Como prever o nevoeiro denso que se forma próximo do rio Tejo

Tópico em 'Meteorologia Geral' iniciado por jtpereira 3 Out 2019 às 16:04.

1. jtpereira

jtpereira
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    3 Out 2019
    Local:
    Lisboa
    Boa tarde,

sou fotografo e gostava de conseguir preparar-me com alguma antecedência para poder fotografar a ponte 25 de Abril nos dias em que se forma um nevoeiro bem denso.

Existe alguma forma de o fazer?

Cumprimentos

Aspvl e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  2. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Boa tarde, sim de facto o nevoeiro baixo, como se costuma vulgarmente chamar proporciona essas belas fotos, com a ponde 25 de Abril taão bem enquadrada, o que posso dizer é que por vezes não é fácil prever, acorda-se de manhã, e temos um nevoeiro denso, eu consigo por vezes visializar os nevoeiros quando estão em todo o vale do Tejo, ou então sobre a zona da Serra D'Aire, ainda este fim de semana, ia na estrada, bem no alto, e olhei para o vale e estava todo "cheio" bem denso, e logo no alto da encosta estava tudo totalmente limpo, e o sol já aparecia.
    Mas podes esperar qie apareça alguém que estude, ou que esteja mais por dentro deste assunto do que eu.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  3. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    o ponto de orvalho será a melhor opção pois o nevoeiro formasse quando a temperatura do ar e do ponto de orvalho são iguais, os melhores dias serão no inverno com inversão térmica bem de manhã

Pedro1993 gostou disto.
  4. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Desde o inicio do outono, já contei cerca de 5 a 6 dias com nevoeiro, inclusive 3 dias foram consecutivos.

5. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Sim, quando a temperatura baixa do ponto de orvalho, temos nevoeiro. Ora prever é que émais complicado.

Podemos também dizer que se não houver vento e ocorrer um encontro de massa de ar húmida com uma massa de ar fria, à partida temos condições favoráveis à ocorrência de nevoeiro. Esse encontro de massas pode ocorrer efectivamente em dias anticiclonicos com inversão termica, mas também com frio instalado com a chegada de uma depressão (na fase inicial, sem vento).

Agora vou inventar, isto é mais ou menos válido no interior (C. Branco): verificar a humidade relativa, digamos à meia noite, se for superior a 90% e tendo em conta que ainda vai arrefecer até o Sol nascer, então à partida poderei ter nevoeiro ou neblina matinal..

6. Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    23 Jul 2015
    Local:
    Azeitão/Sesimbra
    Eu como amante "amador" de fotografia , aquilo que te posso aconselhar é ter sempre o material no carro, porque isto da meteorologia acaba por nos surpreender quando menos esperamos, eu próprio faço isto, desde que boa "possíveis fotografias ficaram por tirar por não ter o material comigo ;)

Pedro1993 gostou disto.
  7. jtpereira

jtpereira
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    3 Out 2019
    Local:
    Lisboa
    Obrigado a todos pelas informações!

Partilhar esta Página