Sem dúvida uma maravilha da técnica a possibilitar-nos observar uma maravilha da Natureza! Obrigado por esta partilha!
Sem dúvida um vídeo genial!! ------------------------------ Apesar de tudo, desde Março de 2003, que a área máxima da superfície de gelo no báltico, se tem situado a baixo da média (218 000Km2). "232 000 km², was reached on the 5th of March."
Fernando, vídeo muito interessante! Nos últimos dias de Março de 1969 estive em Estocolmo numa visita de final de curso. É evidente que não possuo dados, mas pelo as informações recolhidas nas várias visitas a grandes empresas suecas foi referido que tinham tido um inverno muito rigoroso e que o Báltico apresentava uma área congelada fora do normal. Apesar de durante esses dias as temperaturas na cidade variarem entre os -13º e os -5º, os ferryboats para Helsínquia funcionavam através dos canais abertos pelos quebra-gelos e o adiantado do período crítico. Aproveito para juntar dados mais precisos, incluindo as espessuras de gelo no passado dia 1 e os correspondentes valores médios para esse mesmo dia, retirado do portal do Báltico referido atrás.
Ainda surpreendente, uma beleza natural que cria um ambiente inóspito contudo incrível... Outro ponto interessante foi a posição do sol que na região se mostrou muito baixo e por um curto espaço de tempo, denunciando noites muito longas. Muito bom...