Condições para uma boa trovoada

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Quais são as condições necessárias para que se forme uma boa trovoada ?

Quais são as áreas com maior potencial convectivo em Portugal ?

A nortada e a convecção, qual a sua relação ?

A temperatura da água no mar, e as trovoadas no litoral ?
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas:)

Para teres uma boa trovoada precisas de três coisas, boas condições em superficie, boas condições em altura e um trigger.
Para teres boas condições de superficie intreveem pelo menos dois factores, calor e humidade.
Nos niveis altos, boas condições para a convecção são bordos leste de cavados ( no geral qualquer area de fluxo divergente em altura), e fluxo intenso para permitir um bom arejamento e escoamento do ar que subiu.
Nos niveis baixos/medios podes retirar conclusões a partir de indices como o CAPE/LI, theta-e, 700hpa hr, T2m, dew point, convergencia, entre outros.
Em altura, areas de vorticidade ciclonica ou advecção de vorticidade ciclonica, assim como as T500hpa baixas, tambem são bons indicadores.

No que toca ao trigger, a nortada é um exemplo de trigger, mas com um senão, a nortada envolve a entrada de ar fresco, o que corta o fluxo de calor nos niveis baixos ( inferiores a 850hpa).
A nortada, como qualquer outra brisa ou frente, gera forcings que são optimos triggers, mas o ideal é que a massa de ar atlantico não penetre muito para o interior, pois pode varrer o ar quente e estabilizar a atmosfera nas horas criticas.
Por outro lado, a nortada é uma boa maneira de colocares massas de ar mais humido no interior, pelo que, sem qualquer brisa maritima o interior do pais seria seco demais para a convecção.
Logo, para um ano convectivo saudavel é requerida nortada Q.B.
Outros triggers são os fenomenos de upslope, associados a cadeias montanhosas, algo muito comum no interior algarvio e no interior norte e centro.

As areas litorais de portugal, costumam ser afectadas por fenomenos convectivos, por vezes fortes, durante o outono e inverno ( setembro a fevereiro), muitas das vezes esses fenomenos estão ligados a baixas extratropicais ou a cutt-off´s.
O outono é a melhor altura do ano para a convecção no litoral, pois tens que o pico da SST na nossa costa da-se em setembro, sendo que a SST vai descendo até atingir um minimo em fev-mar.
Nesta altura, tambem as condições em altura tendem a ser favoraveis.

Em portugal temos duas estações convectivas, uma, especialmente no litoral, entre setembro e fevereiro/março, embora as vezes se prolongue até abril/maio; e outra, no interior, entre abril e setembro.
No litoral a area com maior potencial é, certamente, o algarve, embora o litoral a sul do C. carvoeiro seja todo razoavel.
No interior, as melhores areas são o alentejo, ribatejo e os vales superiores do Tejo e Douro.

Os maiores factores impeditivos da convecção em portugal são certamente o cinturão subtropical nos niveis altos e baixos da troposfera, quase permanente entre maio/junho e finais de setembro/inicios de outubro.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)