Construção de Pluviómetro Helmman caseiro..fácil..e barato

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Construção de Pluviómetro Hellmann caseiro..fácil..e barato

Com as informações recolhidas pela net tentei construir um pluviómetro quase quase como o oficial Hellmann 200 :p


Material necessário:

- 1m de Tubo PVC de 160mm/diâmetro

- Funil (preferência) branco com + de 160mm/diâmetro

- Cola para PVC

- Garrafa plástica tipo Coca-cola/2Lts (para o armazenamento da água)

- Placa PVC ou metálica (fazer alguns furos) para servir como fundo de apoio da garrafa (colada ao corpo inferior)

- Abraçadeira / Suporte esmaltado ou inox com 160mm/diâmetro

- Spray de tinta branca



Notas sobre a construção:

No corpo inferior ficará a garrafa de 2Lts que é o depósito da água recolhida.
(garrafa de 2Lts permite recolher um pouco menos de 100mm...o ideal será uma de maior capacidade e que entre no tubo)

xazd9Kd.jpg


O funil convém ser de ponta comprida, para ser possível ajustar o comprimento posteriormente.


Para fazer a parte que une os dois corpos, têm que recortar um pouco do tubo conforme está indicado na imagem, para que o mesmo possa fechar e permitir entrar nos corpos superior e inferior.

zmVrJKL.jpgg

A parte inferior assinalada (a vermelho) nesta união será colada ao tubo inferior do pluviómetro



O diâmetro interior, da parte mais larga do tubo, é que tem os 160mm. Depois com as camadas de tinta ficará mais ou menos nos valor oficial de 15,96cm do Hellmann
IjAj49T.jpg


Zq8Kb2J.jpg


uG8Q7pA.jpg


H0euK3q.jpg


EmcQcVA.jpg


EW4GMGl.jpg


nrAoPju.jpg


6gr2ndz.jpgg


rfnhg4W.jpgg


qdYZX9Y.jpg


3HB1k0u.jpg


vBE45HM.jpg



Ora bem, segundo os manuais que consultei :hehe: ,
http://www.calonge-meteoweb.com/HTML/brico_pluvio_artesa_cat.htm

temos isto:

O pluviómetro oficial Helmman 200 tem um diâmetro de boca de 15.96 cm e uma circunferência de 50.13cm.
Circunferência = 2 * Pi * r
Diâmetro 15.96 -> raio= 7.98 --> Circunferência = 2 * 3.1415 * 7.98 = 50.13 cm.

Este “caseiro”, tem como resultado, mais ou menos 50.1, quer dizer, mais ou menos o mesmo do oficial.

Superfície = Pi * r^2
50.1 = 2 * 3.1415 * r ---> r= 7.97 cm. Superfície = Pi * r^2 --> 199.55 cm^2

O oficial Helmman tem uma superficie de 200 cm^2


Para calcular a precipitação caída teremos que medir a quantidade de água; dividindo o resultado (xx ml) obtido por 199,55 e multiplicando por 10. Saberemos assim os litros caídos por metro quadrado (mm).


SIMPLIFICANDO AS MEDIÇÔES * :

Para medir a quantidade de precipitação registada neste pluviómetro, utilizar um qualquer medidor onde seja possível ler 20ml...ou seja, cada 20ml medidos equivalem a +-1mm de chuvinha preciosa

20ml : 199,55cm^2 = 0,1002255073916312

0,1002255073916312 * 10= 1,0022mm


* Eu tinha-me equivocado com o valor anteriormente referido (23ml)



PS: Todas as fotos do pluviómetro são de minha autoria e apenas está autorizada a sua divulgação aqui no Forum MeteoPT no site www.meteoredondo.com ou em https://pt-pt.facebook.com/meteoredondo
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: PDias e CptRena


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Soberbo :eek: :shocking:

Tenho que fazer um :thumbsup:

Kraliv, já li algures que podes comprar um leitor com maior resolução numa farmácia, de forma a conseguires ler com uma resolução de 0,1 mm.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,



Ainda bem que gostaram...estão desde já desafiados a fazer melhor :lmao: :lmao:


Estamos todos curiosos em ver essas engenhocas :p



abc





Ah..já agora!!
Se eu podia comprar um Hellmann??? Podia, mas não iria dar tanto gozo!!!


