Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

A profundidade será uma incógnita, estava na esperança de conseguir a verificar no site do IPMA, mas aparece como sendo 0, o que parece ser obviamente errado.

0f3bb742405fbb8739f5c66a8028cc74.jpg

d46c16ef610049cc52e8f653019d34c8.png

100251e1e15fc7b7982ae4eaae5ed8f5.png

Sismo mais enérgico de dia 5. Se não soubesse que era híbrido, passava-me completamente ao lado!

@fablept foram os dois na mesma hora, certo? Apenas com uns minutos de diferença? 21:23 e outro ás 21:28~
O das 21:28 não ficou no Registo do IPMA, apesar de certamente ter sido sentido. Pena… estava mesmo na esperança de observar a profundidade.

O CIVISA, deu uma não resposta à jornalista da RTPA com uma pintarola do caraças… “é mais difícil de determinar”… e ficou-se por aí.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A profundidade será uma incógnita, estava na esperança de conseguir a verificar no site do IPMA, mas aparece como sendo 0, o que parece ser obviamente errado.

0f3bb742405fbb8739f5c66a8028cc74.jpg

d46c16ef610049cc52e8f653019d34c8.png

100251e1e15fc7b7982ae4eaae5ed8f5.png

Sismo mais enérgico de dia 5. Se não soubesse que era híbrido, passava-me completamente ao lado!

@fablept foram os dois na mesma hora, certo? Apenas com uns minutos de diferença? 21:23 e outro ás 21:28~
O das 21:28 não ficou no Registo do IPMA, apesar de certamente ter sido sentido. Pena… estava mesmo na esperança de observar a profundidade.

O CIVISA, deu uma não resposta à jornalista da RTPA com uma pintarola do caraças… “é mais difícil de determinar”… e ficou-se por aí.

Os dois sismos híbridos foram com minutos de diferença, a localização do evento 21:23 foi mais a norte das Velas. A profundidade a 0 pode ser 1 erro por não conseguiram calcular correctamente a profundidade.

Deixo aqui duas imagens a explicar o mecanismo dos diferentes tipos de sismos vulcânicos
Screenshot_7.webp

Screenshot_8.webp

Fonte: https://gfzpublic.gfz-potsdam.de/rest/items/item_43224_6/component/file_56178/content

Até agora, só tenho visto do tipo VTA em São Jorge, VTB´s já vi em 2005 na estação sísmica da Lagoa do Fogo (fluídos hidrotermais?).

Os dois sismos híbridos foram com minutos de diferença, a localização do evento 21:23 foi mais a norte das Velas. A profundidade a 0 pode ser 1 erro por não conseguiram calcular correctamente a profundidade.

Deixo aqui duas imagens a explicar o mecanismo dos diferentes tipos de sismos vulcânicos
Ver anexo 1400

Ver anexo 1402
Fonte: https://gfzpublic.gfz-potsdam.de/rest/items/item_43224_6/component/file_56178/content

Até agora, só tenho visto do tipo VTA em São Jorge, VTB´s já vi em 2005 na estação sísmica da Lagoa do Fogo (fluídos hidrotermais?).

Ok, sendo assim, o tremor vulcânico é em profundidade. Sendo uma assinatura de tremor vulcânico tipo A.

Alguma forma em particular para os distinguir visualmente (A e B).

Se bem que nos B, já deverá ser detectável alterações geoquimicas no solo e consequentemente no ar, nos locais de desgaseificação, não?

Mas essa é uma onda electromagnética e não uma onda física. Agora se isso influencia de algum modo os instrumentos de medição não sei...
Electromagnética é a combinação eléctrica (instrumentos de medição) e magnética (magma com minerais ferromagnesianos). Alguma influência há-de ter na medição. Já para não falar nas emissões solares...

Aqui fica a atualização do CIVISA das 10:00.

Ao longo do dia de ontem, 6 de abril, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 235 eventos (dois dos quais sentidos), tendo a atividade sísmica diminuído ligeiramente em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 95 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Sismos sentidos na ilha de São Jorge (Ponto de situação, 07-04-2022, 10:00)

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que atividade sísmica que se tem vindo a registar desde as 16:05 (hora local = UTC-1) do dia 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, mais concretamente ao longo de uma faixa com direção WNW-ESE, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, continua acima do normal.

O sismo mais energético ocorreu no dia 29 de março, às 21:56 (hora local = UTC) e teve magnitude 3,8 (Richter).

Até ao momento foram identificados cerca de 233 sismos sentidos pela população. Desde as 22:00 do dia 6 de abril às 10:00 do dia 7 de abril, foram sentidos 4 sismos:
Dia
Hora (local)
Mag.
Freguesia
06/abr​
22:59​
2,4​
1 km ESE Beira
IV​
Velas, Santo Amaro e Rosais (Velas, S. Jorge)
07/abr​
00:37​
2,2​
1 km ENE Santo Amaro
III/IV​
Velas e Santo Amaro (Velas, S. Jorge)
07/abr​
01:07​
1,8​
7 km NNW Rosais
II​
Calheta (Calheta, S. Jorge)
07/abr​
06:13​
1,9​
1 km E Santo Amaro
III​
Rosais (Velas, S. Jorge)

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

Centro de Operações de Emergência
CIVISA

Ok, sendo assim, o tremor vulcânico é em profundidade. Sendo uma assinatura de tremor vulcânico tipo A.

