Construção de Pluviómetro Helmman caseiro..fácil..e barato

Por falar em calibrador, penso que todos se recordam de um tópico em que a calibração dos pluviómetros era posta à prova através da deposição de um determinado volume de água no pluviómetro. Cheguei a fazer esse teste na minha e o resultado não podia ser melhor.

Eu também fiz e nos 20 e tal mm do teste deu-me uma diferença de 0,2 mm. De qualquer forma os pluvios da Davis ou mesmo os oficiais do IM por muito bons que sejam, quando a chuva é forte a precisão deixa um pouco a desejar. Para a precipitação o artesanal continua a ser a melhor opção.

Eu também fiz e nos 20 e tal mm do teste deu-me uma diferença de 0,2 mm. De qualquer forma os pluvios da Davis ou mesmo os oficiais do IM por muito bons que sejam, quando a chuva é forte a precisão deixa um pouco a desejar. Para a precipitação o artesanal continua a ser a melhor opção.

Precisamente. É outra das conclusões a tirar a partir de um rain rate superior a 200 mm/h, com perdas mais significativas de precipitação nos pluviómetros automáticos de concha oscilável, sendo o erro progressivo à medida que a intensidade da precipitação aumenta.

Precisamente. É outra das conclusões a tirar a partir de um rain rate superior a 200 mm/h, com perdas mais significativas de precipitação nos pluviómetros automáticos de concha oscilável, sendo o erro progressivo à medida que a intensidade da precipitação aumenta.

Quanto tiverem oportunidade, tentem fazer um estudo sobre esse erro.
É claro que é difícil ser exacto, mas qualquer coisa do género:
- Entre 100-150mm/h, o erro é de "x".
- Entre 150-200mm/h, o erro é de "y".
....
- >300mm/h é de "k".

:thumbsup:

Satisfeito com o primeiro teste. Precipitação de ontem e hoje até às 8H.

Davis 3,2 mm
Manual 3,4 mm

A Davis pode também estar quase nos 3,4 mm.

Muito bem Hotspot!
Parabéns pela construção.

Só por curiosidade, durante o período de precipitação, qual foi o rain rate máximo?

Satisfeito com o primeiro teste. Precipitação de ontem e hoje até às 8H.

Davis 3,2 mm
Manual 3,4 mm

A Davis pode também estar quase nos 3,4 mm.

Boas,

Foram umas gramas bem ligeiras :lol: para uma estreia!

Eu sempre te disse que valia a pena a construção ;)

Muito bem Hotspot!
Parabéns pela construção.

Só por curiosidade, durante o período de precipitação, qual foi o rain rate máximo?

O rain rate máximo foi de 17 mm/hr. Percebo perfeitamente porque perguntas isso. Vamos ver até que ponto falham as "conchas" da Davis com rain rate's altos. Segundo informação que recolhi, a margem de erro para 75mm/hr ronda os 5% e para 150mm/hr os 8%. Parece que para estações com resolução de 0,1 mm (conchas) a margem de erro é consideravelmente superior (exemplo: usados pelo IM). Acaba por ser por essa razão, que a maioria dos pluviometros de conchas são de resolução 0,2 mm.

Vou continuando a colocar aqui os resultados.

Boas,

Foram umas gramas bem ligeiras :lol: para uma estreia!

Eu sempre te disse que valia a pena a construção ;)

Mais "gramas" virão. Também recomendo a construção de um pluviometro destes.

Ora apresento agora o meu....

Foi uma tarefa bastante fácil e engraçada de levar a cabo.
Dada a dificuldade de encontrar tubo de PVC de 160mm resolvi improvisar.

Material:
Tubo PVC de 140mm
1 garrafão de água do luso dos anos 80/90 (ainda de tara returnavel que havia no sótão) de plástico bem rijo.
Cola para PVC
Tinta (vou ter de repintar no futuro, pois não lixei a PVC e está a saltar... :mad:)
1 Funil

Garrafão original:
20130131230416.jpg

Corte do fundo ao diâmetro de 160mm:
20130131230221.jpg

20130201121724.jpg

Material:
20130201121719.jpg

Colagem do garrafão ao funil (bocal também já corto):
20130201124357.jpg

Pintado:
20130201182349.jpg