Corrente do Golfo

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Caros amigos, hoje saiu um artigo acerca de um estudo da corrente do golfo, e não é que ela desceu 30% na sua potência.... :w00t:

Bem cada vez mais acredito que os dados já foram lançados e que agora é esperar pelo frio, e talvez adquirir uns m2 de terreno no Nordeste Brasileiro ou em África.

http://www.newscientist.com/article.ns?id=dn8398

PS: Isto hoje e amanhã vai ser bonito, vamos andar com agua pelos tornezelos.
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Pedro Canelas disse:
Boa tarde,

Esta situação poderá se sentir já neste inverno???

Abraço
Penso que não, mas uma coisa é certa está mais que provado que as mudanças repentinas existem, isto é, num curto espaço de tempo que segundo tenho lido pode ser de apenas 10 anos ou mesmo menos.

A nossa era é muito especial e é pena que não se tomem medidas preventitas destas situações.

Esta noticia deveria ser levemente divulgada em noticiarios, afim de ir preparando as mente menos abertas........ :cool:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Já a algum tempo que se vê que a corrente do golfo tem andado a perder força, principalmente este ano. Acho que caminhamos para um periodo de invernos mais frios que começou com o do ano passado e vai continuar com este. A ver se os meios de comunicação começam a tratar um pouco mais deste tema que também está ligado ao aquecimento global.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Fil disse:
Já a algum tempo que se vê que a corrente do golfo tem andado a perder força, principalmente este ano. Acho que caminhamos para um periodo de invernos mais frios que começou com o do ano passado e vai continuar com este. A ver se os meios de comunicação começam a tratar um pouco mais deste tema que também está ligado ao aquecimento global.

Esperemos que uma temperatura mais fria no oceano não faça com que o Anticiclone dos Açores se torne mais potente e maior...
 
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
57
Local
Arruda dos Vinhos
Boas!
o clima é hoje um assunto muito mediático!
qualquer coisa que encha uma página de jornal ou faça durar mais alguns minutos um telejornal vale a pena... nem que seja uma treta!
Se tiverem um ataque de lucidez lembrar-se-ão que a temperatura média global até tem vindo a aumentar. Estudos sobre a corrente do golfo sobre o seu abrandamento são reais... agora parar rapidamente ou a curto espaço de tempo... já imaginaram a inércia que um sistema destes tem? Calculem a sua massa e depis façam contas!
Prudência! Filtrem aquilo que lêm ou ouvem!
 
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
57
Local
Arruda dos Vinhos
Acho que isto é a parte mais importante do artigo:
"Harry Bryden at the National Oceanography Centre in Southampton, UK, whose group carried out the analysis, says he is not yet sure if the change is temporary or signals a long-term trend. "We don’t want to say the circulation will shut down," he told "
 

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Minho disse:
Esperemos que uma temperatura mais fria no oceano não faça com que o Anticiclone dos Açores se torne mais potente e maior...

Pois, se calhar o abrandamento da força da corrente do Golfo, seja variável e nos anos em que abranda o Anticiclone dos Açores é mais forte e em Portugal tem-se um ano seco, nos anos em que a força da corrente do Golfo recupera, o Anticiclone é mais fraco e Portugal tem um ano húmido. è uma teoria com uma certa lógica, o dificil é arranjar provas, pois não há pesquisas continuas de escala Atlântica que consigam comprovar todas as teorias que vão surgindo (penso eu de que...)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Lord_Of_The_Weather disse:
Acho que isto é a parte mais importante do artigo:
"Harry Bryden at the National Oceanography Centre in Southampton, UK, whose group carried out the analysis, says he is not yet sure if the change is temporary or signals a long-term trend. "We don’t want to say the circulation will shut down," he told "

Concordo plenamente. A acontecer alguma coisa à corrente do Golfo será ela desviar-se. Parar, nunca há-de parar. É o mesmo que construíssemos uma gigantesca barragem no estuário do Tejo. Certamente que o rio Tejo não ia ficar congelado e parado por milagre da natureza. Ou bem passava por cima da barragem, ou "encontraria" caminhos alternativos sempre obdecendo á lei da gravidade. O mesmo se passa com a Corrente do Golfo. Acho que quando falam no "shutdown" da corrente devem estar a referir-se a ela desaparecer tal como a conhecemos hoje. Daí o artigo referir que a circulação não irá parar.
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
Pois, se calhar o abrandamento da força da corrente do Golfo, seja variável e nos anos em que abranda o Anticiclone dos Açores é mais forte e em Portugal tem-se um ano seco, nos anos em que a força da corrente do Golfo recupera, o Anticiclone é mais fraco e Portugal tem um ano húmido. è uma teoria com uma certa lógica, o dificil é arranjar provas, pois não há pesquisas continuas de escala Atlântica que consigam comprovar todas as teorias que vão surgindo (penso eu de que...)

Antes demais gostaria de referir que esta questão ainda está a ser observada e não nos podemos basear num só estudo. :confused:
Antes demias a actividade do atlântico está mais relacionada com a Oscilação do atlântico norte e com a circulação do jetstream polar, entre outros factores, o que gera ou não a actividade do atlântico. No caso da corrente do golfo abrandar, poderá levar a um arrefecimento dos países da europa ocidental, visto que as suas águas quentes não chegariam tanto a norte e com a intensidade suficiente. outro factor a ter em conta para que esta situação seja possivel de acontecer é o facto das calotes polares estarem a diminuir a um ritmo 10 vezes superior ao normal nos últimos 50 anos.
Esta situação de mais água doce no atlântico irá travar o fluxo da corrente, já que a baixa salinização faz com que as águas fiquem mais frias e consecutivamente menos geradoras de instabilidade. Mas isto não abrandaria o aquecimento global, já que esta situação teria mais impacto ao nivel regional.
:)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O site da National Geographic anunciou a descoberta de uma gigantesca nascente de água termal no Oceano Indico que chega a atingir 400ºC e liberta uma energia de 100.000 MW! Como dizem no artigo: It's like an atom bomb down there.
Aconselho uma leitura atenta do artigo.

De facto, o aquecimento global está muito mal estudado e atirar as culpas todas ao homem penso que é atirar areia aos olhos... Cada vez estou mais convencido que o sol e os vulcões marinhos têm um importante papel em todo este processo.

Abraço
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Se aproveitassem essa geo-energia é que era bom! :surprise:
Mas vindo dos americanos não me supreende que defendam que é são causas natuirais e não eles (USA) que contribuiem é como atirar areia para os olhos..... não me convence o artigo! ;) :angry:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Seringador disse:
Mas vindo dos americanos não me supreende que defendam que é são causas natuirais e não eles (USA) que contribuiem é como atirar areia para os olhos..... não me convence o artigo! ;) :angry:


Faço minhas estas palavras, concordo em pleno. Americanos, nem vê-los!!! :disgust:
 
Última edição: