Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

Pela pesquisa que fiz, a maior parte das erupções registadas em São Jorge têm carácter efusivo, tal como a última em La Palma.
Entre uma erupção efusiva e uma outra pliniania, venha o diabo e escolha...

A esmagadora maioria dos vulcões ocorridos em São Jorge foram monogenéticos.
Os vulcões poligeneticos, à semelhança das sete cidades, furnas, caldeira do Faial, por exemplo, estes é que são capazes de gerar erupções com maior índice de explosividade. Têm magma mais rico em gases.

No caso de São Jorge, a falha é toda ela geradora de erupções fissurais.

Caso seja sub-aérea, aplica-se uma erupção strombaliana.

No entanto, como é uma ilha muito rica em água subterrânea, poderá gerar algumas explosões de intensidade considerável de origem freatomagmática.
Já aconteceu no passado, gerando 3 nuvens ardentes na zona de velas.

Caso seja surtseiana, será bem mais agressiva.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Última edição:
@lserpa
8ca63b1e6eb95b6fa1f4d4e4f2b3951f.jpg

Certo.

Isso parece-me importante para podermos analisar a questão sem sermos traídos pelo possível vapor de água que pode interferir com os dados do satélite.

A imagem de ontem se bem me recordo não tinha estas camadas nas outras ilhas pois penso não ter chovido ontem no grupo central ( o seguimento meteorológico nas ilhas do triângulo passaram a ter um carácter de ainda maior importância ).

@lserpa como vives no Faial talvez me possas confirmar melhor esta situação do estado do tempo do dia 22/03 por ai.

Sem dúvida que é importante captar o Sentinel várias vezes e principalmente em dias em que não haja vapor de água na atmosfera para termos uma maior certeza acerca da situação em concreto.

Aguardemos por mais informações e fico contente que o Geology Hub esteja a fazer esse trabalho de acompanhamento deste satélite pois pode ajudar a entender melhor a situação apesar de obviamente ser as equipas no terreno do CIVISA que com dados mais objetivos poderão tirar conclusões definitivas acerca de possíveis intrusões de magma próximas à superfície.

@fablept sabes onde é possível ter acesso ao corte vertical da profundidade que o volcanodoscovery mostra?

Aquilo sim! Da para ter uma noção da evolução.

@lserpa

Certo.

Isso parece-me importante para podermos analisar a questão sem sermos traídos pelo possível vapor de água que pode interferir com os dados do satélite.

A imagem de ontem se bem me recordo não tinha estas camadas nas outras ilhas pois penso não ter chovido ontem no grupo central ( o seguimento meteorológico nas ilhas do triângulo passaram a ter um carácter de ainda maior importância ).

@lserpa como vives no Faial talvez me possas confirmar melhor esta situação do estado do tempo do dia 22/03 por ai.

Sem dúvida que é importante captar o Sentinel várias vezes e principalmente em dias em que não haja vapor de água na atmosfera para termos uma maior certeza acerca da situação em concreto.

Aguardemos por mais informações e fico contente que o Geology Hub esteja a fazer esse trabalho de acompanhamento deste satélite pois pode ajudar a entender melhor a situação apesar de obviamente ser as equipas no terreno do CIVISA que com dados mais objetivos poderão tirar conclusões definitivas acerca de possíveis intrusões de magma próximas à superfície.
O Sentinel 1b não passa todos os dias por cima de São Jorge..só a cada 7 ou 10 dias (não me recordo ao certo), por isso se a última imagem é de 21...ainda temos que esperar mais alguns dias, até que possam processar de novo com novas imagens. Como falaram, as condições meteorológicas nos Açores são manhosas para obter bons resultados, já vi um estudo feito em São Miguel nos últimos anos, que nunca conseguiram obter bons resultados, por isso recorreram a "reflectores" colocados em certos pontos da ilha, para que conseguissem obter esses pontos nos interferogramas, não tinham uma imagem tão abrangente, mas podiam confirmar que nos pontos a,b,c,etc havia movimento. Podem consultar as imagens aqui (para processamento) - https://scihub.copernicus.eu/dhus/#/home

Segundo a conferência de imprensa de à pouco, o nível de alerta vulcânico foi aumentado hoje de V3 para V4 - Possibilidade Real de Erupção.

@fablept sabes onde é possível ter acesso ao corte vertical da profundidade que o volcanodoscovery mostra?

Aquilo sim! Da para ter uma noção da evolução.

Quase de certeza que utilizou os dados do IPMA e fez o seu próprio plot.

O IVAR antes dava para tirar a profundidade do XML, mas retiraram (já contei esta história anteriormente) à uns anos.

Quase de certeza que utilizou os dados do IPMA e fez o seu próprio plot.

O IVAR antes dava para tirar a profundidade do XML, mas retiraram (já contei esta história anteriormente) à uns anos.

Sim, lembro-me disso

A esmagadora maioria dos vulcões ocorridos em São Jorge foram monogenéticos.
Os vulcões poligeneticos, à semelhança das sete cidades, furnas, caldeira do Faial, por exemplo, estes é que são capazes de gerar erupções com maior índice de explosividade. Têm magma mais rico em gases.

No caso de São Jorge, a falha é toda ela geradora de erupções fissurais.

Caso seja sub-aérea, aplica-se uma erupção strombaliana.

No entanto, como é uma ilha muito rica em água subterrânea, poderá gerar algumas explosões de intensidade considerável de origem freatomagmática.
Já aconteceu no passado, gerando 3 nuvens ardentes na zona de velas.

Caso seja surtseiana, será bem mais agressiva.

De qualquer forma o perigo de uma erupção efusiva é real

Nada de confusões : A falha transformante de São Jorge que vai até à ilha de São Miguel é a responsável pela actual crise sísmico-vulcânica na ilha e que em nada tem a ver com o RIFT da Terceira como já andam a afirmar pelo Facebook.
Alguns profetas da desgraça já começam a dizer que o mesmo fenómeno irá acontecer nas ilhas de São Miguel e Terceira.
Não que não seja possível mas uma coisa não tem nada a ver com outra.

Ativação do Plano Regional de Emergência de Proteção Civil dos Açores

Na sequência da crise sísmica que se verifica na ilha de São Jorge, e de acordo com a informação técnica do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) torna público a ativação do Plano Regional de Emergência de Proteção Civil dos Açores com efeito imediatos.

Mais se informa que, considerando que a presente situação implica a adoção de medidas especiais, nos termos previstos no Plano Regional de Emergência de Proteção Civil dos Açores, ficam acionados os agentes de proteção civil da Região necessários aos trabalhos para a resolução das ocorrências, sem prejuízo das decisões tomadas pelo Comandante das Operações de Socorro.

Ficam ainda acionadas todas as entidades e pessoas com especial dever de colaboração nos termos do mesmo plano.

SRPCBA