex. ISO 100 ou menor em geral é suficiente; ISO 200 ou 400 se os raios estiverem muito longe ou toldados pela chuva, neblina, nebulosidade em frente. Só se recorre a ISO grande, >100, depois de se ter esgotado a possibilidade de abrir mais o diafragma da lente, isto é, de se ter o menor número f/ que a lente permite.
Devias organizar um workshop de fotografia pra malta eheheheh
Comprei um voucher para um Workshop mas ainda não activei. A ver se trato disso :)
 
  • Gosto
Reactions: Garcia

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Ter obturador aberto durante mais tempo do que essa fracção de segundo de nada serve, pelo contrário, só estraga o registo do raio porque lhe sobrepõe o registo da luz ambiente que pode, se a exposição fôr muito longa, obliterar completamente a imagem do raio.

Esta é uma verdade que muita gente desconhece. Ter um longo tempo de exposição aumenta as probabilidades de captar um raio, é verdade, mas tal como dizes, a sobreposição do meio ambiente* irá enfraquecer imenso, senão anular mesmo, o registo do raio.

*Quem não ainda entendeu a coisa, pense assim: a cada segundo que passa é tirada uma foto. Se tiverem uma exposição de 30 segundos, terão 30 fotos, em que apenas contém o raio. Agora pensem que o resultado final será uma montagem de todas as 30 fotos. Resultado? Algo muito ténue ou mesmo imperceptível.
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
A melhor forma de apanhar os raios é aumentando o tempo de exposição, mas como já foi aqui referido, aumentar o tempo de exposição em ambientes luminosos (como de dia) vai queimar por completo a foto.
Outra dica para fotografar raios de dia é meter a máquina a filmar e no vídeo final ir retirar a frame onde está o raio. É claro que a qualidade é inferior, mas com edição tudo se resolve.
Outra técnica é colocar filtros de densidade. Esta ainda não experimentei porque faltam as trovoadas... Gostava de experimentar esta em concreto porque queria ver até que ponto o filtro consegue deixar passar a luz do raio.

Neste exemplo recorri à técnica do vídeo!
https://500px.com/photo/84855231/lightning-on-horizon-by-josé-ramos?from=user_library
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Outra técnica é colocar filtros de densidade. Esta ainda não experimentei porque faltam as trovoadas... Gostava de experimentar esta em concreto porque queria ver até que ponto o filtro consegue deixar passar a luz do raio.

O efeito dos filtros é idêntido ao da abertura. Equivalem a poder fechar a abertura para além do maior número f/ que a lente permite. Logo vão afectar por igual a luz ambiente e a do raio e não resolvem o problema.

No entanto penso que será interessante utilizar um filtro ND grad hard ou soft, mas invertido. Este filtro divide a cena horizontalmente diminuindo a luminosidade de uma metade, com valores de por exemplo 3 stops. É normalmente usado para diminuir o brilho do céu e permitir registar melhor uma paisagem. Mas se o invertermos poderemos diminuir a luz de iluminação artificial do horizonte para baixo, mantendo a luminosidade do céu nocturno. Claro que só será eficaz se a composição da cena tiver toda a iluminação abaixo do horizonte. Mas o problema subsiste se a atmosfera tiver neblina, chuva, nuvens baixas, que reflectem a luz artificial e acabam por mascarar a luz própria dos raios.

Ficou boa essa frame de video. :thumbsup:
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
O efeito dos filtros é idêntido ao da abertura. Equivalem a poder fechar a abertura para além do maior número f/ que a lente permite. Logo vão afectar por igual a luz ambiente e a do raio e não resolvem o problema.

No entanto penso que será interessante utilizar um filtro ND grad hard ou soft, mas invertido. Este filtro divide a cena horizontalmente diminuindo a luminosidade de uma metade, com valores de por exemplo 3 stops. É normalmente usado para diminuir o brilho do céu e permitir registar melhor uma paisagem. Mas se o invertermos poderemos diminuir a luz de iluminação artificial do horizonte para baixo, mantendo a luminosidade do céu nocturno. Claro que só será eficaz se a composição da cena tiver toda a iluminação abaixo do horizonte. Mas o problema subsiste se a atmosfera tiver neblina, chuva, nuvens baixas, que reflectem a luz artificial e acabam por mascarar a luz própria dos raios.

Ficou boa essa frame de video. :thumbsup:
A questão dos filtros é apenas para aumentar um pouco o tempo de exposição, de forma a aumentar as probabilidades de apanhar um raio.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mas com uns toques de edição talvez se consiga algo! :P
Eu também estou a especular porque nunca tentei tal coisa!

O que eu quero essencialmente dizer é que não vale a pena usar um filtro antes de se esgotar a capacidade da câmara de fechar o diafragma da lente. Ora, a maior parte das lentes permite pelo menos chegar a f/22 por exemplo e com esta abertura já não há raio que se veja, a não ser que caia a poucas centenas de metros. Logo, colocar um filtro e depois usá-lo com um f/8 por exemplo era a mesma coisa que não pôr filtro algum e simplesmente mudar a abertura para f/11 ou maior.
Há uma única possível vantagem, que reside no efeito de uma abertura do diafragma muito pequena (grande número f/) produzir uma maior difracção no feixe de raios que entra na câmara para impressionar o sensor ou o filme num único ponto. A difracção faz com que os raios periféricos do feixe são desviados, o que vai produzir uma imagem desfocada do que deveria ser um ponto único de convergência de todos os raios. Também é conhecido o efeito em estrela dos pontos muito luminosos fotografados. Esse efeito que aparece por exemplo nas imagens fotográficas dos lâmpadas de iluminação pública, é uma falsa imagem e tanto mais acentuada quanto menor fôr a abertura, quanto maior fôr o número f/. Esse efeito indesejado pode aparecer num raio esbatendo os seus contornos se se usar um f/ muito grande, mas até f/11 é normalmente imperceptível e além de f/11 com ISO 100 já é uma luminosidade muito fraca para apanhar raios que não sejam muito próximos.

Sobre a difracção e a forma como limita o f/ estes artigos são bastante completos:

http://www.earthboundlight.com/phototips/diffraction-small-apertures.html

http://www.cameraneon.com/tecnicas/difracao/
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Acabo de experimentar um vidro para máscara de soldadura em vez de um filtro de densidade neutra. As imagens surgem ligeiramente desfocadas porque sem querer mexi na objectiva enquanto fixava o vidro com elásticos.

Original (ISO100 F5.6 30''):
BU3kqeW.jpg


Pós-processamento (apenas) do equilíbrio de brancos:
e8Yj5qP.jpg
 
Última edição: