Como irá ser o Verão ?

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por Mário Barros 20 Jun 2009 às 19:57.

1. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    eu nao acredito nada em previsões sasonais.....
    quanto á duração do verao meteorologico penso que, no continente, deviam-se considerar os meses de jun,jul,ago e set.;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Ou até mais alguns meses, dependendo do local e do ano.

3. meteo

meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Oeiras
    Se fazer previsões a 15 dias é quase um tiro no escuro,realmente é complicado acreditar muito nas previsões sazonais.. Para mim vai ser um Verão mais quente que os 2 anteriores,pois os 2 anteriores foram uma excepção aos Verões que temos tido.. :hehe:

4. Skizzo

Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Set 2007
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa
    os meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro são bastante voláteis. Penso que podem pertencer a duas estações sazonais diferentes também a nível meteorológico, variam de ano para ano.

5. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    nas ilhas talvez se podessem considerar os meses de julho a outubro

6. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    sim isso é outro problema...é que em portugal tanto podes ter um ano com verao que se prolonga entre meados de maio e outubro, ou seja, esses meses apresentam-se secos e quentes como um inverno que se prolonga desde novembro a março com valores de temperatura relativamente baixos e muita chuva...na minha opiniao é errado termos estações do ano ( a nivel meteorologico) pois as mudanças mensais sao graduais e nao se pode compartimentar artificialmente o clima....

7. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Tens a mesma alergia que eu!

A única coisa que me arrisco a dizer apenas por palpite é que teremos um verão quente. Diria que mais quente que seco. Apenas baseado isto numa crença pessoal de que um forno pré aquecido cozinha de facto muito melhor os alimentos :p

Pena é que o calor não seja modelável segundo os nossos desejos, aspirações e calendário de férias :p Mas isso são outras histórias...

8. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Claro que diferentes sítios têm meses mais quentes diferentes..
    Mas a questão do Verão Climatológico ser Junho, Julho e Agosto é universal. E tem de ser assim, para se poder fazer estatística e estudo climatológico coerente.
    Então ia-se conseguir fazer alguma coisa de jeito e comparável se nuns sítios fosse Junho-Julho-Agosto, noutros Julho-Agosto-Setembro, noutros Junho-Julho-Agosto-Setembro? Claro que não... E é óbvio que são 3 meses para dar 4 estações de 3 meses não é?
    ;)

O porquê de ser Junho e não Setembro? Aqui já vou especular.. Provavelmente será maior a percentagem de climas do HN que têm Junho com média mais alta que Setembro, e tendo que uniformizar e fazer uma escolha, foi essa.. Mas isto é só uma suposição..

9. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Olá ;)
    A intuição tem os seus limites o que me permite ir até a um determinado ponto que considero razoável, daí que partilho desta opinião:

Quanto à questão do número de meses e possíveis oscilações no calendário nesta estação, os registos de anos anteriores têm apontado para uma certa mobilidade que se caracteriza por uma indefinição quanto ao seu início e fim, bem como na sua duração, já para não falar de irregularidades no seu decurso.
    O que tenho notado é que se torna cada vez mais irrelevante falar de época de Verão oficial, se bem que 3 a 4 meses se podem definir como base climática consoante as regiões. :hmm:

10. Kispo

Kispo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Ago 2008
    Local:
    Monte Abraão, Queluz (195m)
    ui! vai haver por aqui muitas decepções.... pelo menos a meu ver a probabilidade do verão vir a ser mais frio e não mais quente que os outros é superior. Mas vamos esperar para ver. O sol continua "calminho" em termos de manchas.

11. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Moss ... o Verão começa no final de Abril e dura até ao Fim de Setembro e acabou !!

Irra tou farto do calor .... 5 meses sempre com as mesmas temperaturas é mesmo irritante !!

Tenho 34º dentro de casa ... :angry::angry::angry::angry:

nem a ventoinha ajuda !!

12. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Mudanças no tempo impedem previsões para o Verão

Fonte

13. Z13

Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Bragança - 690m
    Nem mais...... :rolleyes:

O verão não vai ser nem mais quente nem mais frio.... vai ser assim-assim!!!!:lol:

14. meteo

meteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Fev 2008
    Local:
    Oeiras
    "...nem o Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo consegue antecipar como vai ser o tempo na Península Ibérica, já no próximo mês..."
    Mas há pessoal aqui que já sabe,ou tem quase a certeza.. " Muito frescote vai ser este Verão.." :lmao: Eu ás vezes assusto-me com o que leio..Há 10 dias já estava a pensar comprar uns casacos,e umas luvas,mas pronto se nem o Centro Europeu sabe,já estou mais descansado :p
    Os 2 últimos Verões em Portugal foram algo frescos.. Não será sempre assim...

15. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Viseu//Coimbra
    Até agora, aqui na zona tem sido bastante frio.:cold:

Não tenho grandes expectativas para o resto do Verão...:sad:

Partilhar esta Página