Crise sismovulcânica Vulcão Santa Bárbara (Ilha Terceira) 2022

O último evento foi aos 6km. O primeiro Não sei, foi inferior a 2.0 e o IPMA não os integra.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Esta informação foi revista e o hipocentro foi a 4km e mais a Este.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mais dois simos por volta das 22h... um deles sentido por mim... de acordo com o IPMA 2.1 (4km).

O mapa está outra vez a ficar ponteado...

1764630967890.webp

Última edição:
Fica aqui o comunicado. CIVISA apenas refere um evento sentido por agora e outro perto das 22 também e com grau 1,6 mas não deve de ter havido reports para eles portanto deram como não sentido.

Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 22:04 (hora local), do dia 1 de dezembro foi registado um evento com magnitude 1,8 (Richter) e epicentro a cerca de 6 km a S de Altares, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo) e em Biscoitos (concelho de Praia da Vitória).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Mais um sentido na tarde de hoje. Fica o comunicado.

Sismo sentido na ilha Terceira

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 16:29 (hora local), do dia 2 de dezembro foi registado um evento com magnitude 1,9 (Richter) e epicentro a cerca de 4 km a ESE de Serreta, ilha Terceira.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em Serreta e Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo).

Este evento insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022.

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Comparando o CIVISA, com o IPMA, em termos de Localização dos eventos , encontramos naturalmente alguma divergência.
Neste caso, os dois últimos eventos, um foi no extremo leste da fissura e outro no extremo oeste. o IPMA coloca os dois a 2km de profundidade.

west.webp

1764714889985.webp

tivemos o evento principal seguido de 3 pequenos sismos, ambos de alta frequência.
1764714995775.webp

ao ver o espectro aparenta terem sido 5 sismos