Crise sismovulcânica Vulcão Santa Bárbara (Ilha Terceira) 2022

O CIVISA reuniu o gabinete de crise e manteve o alerta para este sistema vulcânico.

Fica aqui o comunicado na integra.



Gabinete de Crise reuniu para avaliação da atividade sismovulcânica em julho


Na sua reunião sobre a atividade sismovulcânica em julho, o Gabinete de Crise manteve o nível de Alerta Vulcânico nas ilhas Terceira e S. Jorge.

Na ilha Terceira, os últimos dados revelam que a sismicidade se mantém claramente acima dos níveis de referência, verificando-se uma tendência crescente da atividade desde março, embora marcada por eventos de baixa magnitude. A deformação crustal mantém o padrão observado desde o início do ano, com movimento diferenciado a N e S do Vulcão de Santa Bárbara, ainda que a sua magnitude seja reduzida. Ao nível dos gases não se verificaram quaisquer alterações significativas passíveis de serem relacionadas com a atual crise sismovulcânica.

Assim, o Gabinete de Crise decidiu manter situação de Alerta V2 no Vulcão de Santa Bárbara e de Alerta V1 no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira.

A atividade sísmica na ilha de S. Jorge e estruturas adjacentes, designadamente na zona dos Rosais, continua ligeiramente acima dos níveis de referência, pelo que se mantém a situação de Alerta V1.

O Gabinete de Crise relevou, ainda, a atividade sísmica que tem sido registada na Crista Média Atlântica, a N e a S dos Açores, assim como a leste de Santa Maria. Nestas estruturas, nas últimas semanas, têm sido registados vários sismos com magnitude Richter superior a 4.