Cooperação com o IPMA

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No final do ano passado o Dr. Adérito Serrão, Presidente do Instituto de Meteorologia convidou a administração do MeteoPT.com para uma reunião na sede da instituição para debater alguns temas ligados à meteorologia nacional e formas de cooperação de comunidades de aficionados como a nossa. Nessa reunião além do presidente estiverem presentes diversos responsáveis de diferentes departamentos como observação remota, observação meteorológica e clima, relações exteriores, bem como membros da equipa do MeteoPT.com

A reunião prolongou-se por duas horas e foi muito interessante, discutiram-se muitos dos assuntos que por aqui têm sido abordados ao longo dos anos. Na sequência também do inquérito que lançou o ano passado o Instituto pretendia ouvir as opiniões e sugestões desta comunidade.

O tema mais importante dessa reunião foi a cooperação desta "rede" de membros poder ser aproveitada no dia a dia do trabalho do Instituto. Ficou assim decidido nos próximos meses lançar várias iniciativas, como por exemplo o desenvolvimento duma infraestrutura que permita que membros desta comunidade submetam alguma informação importante que ocorra em determinado local do país e essa informação chegar rapidamente ao Instituto bem como dados significativos registados por estações amadoras.

Outras ideias/conceitos foram discutidos, como uma rede de colaboradores/observadores voluntários que em diferentes partes do país cooperem com o Instituto, conceitos inspirados por exemplo no Skywarn ou no NWS Cooperative Observer Program norte americano.

O IM tem tido diversos tipos de dificuldades no terreno ao longo dos tempos, e algumas delas poderiam ser colmatadas com a ajuda da sociedade civil à semelhança do que acontece nalguns países, e segundo o IM e nós concordamos, provavelmente será em comunidades como estas, atentas à meteorologia, apaixonadas e dedicadas, que mais facilmente se poderá encontrar pessoas com o perfil adequado que queiram colaborar.

Simultaneamente o Instituto vai melhorar dentro das possibilidades algumas das sugestões que tem sido dadas por aqui. Nem tudo será possível, por razões técnicas, financeiras ou outras, mas no que for possível encontrámos muita receptividade por parte do Instituto em querer melhorar.

Sobre esses assuntos, daremos mais informações à medida que essas iniciativas forem progredindo.


Uma das coisas mais desejados por esta comunidade ao longo dos anos tem sido o tempo de actualização do radar e um menor atraso na disponibilização das imagens, e desde a passada noite as imagens do radar de Loulé já tem actualizações de 10 minutos (antes era 30m) e um menor atraso na disponibilização do último frame, agora apenas 7 minutos, valor idêntico ao que se pratica noutros países que estavam melhores do que nós nesta área. :thumbsup:


radart.gif

http://www.meteo.pt/pt/otempo/radar/index.jsp


O MeteoPT.com em nome desta comunidade agradeceu ao IM o interesse e receptividade e vamos todos trabalhar nestas iniciativas de forma a ajudar-mos o Instituto no que nos for possível.
 
  • Gosto
Reactions: Luenguito


fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Aplaudo totalmente a iniciativa.
Considero que a nossa "Rede" de informação, desde que totalmente aproveitada, poderá ser de enorme utilidade para as previsões do IM. A estruturação e sistematização dos canais e procedimentos, será o caminho para se atingir o objectivo.
Será um Serviço muito útil a prestar pelo MeteoPT.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Não referiram nada sobre a situação dos outros radares?

Sim, o que já é público. O do Norte deve entrar em funcionamento em 2013, por parte do IM está tudo pronto há muito, projectos, licenças também está tudo pronto, concursos deverão ser lançados este ano, obras a prolongarem-se por 2012 e com calibrações e testes espera-se que em 2013 seja uma realidade. O de Coruche deve ficar novamente operacional em Janeiro, o atraso tem tido a ver com material que tem/teve que vir da Alemanha. O da Madeira está bem encaminhado. Como se compreende, o IM mais do que ninguém quer ter os radares operacionais.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Nunca é demais renovar o agradecimento ao IM por mais este avanço!

Imagens de radar em tempo "quase real" com uma actualização em 10 minutos é uma ferramenta extremamente útil à monitorização de fenómenos severos.

