Crise sismo-vulcânica São Jorge (Açores) 2022

Agora se acontece algo nos Açores, não há informação nenhuma acessível e em tempo real. Enfim... realidades...
Infelizmente essa é a realidade nas instituições públicas em Portugal e após >2 décadas a trabalhar com instituições PT e de outros países, sobretudo UE, acho que tenho de chegar à conclusão que a negação de informação é sinónimo de incapacidade técnica dos quadros 'altamente qualificados' que populam as várias instituições...veja-se o exemplo ainda recente da COVID.
Enfim, está em cada um de nós como cidadãos exigir mais e melhor (afinal pagamos impostos para quê?), senão continuamos neste marasmo de viajar na maionese...
Desculpem o desabafo, mas este episódio dos Açores, com La Palma tão recente como exemplo...no mínimo é de bater com a cabeça na parede!

Esta é a informação que foi disponibilizada pelo CIVISA acerca do reforço do acompanhamento sismológico em São Jorge.

No âmbito da monitorização sísmica para acompanhamento da crise sismovulcânica que se tem vindo a registar desde as 16:05 (hora local = UTC-1) do dia 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, o CIVISA procedeu ao reforço da rede sísmica permanente existente na referida ilha.

20 de março
- dois técnicos deslocaram-se para a ilha de S. Jorge, transportando duas estações sísmicas portáteis de banda larga;
- primeira estação instalada na freguesia do Norte Grande, com a designação de PSS01; receção de dados em tempo real desde as 13:30 h no Centro de Aquisição de Dados (CAD) do CIVISA.

21 de março
- instalada a segunda estação na freguesia da Calheta (no quartel dos Bombeiros Voluntários da Calheta), com designação PBVC; receção de dados em tempo real desde as 11:40 h no Centro de Aquisição de Dados (CAD) do CIVISA.

22 de março
- transporte de material de telecomunicações (rádios e antenas) e de fornecimento de energia para a eventualidade de ser necessário redirecionar a transmissão das estações sísmicas.

Penso que este Centro de Aquisição de Dados não é público pelo que apenas recebemos o registo das ocorrências através do portal do CIVISA mas não temos acesso aos dados das estações em si ...

Mas se alguém souber responder melhor a isto seria interessante saber ...

Com estes valores altos da ressonância de Schumann
Screenshot_20220330_174448.webp

e várias CMEs a chegar amanhã à Terra, o cenário está a compor - se

Com estes valores altos da ressonância de Schumann
Ver anexo 1351
e várias CMEs a chegar amanhã à Terra, o cenário está a compor - se
Já há muitos anos que me interesso pela possível influência da actividade solar, posição dos planetas, fases da Lua, etc, na actividade sismo-vulcânica da Terra, mas não me atrevo a falar nisso publicamente, pois ainda está numa fase demasiado herética para a ciência.

Como amador destes temas, cheguei a fazer observação das machas solares e registar os sismos, a ver se encontrava algum padrão mais óbvio. Isto depois do sismo de 98 e de ter lido alguns artigos do Frederico Machado, que apontavam no sentido de haver relação entre as duas coisas.

A haver relação, não será assim tão linear, ao ponto de uma tempestade solar originar um sismo diretamente. Há muitos factores em jogo.

Em relação a esta crise, começou entre a Lua Cheia de 18 de Março, e o Equinócio de dia 20. O ciclo 25 das machas solares já começou, e agora é que está a aumentar a actividade com mais força, depois de um mínimo longo e bem profundo.

A próxima tempestade solar chega esta noite, de 30 para 31 de Março. A ver o que acontece. Mas em princípio não deve influenciar.

Se era alguém a trabalhar com uma maquina disse ao chefe que começou às 14h mas a gente vê que começou apenas às 14h15, depois ainda fez um bom intervalo para um cigarrinho de 10 minutos e foi embora pontualmente às 16h :D
Estou obviamente a brincar que também é preciso nestas situações chatas

Mas aquele tremor de fundo parou.

Por curiosidade sobrepus os sismos que o IPMA publica (>=2), a legenda está sempre por cima da linha à esquerda da ocorrência. Se não tem legenda é porque não faz parte da lista do IPMA.
Pouco depois de iniciado aquele tremor pelas 14:15 há um sismo mais ou menos pelas 14:19:ss que o IPMA não refere embora neste plot seja quase igual a outro poucos minutos depois que o IPMA já refere.

o6DmO5X.png

Última edição:
Se era alguém a trabalhar com uma maquina disse ao chefe que começou às 14h mas a gente vê que começou apenas às 14h15, depois ainda fez um bom intervalo para um cigarrinho de 10 minutos e foi embora pontualmente às 16h :D

Por curiosidade sobrepus os sismos que o IPMA publica (>=2), a legenda está sempre por cima da linha à esquerda da ocorrência.

o6DmO5X.png
Excelente visualização @okcomputer. Dá gosto de ver assim. Fica mais claro.

O que será aquele risco por volta das 17h33? É só um risco. Um sismo mais intenso e super rápido? Ou alguém tropeçou na estação? Estive a ver nos outros dias e não tem nada assim.

Este sismograma é como uma câmara de vigilância oculta. O homem não pode deixar de trabalhar que nós damos logo por isso. ;)

Por curiosidade sobrepus os sismos que o IPMA publica (>=2), a legenda está sempre por cima da linha à esquerda da ocorrência.
Pouco depois de iniciado aquele tremor pelas 14:15 há um sismo mais ou menos pelas 14:19:ss que o IPMA não refere embora neste plot seja quase igual a outro poucos minutos depois que o IPMA já refere.

o6DmO5X.png
Excelente trabalho a identificar os eventos na estação. Os meus parabéns.

De facto aquele traço é muito curioso e diferente dos demais.

E se for mesmo mão humana é muito curioso pois vemos toda a atividade que estão ou não estão a fazer com as máquinas ... Uma espécie de acompanhamento laboral ahah

Os registos da noite são especialmente importantes pois ai muito provavelmente não há máquinas ou ruído humano e se virmos o mesmo padrão teremos a nossa resposta ...

Se calhar era a máquina da ordenha!
É preciso manter a matéria prima para o queijo de São Jorge.

Depois disso, ficou tudo muito sossegado.

Confesso que também sou crente na interação entre a posição da Terra em relação ao sol vs alinhamentos e a proximidade da lua vs fases.

Da mesma forma que estes factores influenciam as marés, é mais que óbvio que o manto não ficará impune…

Relativamente aos máximos solares, nunca aprofundei muito o assunto. Não passei para além do espectro, desde ondas não ionizastes até às ionizantes.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Também reparei nesse risco, parece a estalada do Will Smith que só agora chegou lá.
Agora a sério, parece mais erro momentâneo nos dados ou no processamento/geração do gráfico

Usando o link que o @fablept indicou hoje, vê-se que é mesmo um erro, até tem uma pequena falha nos dados antes desse traço, depois o software que faz o gráfico é que deve ampliar o erro

IoyXJhX.png

Última edição:
Se calhar era a máquina da ordenha!
É preciso manter a matéria prima para o queijo de São Jorge.

Depois disso, ficou tudo muito sossegado.

Confesso que também sou crente na interação entre a posição da Terra em relação ao sol vs alinhamentos e a proximidade da lua vs fases.

Da mesma forma que estes factores influenciam as marés, é mais que óbvio que o manto não ficará impune…

Relativamente aos máximos solares, nunca aprofundei muito o assunto. Não passei para além do espectro, desde ondas não ionizastes até às ionizantes.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Já que se fala de queijo, se há coisa que esta crise sísmico-vulcânica despertou foi o meu apetite por Queijo da Ilha, que adoro e que há muito tempo não comia! Ontem comprei um bocadinho... e o estômago tremeu de felicidade! :D

Já que se fala de queijo, se há coisa que esta crise sísmico-vulcânica despertou foi o meu apetite por Queijo da Ilha, que adoro e que há muito tempo não comia! Ontem comprei um bocadinho... e o estômago tremeu de felicidade! :D

off-topic, mas é uma boa forma de ajudar a ilha neste momento difícil, adquirindo produtos de lá, o queijo de são jorge de preferência com muitos meses de cura é bastante parecido ao parmigiano-reggiano que custa muitas vezes mais. E mais tarde visitar a ilha claro.