Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

Segundo o presidente do CIVISA, os sismos não diminuíram de profundidade, sugerindo uma ascensão do magma. O que aconteceu foi sete sismos na Ponta dos Rosais, a menor profundidade, mas que podem nada ter a ver com os outros focos. Nesses focos continua tudo como antes, apenas com menos sismos, mas à mesma profundidade.

Curioso que o início desta crise começou com sismos também menos profundos, na zona central da ilha, mas depois ficou tudo mais para baixo.

Notícia das 21h12 de ontem:

As antenas do CIVISA colocadas na ilha para captar, em sítios pontuais, "imagens com maior resolução" do que a captadas por satélite "corroboram a deformação na parte central da ilha", indicou o responsável.

Muito importante este parágrafo, existe mesmo deformação verificada no local.

Sim, foi precisamente isso que fez com que passasse a V4.

Validaram as imagens do sentinel, logo no dia a seguir.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A verdade e, entrando em especulação e futurologia, essa deformação poderá muito bem ser a nova orografia da ilha.

A intrusão poderá cessar e ficar como está.

Pode pausar por uns tempos, (meses) e recomeçar uma nova injeção de magma.

Caso, por algum motivo a erupção aconteça no fundo do canal a -2km (SML), há a probabilidade de nem darmos conta de alguma erupção.

As antenas do CIVISA colocadas na ilha para captar, em sítios pontuais, "imagens com maior resolução" do que a captadas por satélite "corroboram a deformação na parte central da ilha", indicou o responsável.

Muito importante este parágrafo, existe mesmo deformação verificada no local.

Só falta saber se houve alguma evolução do uplift.

O que entendo da notícia é que existiu evolução.

Da primeira vez que passou o satélite não acredito que nessa altura já tivessem algum equipamento montado.

Qual a data da notícia?
Li há dias uma notícia igual, poucos dias após o V4, se não me falha a memória, 2 dias depois penso eu! Na RTP

Qual a data da notícia?
Li há dias uma notícia igual, poucos dias após o V4, se não me falha a memória, 2 dias depois penso eu! Na RTP

A noticia é de hoje e refere-se ao briefing diário de hoje.

Era tudo mais fácil se toda a informação estivesse disponibilizada no site do Civisa.

Por acaso, é um ponto que a PC tem que trabalhar…
A verdade é que as canárias está a anos luz de nós nesse aspecto!

Ainda esta semana a RTVC fez uma animação 3D dos sismos de São Jorge via Twitter.

Aqui, colocam um print do CIVISA

Pois fica a dúvida se realmente a deformação é baseada ainda na passagem do Sentinel (passo hoje novamente), ou se foi verificada in loco pelos instrumentos do CIVISA.

Dai que faria todo o sentido esta e outras informações estarem disponibilizadas no site do CIVISA. Mas pedir isto, quando nem a profundidade dos eventos fornecem, é certamente pedir demais.

Penso que confirmaram a deformação mostrada pelo Sentinel, mas que não houve mais deformação entretanto. Hoje o Sentinel deve fazer uma imagem nova, certo? Já passaram 6 dias desde a última.

É este o vídeo @lserpa ? Aqui fica:

Esse mesmo!

Será que o nosso amigo se esqueceu de alguma coisa no trabalho?

0e22230eeee8d7c5bde9c09067323bc5.png

Será que o nosso amigo se esqueceu de alguma coisa no trabalho?

0e22230eeee8d7c5bde9c09067323bc5.png

Estava mesmo a pensar no mesmo ...

Hoje é Sábado ...

Poderá ter sido outro tipo de ruído humano?

Ou o homem também faz um biscate ou outro ao Sábado?

Que é um registo curioso lá isso é ...

Não sei se já conhecem este canal e o trabalho do Pedro Suárez. Era excelente fazer estas visualizações nos Açores.

Deixo aqui a sismicidade de El Hierro, antes e depois da erupção, e também a de La Palma, para comparar com São Jorge. (A de El Hierro já tinha sido partilhada, mas apenas em imagem fixa)

Nos dois casos, e também em São Jorge, os sismos ficam concentrados a uma profundidade de cerca de 10-15km até começarem a ascender. Essa ascensão ocorreu rapidamente e pouco antes da erupção, no caso de El Hierro, e mais prolongadamente, no caso de La Palma. Curioso notar a relocalização dos focos sísmicos, depois da erupção iniciar, mas para profundidades maiores, ou em duas profundidades distintas em simultâneo.

El Hierro:

La Palma (até 2 de Dezembro de 2021):