Mário Barros
Furacão
Acho que promete mais chuva bem estes elevados indices de pluviosidade poderão ate estar ligados a essa quebra na corrente, será? que pensam disso?
Pois eu concordo plenamente contigo...
Acho que promete mais chuva bem estes elevados indices de pluviosidade poderão ate estar ligados a essa quebra na corrente, será? que pensam disso?
Sou um leigo na matéria, mas do que tenho lido a quebra da corrente do Golfo, terá efeitos muito muito nefastos, poderá levar a que de um momento para o outro passemos a ter clima glaciar.
Desculpem se estou para aqui a dizer algum disparate mas é o que já lí
Só um pequeno promenor, que pode fazer a diferença... a interupção da corrente foi temporária-15 dias-, e nada nos garante que já não tenha ocorrido noutros anos com condições idênticas (e sem ter influênciado de forma tão drástica), faltam dados de anos anteriores para podermos afirmar uma ou outra situação.
O oceano Atlântico este ano estava mais frio a Oeste, (zona do golfo do México) que resultou por exemplo de menos furacões de menor intensidade perto da costa americana. A corrente do golfo começa ali, menos temperatura no golfo, menos temperatura da água a sair em direcção à Europa do Norte... mas isto até poderá ser vulgar em alguns anos.
Há anos em que as águas do golfo estão mais quentes e os furacões são mais frequentes e anos de o oposto. Este poderá ser um desses anos, águas mais frias, corrente mais fraca...
A corrente é monetorizada desde da decada de 60, se a memoria não me atraiçoa. Portanto essa hipotese do podia já ter acontecido não é válida. Quanto ao nino e nina, bem sinceramente tem tanta valida dizer que tem influência, como dizer ao contrário. Sinceramente não acredito muito na sua influência, para além disso estamos numa situação mais neutral do que outra coisa. O que se passa aqui é mais importante do que a maioria verifica, a capacidade de progressão das isos negativas em pleno atlântico é fantasticas.
Uma outra situação que tem directamente a ver com a diminuição da corrente é o estado das SST no norte da Islândia, simplesmente gelado, comparem temperaturas e vão ver a iso 5 este inverno baixar as Faroe com alguma facilidade, e se isso se verificar
Anomalias da STT em 2 dezembro 2006....Que tal??????
Alex, por muitos dados que coloques, só te digo, espera, mas não esperes sentado, pq aquelas temperaturas na Islândia, não são normais. Esse SST está cheio de erros, olha pra banquisa e verifica uma serie deles. Dá tempo para o sistema acabar de trabalhar e verás o que vai suceder , ou achas que é normal a corrente quebrar naquela zona?
Eu nao acho normal a corrente quebrar naquela zona...mas tambem nao acho normal o mapa das SST ( podem ter erros, e quem diz que os mapas que colocas aqui também nao tem erros??? Vendo por este ponto de vista tudo tem erros....), nem as temperaturas altas pela europa, nem quer o sea ice extent nem a sua concentracao...Ou também vais dizer que os dados estao mal??
Acho que a primavera fora de epoca na Europa tem a ver com esse corte na corrente (isto é uma suposição).É que já estamos em Dezembro e ainda nem em Moscovo nevou é estranho não ??
Quanto digo que o mapa das SST tem erros, faço em relação a esses amarelos que aparecem em plena banquisa, tanto no artico como no antartico. Quanto aos erros dos graficos das correntes, espero que não passa tudo de erros, pq se aquilo for verdade
Alex!
Esses mapas também podem estar mal, além disso a recuperação da cobertura de gelo em Novembro, após o mínimo fistórico de concentração de gelo em Set.2006, foi surpreendente e há muito tempo que não se via uma recuperação tão rápida e fulminante
Além disso é sempre melhor esperar e depois ver do que opinar ou prever
Para isso todos os mapas que se colocam aqui podem estar mal....e assim , passamos só a discutir qual a temperatura em Lisboa ou porto e se chove ou nao...e essa mesmo assim pode estar mal, porque os termometros também nao sao fiaveis