Cooperação com o IPMA

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,693
Local
Loures
Já eu penso que a forma mais simples e mais precisa do SAM do IPMA ter sucesso é usar o mesmo sistema que o ESTOFEX usa.
Para cada evento, delimitar zonas de condições meteorológicas adversas e uma breve descrição.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Já eu penso que a forma mais simples e mais precisa do SAM do IPMA ter sucesso é usar o mesmo sistema que o ESTOFEX usa.
Para cada evento, delimitar zonas de condições meteorológicas adversas e uma breve descrição.

Totalmente de acordo.
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
O nosso IM, agora mudou de nome (IPMA-Instituto Português do Mar e da Atmosfera)?:confused: Apesar de a página estar com um aspecto muito melhor, a mudança de nome foi a principal supresa para mim.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Um contributo...

ludbrioa.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Gostaria de saber se "Maior valor da precipitação em 24 h" no Arquipélago da Madeira continua a ser o valor ocorrido no dia 9 de Dezembrio de 1976, na Encumeada.
Poderá alguém do IPMA actualizar aquele dado? Em 20 de Fevereiro de 2010, o Areeiro teve mais de 380 mm quando deixou de registar dados às 17h10...

Da publicação "Intensidade, duração e frequência da precipitação no Arquipélago da Madeira" de S.M.Rocha Faria e S.F.Godinho, fascículo XXIX d'O Clima de Portugal, do INMG, 1983,
identifico os seguintes valores notáveis da "Precipitação máxima em 24 horas", que apresento aqui como exemplos que ultrapassam o "Maior valor da precipitação em 24 h - 277,0 mm - Encumeada - 9/12/1976" indicado na página http://www.ipma.pt/opencms/pt/oclima/extremos.clima/index.jsp?page=extreme_md.xml (Extremos Climatológicos - Arquipélago da Madeira):

Arieiro (período analisado 1937-1980), coord. Lat.32º43'N / Long.16º55'W, altitude 1610m:
522,3 mm - Nov.1963
441,0 mm - Jan.1965
434,2 mm - Jun.1964
313,0 mm - Jan.1953
308,0 mm - Nov.1949
283,0 mm - Jan.1941

Ponta Delgada (período analisado 1951-1980), coord. Lat.32º49'N / Long.16º59'W, altitude 136m:
300,1 mm - Nov.1952

Queimadas (período analisado 1939-1979), coord. Lat.32º46'N / Long.16º54'W, altitude 860m:
455,0 mm - Mar.1943

Loural (período analisado 1946-1974), coord. Lat.32º46'N / Long.17º02'W, altitude 290m:
300,4 mm - Jan.1963

Naquela publicação do INMG também figura o valor indicado na página do IPMA:
Encumeada de S.Vicente (período analisado 1960-1980), coord. Lat.32º45'N / Long.17º01'W, altitude 950m:
277,0 mm - Dez. 1976.

Percebe-se daqui que talvez o valor na página do IPMA diga respeito apenas às datas posteriores a 1965. No entanto, para o continente, são indicados extremos com datas anteriores a 1966.

Mesmo os 380 mm referidos como acumulado incompleto do dia 20 de Fevereiro de 2010 é inferior aos quatro valores mais altos indicados acima. Não é provável que o valor efectivo do acumulado diário do dia 20/02/2010 fosse significativamente superior a 380 mm, uma vez que quando a estação deixou de registar já o período de precipitação da intempérie tinha praticamente terminado.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Gerofil e CptRena

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
IPMA: No olho do furacão (uma manhã com meteorologistas)

"A situação está muito complicada amanhã”. São 10h25 de quarta-feira e para Nuno Moreira isso é uma novidade. O chefe da divisão de Previsão Meteorológica, Vigilância e Serviços Espaciais do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acaba de entrar na sala e é rapidamente informado sobre o tempo que vai estar esta quinta-feira. As notícias parecem não ser animadoras para o público, mas deixam os meteorologistas entusiasmados.
Portugal vai ser atravessado por um sistema frontal que trará chuva forte até meio da tarde. Segue-se um período de aguaceiros e, mais para o fim do dia, outro sistema frontal atinge o território nacional. Ou seja, mais chuvas fortes.
É isto. E é isto mesmo que, quinze minutos depois, a meteorologista Sandra Correia vai dizer na videoconferência diária que os especialistas do IPMA têm com alguns elementos da Protecção Civil. Nuno Moreira precisa: entre quinta e sábado, no Minho e Douro Litoral, esperam-se 150 milímetros de chuva, um valor relativamente elevado que poderá motivar medidas preventivas da Protecção Civil. Mas isso é lá com eles. No IPMA, a acção escolhida foi para já a emissão de avisos amarelos, que podem tornar-se laranja mais tarde, caso a situação o justifique.
Eram 6h50 quando Paula Leitão notou a chegada do segundo sistema frontal. Olhando para os vários ecrãs de computador espalhados pela secretária, um leigo não veria mais do que um mapa da Península Ibérica coberto de manchas amarelas, laranjas e verdes que se deslocavam de norte para sul. Mas a meteorologista, já com quase onze horas de trabalho às costas, identificou nessas manchas um foco de atenção que até aí não existia. “Como é que eu escrevo isto?”, pergunta, de olhos postos no computador onde tem escritas as previsões do tempo para o dia. “Temos chuva, depois passa a aguaceiros e volta a chuva forte…”
De Deus e da matemática – Para quem está habituado a números, símbolos e mapas, lidar com as palavras pode ser difícil, sobretudo quando não se deve entrar em detalhes excessivos, sob o risco de os textos se tornarem incompreensíveis. “Às vezes percebemos o que vai acontecer, mas não conseguimos explicar. Só com um boneco e uma palestra de dez minutos” isso seria possível, ri-se Paula, que, às 7h20, quando os primeiros raios de sol estão a surgir, decide emitir os avisos amarelos e deixar definitivamente claro que há nuvens a aproximar-se no horizonte.

No instituto desde 1990, Paula Leitão ainda é do tempo em que poucos radares meteorológicos havia, imagens de satélite eram uma miragem e grande parte do trabalho fazia-se à mão. Hoje, na sala das previsões meteorológicas, o que salta logo à vista é um enorme video-wall de nove televisões onde há gráficos, mapas, imagens de satélite e de radar em constante movimento. Em 24 anos muita coisa mudou, os modelos usados melhoraram significativamente e até já é um programa informático que prevê as temperaturas, mas as falhas não se podem evitar.
Não há modelo matemático nenhum que consiga prever a natureza. É preciso fazer aproximações. Modelar a natureza é uma obra para Deus, não é para os matemáticos”, diz a meteorologista.
E, por isso, “há uma boa receptividade, as pessoas acham que fazemos um bom trabalho”, considera Ângela Lourenço, que às 7h50 já está a ouvir de Paula as conclusões do trabalho da noite e prepara-se para assumir o controlo a partir daí. “Há uma tentativa de eficiência: os colegas alertam para os pontos com os quais nos devemos preocupar. Temos de ser selectivos”, diz. Esta quarta-feira, devido às previsões para quinta, que são actualizadas ao longo do dia, o mais crítico era a precipitação, o vento e a agitação marítima.

Está lá? É do tempo? – A sala que o centro operacional de previsão de tempo ocupa fica no segundo andar do edifício-sede do IPMA, no aeroporto de Lisboa. Além da equipa responsável pela meteorologia em Portugal Continental e na Madeira (os Açores têm um departamento próprio), no espaço trabalham também meteorologistas especializados na previsão aeronáutica e observadores – a estes compete interpretar dados recebidos das estações meteorológicas espalhadas pelo país e perceber se estas estão a trabalhar normalmente ou se há anomalias.
A partir das 8h, quando entra o turno do dia, a principal prioridade é preparar a videoconferência com a Protecção Civil, que ocorre todos os dias às 10h40. Depois de o sossego da madrugada ser perturbado momentaneamente enquanto as equipas que saem e entram falam entre si, o silêncio regressa à sala e Sandra Correia lança-se à criação de uma apresentação de PowerPoint. Tem mais ou menos duas horas e meia para preparar um conjunto de cinco ou seis diapositivos. Parece fácil, mas envolve ler e reler mapas, ler e reler observações, ler e reler gráficos. E, por vezes, atender telefones.
Nunca nos podemos esquecer de uma coisa: somos serviço público. Quem nos paga são os portugueses, trabalhamos para os portugueses”, refere Ângela Lourenço, que se encarrega da conversa para não perturbar Sandra. E encarrega-se também de atender o telefone aos jornalistas e outras pessoas que ligam para saber como vai estar o tempo.
Há uns anos, os meteorologistas não recebiam chamadas a perguntar pelo estado do tempo, mas isso mudou e agora é normal o telefone tocar. Ligam jornalistas e produtores de cinema e televisão, mas, para Ângela, “a senhora que quer estender a roupa também tem direito”. E, porque essa senhora poderá não ter acesso à internet, – onde o estado do tempo é permanentemente actualizado –, existe um serviço, que talvez muitos desconheçam, de teletempo. É o 760 786 774, custa sessenta cêntimos mais IVA e, através de um sistema automático, informa quem liga sobre a meteorologia para todo o continente e ilhas. Antigamente, quem telefonava podia escolher sobre que região queria informações, mas os cortes financeiros tornaram o serviço apenas nacional.

O mundo no laboratório, o laboratório no mundo – Em nome da eficiência financeira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera foi criado, em Março de 2012, pela fusão de uma série de outros institutos públicos das áreas do mar e pescas, geologia marinha e projectos de investigação em transportes marítimos. E também pela inclusão dos serviços do Instituto de Meteorologia, que sempre ocupou as instalações do aeroporto de Lisboa e onde chegaram a trabalhar centenas de pessoas na vigilância meteorológica e sismológica.
“Até relojoeiro havia”, diz Joana Sanches, meteorologista que se ocupou durante a noite das previsões para o estado do mar, enquanto faz a visita guiada ao segundo andar. Chegada ao instituto em 2005, Joana já não conheceu o relojoeiro, que trabalhava para que todos os relógios estivessem sincronizados com os da Organização Meteorológica Mundial, a entidade “extremamente rigorosa” que tem como missão “coordenar todos os países para seguirem os mesmos procedimentos” no que à meteorologia diz respeito.

Com a criação do IPMA, “houve uma grande remodelação” não só nas estruturas da entidade como na própria disposição dos andares e das pessoas, conta Joana. Ao mesmo tempo, lembra Ângela, o número de procedimentos automatizados aumentou “e isso é bom”, mas há muito mais informação para processar – e “o equilíbrio [do número] de pessoas necessário não é fácil de encontrar”.
Quando vai ao baú das memórias dos quase vinte anos que já leva no instituto, Ângela separa os momentos marcantes entre aqueles que afectaram o público e aqueles que só a entusiasmaram enquanto cientista. “Tenho de estar permanentemente a estudar, não só de me actualizar, mas de estudar, de aprender”. Para a sua história pessoal ficam os episódios dos temporais do Outono de 1997 (escassos meses depois de ter começado a trabalhar ali), as ondas de calor e os incêndios de 2003 e 2005 e o temporal da Madeira em 2010.
Todos os episódios com vítimas mortais são os que mais nos marcam. Um dos grandes problemas da meteorologia é que não conseguimos simular em laboratório o fenómeno no seu conjunto, só em partes. Por isso, os fenómenos são o laboratório”, afirma.
Ainda há pouco tempo, uma das situações com que os especialistas do IPMA tiveram de lidar foi a inundação de algumas zonas de Lisboa, por duas ocasiões. “Foi uma situação complicada”, admite Ângela Lourenço, que destaca frequentemente que a missão do instituto é promover a “salvaguarda de vidas e bens”. Neste caso específico, todos foram apanhados de surpresa. “Os fenómenos meteorológicos de escala inferior a dez quilómetros são muito difíceis de captar” antes de ocorrerem, remata.

À espera da chuva – Notar-se-ia na voz de Sandra Correia um certo tom de nervosismo? Seja como for, a videoconferência acabou e a Protecção Civil já sabe que se aproxima mau tempo. Com base nessa informação, esta entidade emite um comunicado de “aviso à população” onde se deixam alguns conselhos para lidar com o tempo adverso.
Agora, compete aos meteorologistas de serviço saber se as previsões se confirmam exactamente como esperam. Para já, esta quinta-feira está a ser, de facto, chuvosa. Se se confirma a gravidade esperada, só as observações o dirão.
10h55. Apagam-se as luzes na sala da videoconferência. No centro operacional de previsão do tempo, é altura de monitorizar o avanço das frentes frias e da nebulosidade. Depois da azáfama da preparação do PowerPoint, a calma parece ter regressado à sala. Sandra regressa aos seus afazeres, Ângela vai ajudá-la. Mas, entre as equipas de previsão meteorológica do IPMA, os tempos mortos não existem. Toca o telefone: uma estação de televisão chegará às 11h30 para saber as últimas. E um novo rebuliço se levanta.

João Pedro Pincha

OBSERVADOR
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
“Há técnicos que falam sobre o tempo na TV e não são meteorologistas”:

Muito já se teclou sobre isso no fórum.

Como exemplo, a Alba também fala sobre o tempo (no portal da AEMET) e não é meteorologista.

Realisticamente, só é necessário um meteorologista a falar na TV quando há eventos de gravidade muito elevada.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Muito já se teclou sobre isso no fórum. Como exemplo, a Alba também fala sobre o tempo (no portal da AEMET) e não é meteorologista. Realisticamente, só é necessário um meteorologista a falar na TV quando há eventos de gravidade muito elevada.

Não é agora o momento nem é este o tópico adequado para fazer essa discussão. Haja bom senso.