Hotspot, obg pela dica ;)
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Grande Kraliv...


Vou Fazer 3 desses...

1 para a minha casa;

1 para a casa da minha tia (mais a sul da cidade)

1 para a zona do beliche;


Brutal...

Punico mais barato impossivel :D

O branco no pluviometro foi pintado né??

Alguma duvida chateio-te... okie??

:D

Brutal mesmo ;)
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
]ToRnAdO[;177210 disse:
Grande Kraliv...


Vou Fazer 3 desses...

1 para a minha casa;

1 para a casa da minha tia (mais a sul da cidade)

1 para a zona do beliche;


Brutal...

Punico mais barato impossivel :D

O branco no pluviometro foi pintado né??

Alguma duvida chateio-te... okie??

:D

Brutal mesmo ;)



Então mas vocês andam sempre a resmungar que não chove e tal...e agora queres 3 pluviómetros??

Estes algarvios :lmao:


Força nessas contruções :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Vamos lá ver se alguém quer aproveitar a idéia e construir também um ;)


Com tanta :rain: que tem caído nestes últimos tempos é uma pena não terem um pluviómetro como deve ser...preferem andar às voltas com as caixinhas das Auriol :angry:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
O estado do meu "Kraliv200"

image003zqw.jpg


Falta cortar uma parte do PVC para fazer a união e pintar.

O meu Kraliv200 vai ser versão de chão. Vou enterrar no solo e encher o tubo por dentro para fazer altura para a garrafa.

P.S. O meu é "Versão Espanhola" porque a garrafa é de "Sandevid", ao contrário do teu que é a "Versão Americana" com a garrafa de "Coca-Cola". :p
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Vamos lá ver se alguém quer aproveitar a idéia e construir também um ;)


Com tanta :rain: que tem caído nestes últimos tempos é uma pena não terem um pluviómetro como deve ser...preferem andar às voltas com as caixinhas das Auriol :angry:

Devias registar a patente Kraliv:D:D

Muito fixe o pluviómetro, nas próximas férias vou ver se consigo fazer um para mim;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Com tanta :rain: que tem caído nestes últimos tempos é uma pena não terem um pluviómetro como deve ser...preferem andar às voltas com as caixinhas das Auriol :angry:

O pluviometro da minha Auriol tem funcionado perfeitamente! :dry::dry:


:D
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O que o Kraliv quis dizer, foi que andam todos tão "doidos" com as auriois, então mais vale entreterem-se com este objecto.

Ah...:p sim, é uma excelente opção :D
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Não é uma boa opção, é a melhor opção.

Se queres saber que precipitação caiu, com a maior fiabilidade, gastando o mínimo, não há melhor.

É chato estar a contar a precipitação, pode ser, mas consegues um pluviometro com as medidas oficias e resolução de 0,1 mm.

Já agora uma dica :D Podem também "pesar" a precipitação. Este é o método que vou utilizar.

2 gramas de água = 0,1 mm :p Existem balanças de cozinha bem baratas com resolução de 1g em qualquer loja de electrodomésticos.

Também podem contar de outras formas:

2 ml = 2 gramas = 0,1 mm
20 ml = 20 gramas = 1,0 mm

Como o kraliv referiu, o tubo de PVC tem 16,00 cm, a área oficial de 200 cm2 corresponde a um diâmetro de 15,96 cm. Depois de uma pintura fica ela por ela, mas mesmo que isso não aconteça o "erro" para 500 mm de precipitação:

Oficial (15,96) = 500,0 mm
PCV (16,00) = 501,1 mm

E não existe nenhum pluviometro automático que tenha uma margem de erro tão pequena.

Pode ficar a menos de 50€ e é com certeza um melhor investimento que uma Auriol. (acho que era isto que ele queria dizer)

P.S. Edit. E é um excelente calibrador para a minha Davis. Quando tiver o meu feito, coloco aqui as leituras dos dois.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
P.S. Edit. E é um excelente calibrador para a minha Davis. Quando tiver o meu feito, coloco aqui as leituras dos dois.

Por falar em calibrador, penso que todos se recordam de um tópico em que a calibração dos pluviómetros era posta à prova através da deposição de um determinado volume de água no pluviómetro. Cheguei a fazer esse teste na minha e o resultado não podia ser melhor.