Alguma forma em particular para os distinguir visualmente (A e B).

Se bem que nos B, já deverá ser detectável alterações geoquimicas no solo e consequentemente no ar, nos locais de desgaseificação, não?

A grande diferença entre os sismos do tipo A e B está na frequência.
Tipo A - sismos de alta frequência >5Hz.
Sismos B - frequência mais baixa.
Visualmente num plot é praticamente impossível de distinguir, só mesmo com análise ao sismograma.

Em teoria com os sismos do tipo B, mais próximos da superfície, poderá ser detectável algumas alterações geoquímicas, mas o volume do magma e a sua profundidade, deverá ter grande impacto se é possível detectar ou não essas alterações.

Deixo aqui um vídeo tutorial básico (como os registos híbridos diferenciam-se de sismos dito normais), para quem quiser analisar um pouco a sismicidade desta crise..

Seisgram2K (JAVA)

Para não criar muito offtopic, se quiserem cria-se um tópico e discute-se a utilização do Seisgram2K.

Mas essa é uma onda electromagnética e não uma onda física. Agora se isso influencia de algum modo os instrumentos de medição não sei...
Tens razão, deve ser apenas uma coincidência.. Sendo ondas eletromagnéticas, não necessitam de um meio para se propagarem. Se fossem ondas mecânicas, aí sim, o magma propagaria a onda até à superfície.

O contrário é que parece ter alguma relação, que é durante um grande terramoto e ocorrerem variações na frequência da Ressonância de Schumann. https://www.ijcrr.com/uploads/1777_pdf.pdf

Interessante. Gostava de poder identificar esses dois eventos no sismograma. Hoje deve ser um dia bem calmo. Talvez o com menos sismos desde o início da crise. Ver como evolui até ao final do dia.
Também estou a achar que sim... Bastante mais calmo.

Uma equipa do INVOLCAN foi hoje para São Jorge. Fica até 28 de Abril.

Notícia:

Fico muito contente com isto.

Há uns dias atrás era para comentar uma coisa mas optei por não dizer nada para não alimentar polémicas que nestas crises abundam, e parece que fiz bem.
Quando o INVOLCAN fez uma espécie de estimativa do volume da intrusão de magma baseada em dados satélite, bastante falível, e acho que isso é consensual, pareceu-me ver a seguir num comunicado do CIVISA alguma irritação com isso quando os jornalistas começaram a falar disso.
E pensei na altura que se ficavam irritados era um erro, que pelo contrário, deviam até convidar uma equipa das Canárias para ajudar. Eles até há uns bons anos atrás andaram um bocado aos papeis e depois aprenderam e evoluíram muito, tal como nos Açores se vai aprender e evoluir bastante com esta presente crise.

Mas afinal estava enganado e vejo que fizeram mesmo o que eu pensava ser o correto.

Aqui fica o comunicado do CIVISA das 22:00

Ao longo do dia de ontem, 6 de abril, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 235 eventos (dois dos quais sentidos), tendo a atividade sísmica diminuído ligeiramente em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 22:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 147 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Sismos sentidos na ilha de São Jorge (Ponto de situação, 07-04-2022, 22:00)

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que atividade sísmica que se tem vindo a registar desde as 16:05 (hora local = UTC-1) do dia 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, mais concretamente ao longo de uma faixa com direção WNW-ESE, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, continua acima do normal.
O sismo mais energético ocorreu no dia 29 de março, às 21:56 (hora local = UTC) e teve magnitude 3,8 (Richter).
Até ao momento foram identificados cerca de 235 sismos sentidos pela população. Desde as 10:00 às 22:00 do dia 7 de abril, foram sentidos 2 sismos:
Dia
Hora (local)
Mag.
Freguesia
07/abr​
11:11​
1,8​
1 km SE Santo Amaro
III​
Velas (Velas, S. Jorge)
07/abr​
15:28​
2,1​
1 km NE Santo Amaro
III​
Santo Amaro (Velas, S. Jorge)
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes

IVAR/CIVISA

Mais uma atualização da situação por parte do CIVISA

Ao longo do dia de ontem, 7 de abril, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 156 eventos (seis dos quais sentidos), tendo a atividade sísmica diminuído em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 114 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Sismos sentidos na ilha de São Jorge (Ponto de situação, 08-04-2022, 10:00)

Até ao momento foram identificados cerca de 237 sismos sentidos pela população. Desde as 22:00 do dia 7 de abril às 10:00 do dia 8 de abril, foram sentidos 2 sismos:

Dia
Hora (local)
Mag.
Freguesia
07/abr​
22:33​
2,1​
1 km SSE Beira
III​
Urzelina e Santo Amaro (Velas, S. Jorge)
08/abr​
01:47​
1,8​
5 km NE Rosais
III​
Santo Amaro (Velas, S.Jorge)

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

Centro de Operações de Emergência
CIVISA