Como sempre é possível simplificar: tentando melhorar: não ficou bom...vai dar confusão. o correto é assim: pronto é só resolver a última equação para todo e qualquer caso....
Buenas: Aqui esta anoitencendo. Simplifique: a integral dupla de dx: dy é área....A= m^2 a integral de dz e altura...digamos...expressa em mm. Oras. O volume será expresso em...qualquer unidade de volume...pés cúbicos...polegada cúbicas....sei lá. Boa noite.
Então quando determinamos a precipitação o que pretendemos determinar? um comprimento? uma massa? uma condutividade eléctrica? Por eu entender que se trata de um volume é que referi no inicio da discussão que as unidades correctas seriam litros/metro2 ou milímetros/metro2.
para dizer a verdade nunca foi muito bom aluno a matemática, mas o que aprendi na disciplina de climatologia era que quando chegavamos ao final do calculo da precipitação nós escreviamos os resultados em mm ou l/m2 que era a mesma coisa, nunca mm/m2 ou m3, mas isto foi o que eu aprendi.
O que referi é que o erro da questão é o seguinte: Não era para determirar qualquer volume, visto que ele já estava obtido.
Eu até tenho obrigação de perceber alguma coisa de matemática mas de climatologia... népia! Apenas pretendo rigor numa casa como esta, que é dedicada à ciência! E a forma como costumamos apresentar os resultados é fundamental! Mesmo que eu por displicência use apenas mm na minha apresentação diária de resultados... e se for convencionado pelos climatologistas que é assim mesmo, quem sou eu para estar aqui a desdizer...
Hazores: Você está absolutamente correto.....em todas as tuas colocações. A única observação que faço é: Não é....... mm/m^2 E sim: mm X m^2........que é unidade de volume.
A precipitação mede-se em "mm" porque é muito mais fácil e exacto. E este exemplo da proveta comprova isso mesmo. Basta termos uma proveta para conseguirmos quantificar a precipitação que caí. Aliás, os pluviometros manuais, não são mais que provetas calibradas. Quanto ao diâmetro, apenas temos de fazer cálculos se o diâmetro no topo for diferente do diâmetro de base. Por exemplo, se temos um pluviometro cuja resolução é de 1mm, e queremos aumentar a sua resolução, adaptamos um funil (cujo diâmetro é maior), e depois fazemos os cálculos consoante a diferença do diâmetro. Mais em: Aumentar a resolução do pluviómetro
Ora, desculpem lá desenterrar isto. Preciso de saber a precipitação média nos países da Europa. descobri isto: http://www.pordata.pt/Europa/Ambiente+de+Consulta/Tabela Ora, estou habituado a ter valores em [mm] (por m2), mas aqui os valores são apresentados em m3 - Milhões... !? O que é isto!? Como converter!? Cumprimentos
porque a norma diz que se mede 1m^2 cada milimetro corresponde a 1 litro=1dm^3 e não metro cubico pois são 1000lts
A conclusão da minha investigação/pesquisa é de que essas estatísticas dão o volume absoluto de água precipitada (metros cúbicos = 1000L) e não o volume de água precipitada num determinado local (por metro quadrado) (vulgar mm = 1L ÷ metro quadrado # em que 1L = 1dm cúbico = 1m cúbico ÷ 1000), sendo este último o utilizado normalmente em meteorologia. Para além disso, o milhões é a escala. Ou seja os valores são dados em milhões de metros cúbicos ou seja GL (gigalitros) = 1000L (metros cúbicos) x 10^6 (mega)
Eu sinceramente não consigo perceber um detalhe da dúvida. A página que apresenta apenas mostra o volume de água consumida por país (que não tem nada a ver com a precipitação). Como é normal os valores vêm em milhões de m^3 (senão os quadros teriam que ter espaço para muitos algarismos...). Portanto não entendi a equivalência. Já agora a unidade de precipitação não é mm/m^2. O mm é que equivale a 1L/m^2. PS: Acabei agora de ver o quadro referente a precipitação, vou tentar averiguar como fazem os cálculos