Peço desculpa pelo off topic
@fablept há possibilidade de acompanhar as outras estações sísmicas da região, como temos com a ROSE em S. Jorge ou uma outra em S. Miguel (que não me recordo o nome agora)?
Actualmente nos Açores só temos acesso à estação ROSA (Rosais, São Jorge - IPMA) e CMLA (Chã da Macela, São Miguel)..podes consultar no link que o
@lserpa enviou. Se um dia a zona central de São Miguel começar a tremelicar, coloco online um plot semelhante ao de São Jorge.
Fonte:
https://ds.iris.edu/SeismiQuery/station.htm
A estação sísmica no Faial (Instituto Dom Luiz), não partilha dados desde 2004. Deve estar desactiva.
Há uma estação sísmica nas Flores que pertence à CTBTO (deteção de explosões nucleares), mas acho que não partilha dados.
Isto utilizando os serviços da IRIS, desconheço se as redes sísmicas portuguesas tem outra forma de partilhar dados. O grande objectivo da IRIS é que institutos/organizações/etc espalhados pelo mundo possam aceder de forma rápida a dados sísmicos de grandes eventos, por isso não existe dados abertos de muitas estações sísmicas nos Açores, pois não há grande necessidade.
Pessoalmente tenho planos para instalar um sismometro nas Sete Cidades (São Miguel), mas até agora o local que tenho disponibilidade para instalar, deve estar recheado com pedra pomes (parece que está oco), não consigo registar nada de jeito na área.
@algarvio1980 disse no outro dia a actividade sísmica começou a ter características vulcânicas a partir do dia 4, e apesar de naqueles dias ter ocorrido alguns sinais vulcânicos, nas últimas semanas tem sido muito raros.. mas actividade sísmica continua, e aparenta estar a continuar a "acumular", mas de forma muito mais lenta..
Edit:
Às 20:34 aparenta ter sido mais um sismo híbrido