Cooperação com o IPMA



Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
De fim-de-semana fora de casa é de peito cheio que vejo a notícia. Um grandessíssimo obrigado ao IM e à administração do fórum pelas evoluções feitas. Todos ganhamos com isto.:w00t:

A próxima tarefa é o IM aproveitar os dados amadores para as suas previsões e observações.:thumbsup:
 

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Sem dúvida uma notícia excelente e também demonstra a importância destas comunidades e da própria internet.
Uma palavra também para o IM, que demonstra atenção a estes fóruns e percebe que somos apaixonados por este tema e que podemos ser úteis, uma vez que estamos espalhados por todo Portugal.
Parabéns a todos e também em especial para os administradores do meteopt.
Excelente.:thumbsup:
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Parabéns ao IM pela iniciativa, e um muito obrigado aos gestores deste portal, pela forma como o dirigem, sendo dessa forma reconhecido pelo IM a sua utilidade.

Cumpts
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
:D

Uma enorme vantagem de se disponibilizar imagens de 10 em 10 minutos reside no facto de ser possível agora detectar também movimentos secundários das formações nebulosas, para lá do movimento principal.

Assim, por exemplo, numa determinada linha de instabilidade, que tenha como movimento principal um deslocamento de oeste para leste (sentido predominante à latitude de Portugal Continental), pode ser possível detectar também um movimento secundário dentro da própria linha de instabilidade (tipo norte-sul ou o inverso ou tipo do mar para terra ou o inverso, etc.). Isto é muito importante no caso da linha de instabilidade apresentar células muito activas e existir a necessidade de fazer previsões de curto prazo, entre uma a duas horas.

Já pode observar esta situação que descrevo no passado Sábado, ao final da tarde, quando uma linha de instabilidade cruzou o Algarve de Oeste a Este e existiam células que provinham do mar para terra e que acabaram mesmo por “morrer” na praia, algures entre Faro e Olhão … :lmao:
 

Johnny Storm

Cirrus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
28
Local
Lisboa
Eu acho é que é de aplaudir os bons amadores.
Soube, através de um colega de trabalho, que pelo menos um dos projectos chegou aos ouvidos do IM. Quase de certeza que outros também e... a sua qualidade só pode seduzir os profissinais e institutos.
A área a que tenho estado mais ligado, a astronomia, apresenta vários exemplos de amadores em projectos PROAM... amadores portugueses a publicar papers nas melhores revistas mundiais.
Amadores fazem as coisas por amor, por paixão! Com tempo, estudo podemos chegar a fazer trabalho catita. E olhem que dados fiáveis e de qualidade são absolutamente uma benção para muitos investigadores.
Agora um passo de cada vez e seriedade.
bom trabalho.

Estás coberto de razão, a Monthly Weather Review, por exemplo está cheia de papers escritos por gente amadora que estava no sítio certo à hora certa.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Hoje o IM deu mais um passo, no sentido de melhorar o serviço por eles prestado e satisfazer alguns dos mais insistentes pedidos.

Já é possível consultar os extremos diários de todas as estações na página do IM. No canto superior direito, da secção: "Observações à superfície", existe a opção: Tipo de resumo: Diário.

91751498.png


Aí temos acesso aos extremos diários dos seguintes parâmetros:
- Temperatura: Mínima, média e máxima.
- Humidade relativa: Mínima, média e máxima.
- Pressão atmosférica média diária.
- Precipitação acumulada (diária).
- Intensidade média e máxima do vento, assim como o rumo predominante.

Alguns exemplos:

Temperatura máxima ontem na região norte:

14797701.png



Precipitação acumulada ontem na região sul:

prec.png



Intensidade do vento:

vento.png


Em relação a este último parâmetro, chamo à atenção para o seguinte.
Apesar de no canto superior esquerdo a unidade do vento ser km/h, os valores no mapa estão em m/s. Aliás, isso pode ser comprovado na legenda do mapa que diz: "Valor Máximo (rajada) Diário da Intensidade do vento registada a 6 metros de altura (m/s)."

Existem ainda, em relação aos dados de ontem, alguns erros neste parâmetro, nomeadamente nas estações de S.Pedro de Moel, Santa Cruz e Zambujeira, que indicam valores absurdos. Provavelmente dados que não foram filtrados.


Por fim, resta-me dar mais uma vez os parabéns ao IM por mais esta inovação há muito desejada por muitos. ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Muito obrigado I.M! Mais uma vez a concretizar o desejo de muitos :thumbsup:
 

Administrador

Moderação
Registo
22 Ago 2005
Mensagens
131
Como é sabido de todos o Instituto de Meteorologia sofreu recentemente as mudanças resultantes de um novo enquadramento definido pelo actual Governo. Assim sendo, o presidente do Instituto de Meteorologia, Dr. Adérito Serrão cessou também as funções do seu cargo.

