Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

Update das 22 horas de ontem

Ao longo do dia de ontem, 27 de maio, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 93 eventos, tendo a atividade sísmica diminuído em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 22:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 132 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Fontes

IVAR/CIVISA
 
Update das 10 horas



Ao longo do dia de ontem, 29 de maio, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 118 eventos, estando a atividade sísmica estacionária em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 23 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Sismo sentido na ilha de São Jorge



O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 13:53 (hora local = hora UTC), do dia 30 de maio foi registado um evento com magnitude 2,1 (Richter) e epicentro a cerca de 0,5 km a SSW de Beira, ilha de S. Jorge.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na freguesia de Santo Amaro (concelho de Velas, ilha de S. Jorge).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.







Centro de Operações de Emergência

CIVISA
 
Update das 22 horas

Ao longo do dia de ontem, 29 de maio, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 118 eventos, estando a atividade sísmica estacionária em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 22:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 34 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Fontes

IVAR/CIVISA
 
Update das 10 horas de hoje

Ao longo do dia de ontem, 30 de maio, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 37 eventos (um dos quais sentido), tendo a atividade sísmica diminuído em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 36 eventos. Devido às condições meteorológicas verificadas no dia de ontem, o número de sismos registados pode não corresponder ao número real de sismos ocorridos A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Sismo sentido na ilha de São Jorge



O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 10:44 (hora local = hora UTC), do dia 31 de maio foi registado um evento com magnitude 2,1 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a N de Santo Amaro, ilha de S. Jorge.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Santo Amaro (concelho de Velas, ilha de S. Jorge).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.






Centro de Operações de Emergência
CIVISA
 
Pode-se dizer que a atividade está bastante estável!
Surge agora novo swarm muito interessante la para os lados da Terceira.
Abordarei no tópico Sismos Portugal.
 
Como o @lserpa referiu a situação permanece estável apesar dos sismos permanecerem durante todo este tempo.

Incrível a duração no tempo desta crise sismo-vulcânica.

Vamos ver qual será o desfecho da mesma.

Novo Update das 10 horas

Ao longo do dia de ontem, 31 de maio, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 89 eventos (um dos quais sentido), tendo a atividade sísmica aumentado em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 53 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Fontes

IVAR/CIVISA
 
Deixo aqui os gráficos actualizados, do número de registos diários e da relação vento/sismos. Continua a ser evidente a mesma. Em relação à crise no geral, parece-me que ela está a querer perder o protagonismo, mas é cedo para concluir seja o que for.

Quando a relação sismos/vento começar a desaparecer, será sinal de fim de crise. Ou seja, quando os sismos forem poucos, mesmo com tempo ameno. Também dá para saber o estado do tempo com base no número de sismos. :)

sismosvsvento2.webp


crisesismica.webp
 
também dá para saber o estado do tempo com base no número de sismos.

:lol: inesperada ferramenta de observação meteorológica...

Agora a sério, a apreciação da actividade sísmica diária que o CIVISA faz nos "update", actividade estacionária, inferior ou superior em relação ao dia anterior, já vem filtrada desta clara influência do vento na detecção dos sismos fracos ou é uma apreciação em bruto?

E ainda: há algum relatório periódico que se refira à energia total libertada nos sismos diários? Não seria esta, como já sugeri, uma forma de monitorização mais realista do que a simples contagem de sismos?
 
Update das 10 horas

Ao longo do dia de ontem, 1 de junho, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 118 eventos, tendo a atividade sísmica aumentado em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 72 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Sismo sentido na ilha de São Jorge



O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 13:35 (hora local = hora UTC), do dia 2 de junho foi registado um evento com magnitude 2,4 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a WSW de Beira, ilha de S. Jorge.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Santo Amaro (concelho de Velas, ilha de S. Jorge).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.






Centro de Operações de Emergência
CIVISA
 
:lol: inesperada ferramenta de observação meteorológica...

Agora a sério, a apreciação da actividade sísmica diária que o CIVISA faz nos "update", actividade estacionária, inferior ou superior em relação ao dia anterior, já vem filtrada desta clara influência do vento na detecção dos sismos fracos ou é uma apreciação em bruto?

E ainda: há algum relatório periódico que se refira à energia total libertada nos sismos diários? Não seria esta, como já sugeri, uma forma de monitorização mais realista do que a simples contagem de sismos?

O CIVISA refere de vez em quando que devido às meteorologia, o número de sismos registados deverá ser inferior.
Tem grande impacto em estações mais distantes, principalmente em sismos de baixa magnitude e a maiores profundidades mas o CIVISA tem estações muito próximas da zona epicentral.

Sobre a energia libertada, toda a estatística é útil, mas um sismo de Ml2.0 não é apenas 2x que sismo 1.0, é N vezes mais forte. Por exemplo:

Dia X - tiveste um total de energia libertada = 100 (MJ)
Dia Y - tiveste um total de energia libertada = 355 (MJ)

Olhas para o gráfico e vês um grande pico no dia Y, afinal de contas:

Dia X - 50 sismos Ml1.0
Dia Y - 1 sismo Ml2.5

O que é mais relevante para estudar uma crise sismovulcânica, 1 sismo de Ml2.5 ou 50 sismos de Ml1.0? Então se houvesse um sismo Ml4.0, o gráfico estourava com a energia libertada de 63000 (MJ) eheh

No briefing semanal
Padrão e frequência de sismicidade "sem grandes alterações" em São Jorge
A ilha de São Jorge, manteve, na última semana, "o mesmo padrão e frequência de sismicidade", tendo sido contabilizados "783 abalos, dois dos quais sentidos pela população".

No ‘briefing’ para atualização da situação sismovulcânica, nas Velas, em São Jorge, o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) disse que “desde o dia 29 de maio tem havido uma frequência diária abaixo dos 120 sismos por dia” e “com pouca sismicidade sentida pela população”.

Foram registados "783 sismos, dois dos quais sentidos pela população", desde o último ‘breafing’ que foi realizado a 26 de maio, acrescentou Rui Marques.

Segundo o presidente do CIVISA, “não há grandes alterações em relação ao padrão da sismicidade, nas últimas semanas, com alguns dias com maior frequência diária e dias com menor frequência”.

Na última semana, o sismo "mais energético teve magnitude 2,1 na escala de Richter e foi sentido na madrugada de hoje", pelas 05h03, indicou ainda.

De acordo com o CIVISA, a região epicentral mantém-se e as ocorrências continuam a localizar-se entre os 7,5 e os 12 quilómetros de profundidade.

Rui Marques disse ainda que o CIVISA mantém "exatamente igual" o programa de monitorizações sísmica, da deformação crustal e da geoquímica que foi projetado para a ilha de São Jorge.

“Mas, o número de efetivos do CIVISA vai oscilando, ao longo da semana, de acordo com as necessidades, quer de manutenção das redes, quer da execução dos programas de monitorização”, afirmou.

O presidente do CIVISA adiantou ainda que a ilha mantém o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso".

"Hoje haverá novamente uma reunião do gabinete de crise como habitualmente para reavaliar o nível, de acordo com a monitorização e os resultados dos últimos dias", referiu.

No 'briefing', o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) adiantou que, com o passar dos meses, foram feitos “alguns reajustes" nos meios, mas as capacidades de operacionais mantêm-se no terreno e "em prontidão" no caso de ser necessário um reforço face a um eventual evento.

Permanecem na ilha "cerca de 40 operacionais" no terreno, indicou Eduardo Faria.

Desde o início da crise sismovulcânica em São Jorge, que se iniciou a 19 de março, o sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março, às 21h56.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Fonte: https://www.acorianooriental.pt/not...de-sem-grandes-alteracoes-em-sao-jorge-339640

Após algum tempo sem sismos de baixa frequência, hoje ocorreu mais 2, às 17:30 e às 19:20...não são híbridos tão definidos como outros que já vi, mas são de baixa frequência.
 
O que é mais relevante para estudar uma crise sismovulcânica, 1 sismo de Ml2.5 ou 50 sismos de Ml1.0? Então se houvesse um sismo Ml4.0, o gráfico estourava com a energia libertada de 63000 (MJ) eheh

Pois é aí, nessa pergunta, que esbarro nos raciocínios baseados nos meus parcos conhecimentos. É semelhante a outras questões, como por exemplo: o que é geologicamente mais notável, um desmoronamento faseado em numerosos sucessivos pequenos desabamentos de pedras ou a queda em bloco de toda uma grande falésia, ambos os fenómenos com igual massa de material deslocado?
 
Update das 10 horas do CIVISA

Ao longo do dia de ontem, 2 de junho, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 153 eventos (um dos quais sentido), tendo a atividade sísmica aumentado em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 76 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Fontes

IVAR/CIVISA
 
Update das 10 horas do CIVISA

Ao longo do dia de ontem, 3 de junho, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 131 eventos, estando a atividade sísmica estacionária em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 10:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 47 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Fontes

IVAR/CIVISA
 
Update das 22 horas


Ao longo do dia de ontem, 3 de junho, a análise preliminar dos registos sísmicos permitiu contabilizar cerca de 131 eventos, estando a atividade sísmica estacionária em relação ao observado no dia anterior. Entre as 00:00 e as 22:00 de hoje foram contabilizados aproximadamente 82 eventos. A maioria dos sismos registados até ao momento são de baixa magnitude e evidenciam uma origem de natureza tectónica.

Fontes

IVAR/CIVISA