Contador 0 a 99 para pluviometro com clear manual

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Bom dia comunidade METEOPT :thumbsup:.

Tenho andado ausente, mas não esqueci esta comunidade!
Uma prova disso é o circuito que mais tarde irei apresentar sob a forma de vídeo onde explicarei quais os componentes necessários e como se deverá efectuar a montagem para se obter um contador de duas casas (de 0 a 99).

O circuito é composto por dois contadores decimais tipo 74LS160 (saída em BCD) onde um terá a função de contar as unidades (de 0 a 9) e o outro, por sua vez, irá contar as dezenas (quando o 1º completa um "ciclo").
Será usado também (como não poderia deixar de ser) dois descodificadores de BCD para display's de 7 segmentos, tipo 74LS48.
Por fim haverá 2 display's, um para as dezenas e o outro para as unidades, onde será mostrada a informação, neste caso os mm de chuva.

Certamente, vocês encontraram outras aplicações, mas este circuito foi pensado para ser aplicado num pluviometro como o do vídeo seguinte.



Estou só à espera do programa de vídeo e mais logo já devo iniciar tudo isto.
 
Editado por um moderador:


*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Como prometido, cá está o vídeo:

Descarregar ficheiro para ver o video
http://www.4shared.com/file/207327255/50ae7bcb/Contador.html

O esquema:

CaptureWiz.jpg



Espero que tenham algum proveito desta "engenhoca".



Abraço:thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
:surprise:

Uma verdadeira aula Dave!

Obrigado pela partilha de conhecimentos e dedicação!

Agora só falta construir o belo do pluviometro, implementando este circuito! :)

Eheheh...

A parte do pluviometro é que estará mais difícil de "resolver". Vai levar algum (se não muito) trabalho para calibrar os "copos" de modo a que se encham exactamente com 1mm.

Outras ideias hão-de surgir assim como aplicações para este circuito. Assim que tiver algum tempo, já encomendo o material...



Abraço:thumbsup:
 

jlorin

Cirrus
Registo
17 Abr 2013
Mensagens
1
Local
tangara da serra
Dave, este sistema de balança do video, vc que fez ou eh comprado sei la?? com quais materiais vc fez ele??? pode me dizer, estou fazendo um projeto de um pluviometro para facul.
pode me dar umas dicas?? obrigado