Em missiva enviada à direcção do MeteoPT.com dirigiu os melhores cumprimentos à comunidade, realçando o trabalho de cooperação efectuado, nomeadamente nos últimos anos. A equipa do MeteoPT.com vem por este meio dar conhecimento à comunidade desta mensagem que publicamos com devida autorização, enviando também nesta ocasião os melhores cumprimentos e desejos das maiores felicidades.

Finalizamos com um agradecimento ao Dr. Adérito Serrão em nome de todos os membros do fórum pela evolução positiva que o IM teve nos últimos anos, sobretudo a colaboração com a sociedade civil no que nos parece um modelo exemplar a seguir noutros organismos do Estado, e esperando que o que de positivo se construiu continue a evoluir favoravelmente no futuro. Da nossa parte comprometemo-nos a manter com o SMN a cooperação até aqui desenvolvida, procurando sempre novas formas de interacção num espírito de serviço em prol da Meteorologia em Portugal.

A equipa do MeteoPT.com


----------


Exmº Senhor,

Na impossibilidade de interlocução direta com a totalidade dos membros do fórum meteopt, dirijo-me a si na continuidade de outros contactos que mantivemos e pela consideração da sua ação moderadora e tecnicamente sustentada no seio do grupo.

Faço-o, numa hora em que cesso uma missão de serviço público de nove anos na direção do Instituto de Meteorologia, com o propósito de deixar uma palavra de reconhecimento pessoal ao fórum meteopt pelo trabalho meritório de discussão aberta, em português, dos temas da meteorologia e geofísica em geral.

Fui acompanhando a evolução do fórum e vejo-o hoje como um grupo bem mais maduro que na sua fase inicial e com uma postura séria na abordagem de temas científicos, ainda que denunciando nas mensagens a heterogeneidade, nos fundamentos e estilo, dos seus autores.

Este amadurecimento fica seguramente a dever-se a um trabalho de rigor na moderação que gostaria de relevar nesta oportunidade, atitude que em muito contribuiu para um olhar diferente da direção e colaboradores do IM face aos conteúdos que passaram a circular no fórum.

Procurei em mais de uma ocasião fazer uma aproximação institucional à meteorologia amadora nacional, pelo benefício mútuo que admito poder retirar-se de uma colaboração mais efetiva, destacando neste processo a formação do MeteoGlobal.

Considerei este projeto como vantajoso para as duas partes e fico com a convicção de que ainda não foram aproveitados o conceito e o projeto em toda a sua extensão, pelo que deixo o desafio para um aprofundamento da relação, ainda que este tenha dois destinatários – o fórum, mas igualmente o IM (ou quem lhe sucede).

Gostaria a este propósito de lhe transmitir que o projeto MeteoGlobal foi bastante considerado por outros parceiros do IM, designadamente pela Agência de Meteorologia da China que encarou recentemente, no decurso de uma reunião trilateral que envolveu Macau, a possibilidade da sua adaptação ao espaço chinês.

Esta e outras ações serão certamente possíveis de concretizar com o aprofundamento das relações entre o fórum e o IM e é essa a minha expetativa para o futuro, agora liberto das responsabilidades de direção do Instituto e quando o Serviço Meteorológico Nacional veste nova roupagem institucional.

Independentemente da forma, estou convicto que o SMN português dará prosseguimento à ação que vem sendo desenvolvida no IM e que lhe permitiu ganhos de qualidade acrescida na prestação do serviço público e no acesso dos utilizadores á informação, não obstante as dificuldades de vária ordem que foram colocadas ao Instituto nestes últimos anos.

Pela minha parte cesso funções com o conforto do dever cumprido nestes nove anos, dos quais cerca de três (os últimos) assumindo singularmente a responsabilidade total de um Conselho Diretivo que deveria ser, por definição e vantagem, órgão colegial e com repartição de responsabilidades executivas.

Deste período levo a memória de um relacionamento frutuoso com o fórum que administra e continuarei a ser um leitor atento dos comentários técnicos e científicos (e dos outros), expressando na ocasião os votos de sucesso na caminhada que em boa hora encetaram e que é já merecedora do meu modesto reconhecimento.

Na despedida institucional apresento a si, e por extensão a todos os membros do fórum meteopt, os meus melhores cumprimentos.

Adérito Serrão
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nada demais a comentar...
Deixo aqui apenas os mais sinceros votos de felicidades ao Sr. Adérito Serrão, e um muito obrigado pelo espirito de abertura ao exterior e continuo aperfeiçoamento do serviço do IM que este senhor desenvolveu nos ultimos anos.

Deixo tambem um pedido de desculpas pelo facto de por vezes terem ocorrido algumas criticas talvez exageradas por parte de alguns membros ( onde me incluo)...mas suponho ser normal por vezes ocorrerem estas situações de amor-ódio.. :)

Uma salva de palmas á comunidade meteorologica Portuguesa! :palmas: