Crise sismovulcânica Vulcão Santa Bárbara (Ilha Terceira) 2022

Entretanto já fez mais um sismo sentido
Fica aqui o comunicado de mais este evento sentido.

Estamos num pico desta crise neste momento.

Muitos sismos sentidos neste início de Novembro.


Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 10:12 (hora local = hora UTC-1), do dia 4 de novembro foi registado um evento com magnitude 2,4 (Richter) e epicentro a cerca de 5 km a S de Altares, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Biscoitos (concelho de Praia da Vitória) e em Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
Entretanto mais dois sentidos esta noite. Ficam aqui os comunicados dos eventos.

Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 2:39 (hora local = hora UTC-1), do dia 5 de novembro foi registado um evento com magnitude 2,2 (Richter) e epicentro a cerca de 5 km a SSW de Altares, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) em Altares e Serreta (concelho de Angra do Heroísmo).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.


Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 5:27 (hora local = hora UTC-1), do dia 5 de novembro foi registado um evento com magnitude 1,7 (Richter) e epicentro a cerca de 5 km a SSE de Raminho, ilha Terceira.



De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em Serreta (concelho de Angra do Heroísmo).



Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.



O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
Mais um sentido esta tarde.

Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 16:49 (hora local = hora UTC-1), do dia 5 de novembro foi registado um evento com magnitude 1,4 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a E de Serreta, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima II (Escala de Mercalli Modificada) em Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.



O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
Já algum tempo que não tínhamos a ilha terceira (vulcão de Sta Bárbara) tão marcado.


Mapa de sismos sentidos nos últimos 6 dias
1762380908776.webp
 
E entretanto temos mais um sentido hoje de manhã.

Sismo sentido na ilha Terceira


O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 7:00 (hora local = hora UTC-1), do dia 6 de novembro foi registado um evento com magnitude 2,3 (Richter) e epicentro a cerca de 6 km a SSE de Altares, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em São Bartolomeu dos Regatos, Terra Chã, São Bento, Nossa Senhora da Conceição e Ribeirinha (concelho de Angra do Heroísmo). O evento foi ainda sentido com intensidade III em Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.
 
Entretanto aumentaram o nível de alerta do Vulcão de Santa Bárbara para V3.

Fica aqui o comunicado do CIVISA.

Gabinete de Crise reuniu para avaliação da atividade sismovulcânica em outubro


Na sua reunião sobre a atividade sismovulcânica em outubro, o Gabinete de Crise elevou o nível de Alerta Vulcânico no Vulcão de Santa Bárbara.

Na ilha Terceira, a atividade sísmica, embora de baixa magnitude, encontra-se francamente acima dos níveis de referência, em particular no Vulcão de Santa Bárbara e no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira, apresentando uma tendência crescente relativamente ao observado nos primeiros meses deste ano. Foi igualmente registada sismicidade no setor entre Cinco Ribeiras e Angra do Heroísmo. O evento mais forte atingiu uma magnitude de 3,0 Richter e foi sentido no setor oeste da ilha com intensidade máxima de IV na Escala de Mercalli Modificada.

No mesmo período, e embora pouco intensa, continuou a registar-se deformação crustal na área onde se desenvolve a crise sismovulcânica. Ao nível dos gases não se verificaram quaisquer anomalias passíveis de serem relacionadas com a atual crise sismovulcânica.

Assim, face ao incremento da atividade sísmica, o Gabinete de Crise decidiu elevar o nível de Alerta para V3 no Vulcão de Santa Bárbara, tendo mantido o nível de Alerta de V2 no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira.

A atividade sísmica na ilha de S. Jorge e estruturas adjacentes, designadamente na zona dos Rosais, continua ligeiramente acima dos níveis de referência, pelo que se mantém a situação de Alerta V1.