Muito obrigado IM :)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Junto-me a todos vós neste dia de regozijo meteorológico! Obrigado IM, muito obrigado! :w00t:

Ainda nem acredito, actualizações com intervalos de 10 minutos! Espectáculo!!!

Grandes mudanças que se estão a operar, hoje fez-se história! Algum dia falarão deste momento:
-"Foi a 7 de Janeiro de 2011, quando..." hehehe :D

Agora venha lá essa rede de colaboradores/observadores! ;)

Obrigado Administração e moderação MeteoPT! :thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Devemos agradecer o espírito de abertura do IM, de forma a retribuir também o reconhecimento por parte daquele instituto oficial, todo o trabalho alcançado pela comunidade METEOPT! :)
É bom saber que existe agora uma vontade em manter uma porta aberta para com a comunidade no sentido de se obterem sinergias, quanto mais não seja, pela retribuição de um feedback ao seus serviços prestados de forma a consumarem a sua melhoria contínua! Este feedback da comunidade meteopt, poderá ser considerado como um indicador da sua performance nas diversas actividades do IM, através dos inquéritos de satisfação, ou de reclamações/sugestões enviadas para o seu site. Mas também é importante relembrar que enquanto comunidade somos um cliente colectivo, como tal expressivo, e será igualmente importante manter as nossas responsabilidades individuais enquanto membros. O espírito de entreajuda, a qualidade dos posts e a nossa abertura para quem queira participar e saber mais de meteorologia, enfim expor aqui a sua paixão sem medo de estar a escrever asneiras mas com a humildade de querer aprender!

Um obrigado ao IM, à administração meteopt, seus moderadores e colaboradores!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas também é importante relembrar que enquanto comunidade somos um cliente colectivo, como tal expressivo, e será igualmente importante manter as nossas responsabilidades individuais enquanto membros. O espírito de entreajuda, a qualidade dos posts e a nossa abertura para quem queira participar e saber mais de meteorologia, enfim expor aqui a sua paixão sem medo de estar a escrever asneiras mas com a humildade de querer aprender!

Nem mais.

O valor da nossa expressão será quanto maior, quanto melhor a qualidade da informação que prestamos. O IM não é alheio nem indiferente a isso.
E os elos vão-se criando, e as dificuldades ultrapassando.
Mesmo sabendo nós de todas as limitações que eles têm, há coisas que podem ir melhorando aos poucos.

O radar a 10 minutos e com uma rápida actualização, era um grande desejo nosso. Obrigado IM! ;)

Quanto a nós, devemos continuar e melhorar a nossa prestação enquanto aficionados pela meteorologia. :thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Reajo com muita surpresa a esta evolução. Os meus parabéns ao IM e também ao MeteoPT por unirem esforços no sentido de juntos desenvolverem uma melhor cobertura do país, não só através de uma rede de estações meteorológicas, como também através das melhorias nos tempos de actualização dos radares.

;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
É com grande orgulho que acolho esta noticia:)

Ao que parece, a nossa preocupação com o bom funcionamento do IM...e as nossas criticas construtivas ( embora com alguns exageros, especialmente nas alturas de maior actividade :lol:), teem surtido efeito..

É óbvio que o IM tem noção das limitações económicas que infelizmente lhes são impostas...é-me claro que o IM também gostaria de ter um grau de evolução maior possível...é um sonho do IM e nosso, que certas entidades cujas atitudes revelam somente demagogia, frustram a todo o momento.

Espero que com a abertura de um canal de comunicação eficaz entre a comunidade amadora e os profissionais se possa tornar a meteorologia e todas as suas vertentes numa actividade mais prolifera e com melhores resultados, em Portugal :thumbsup:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Mas só actualiza os indices refletividade e ñ a precipitaçao/h:huh:

Em quase em todo o lado só são disponibilizadas imagens da reflectividade. A precipitação/hora é um produto que não é tão fiável porque é um pós-processamento da reflectividade, tem o seu interesse, mas com certeza iria demorar mais tempo a aparecer no site do I.M.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Um muito obrigado ao I.M :uau:

:thumbsup: