Curso a decidir...



Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas..

Estou muito indeciso no curso que vou escolher, pois vou para o 10ºano..

Gosto de meteorologia, quais os cursos relaccionados com o tema ?

;)

Curso de Ciências e Tecnologias, na área de Científico-Humanísticos, com as escolhas Matemática A, Física e Química A e Biologia e Geologia.
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Nesse três anos não aprendes grande coisa, fiquei desiludido, mas entrei mas pelas tecnologias, se bem que não tinha disciplinas de tecnologias... enfim. deve depender de escola para escola.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para o rapazinho não ficar enganado .... esses três anos (para mim é uma perca de tempo;) ajudarão a familiarizar com o tema, para depois entrar para a Universidade que me parece que o curso que o André possa mais tarde optar apenas existe na Universidade de Aveiro !!

O Secundário é apenas um bla bla bla inútil, pelo menos no meu tempo era !!!

Mas segues mesmo seguir Meteorologia/geologia/Oceanografia deves seguir o caminho que te indicaram, mas depois ir para a Universidade e tiras um Doutoramento na área !!
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.

Sim, é semelhante Às de biólogo e geógrafo. Já agora, uma correcção que acho importante a um erro que quase toda a gente comente. Os valores de 0 a 200 ou 0 a 20 não são a média dos alunos admitidos, mas sim a média do secundário do último aluno admitido no curso do ano em causa. Não é média...;)

Um link para terem noção!
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Sim, é semelhante Às de biólogo e geógrafo. Já agora, uma correcção que acho importante a um erro que quase toda a gente comente. Os valores de 0 a 200 ou 0 a 20 não são a média dos alunos admitidos, mas sim a média do secundário do último aluno admitido no curso do ano em causa. Não é média...;)

Um link para terem noção!

Exactamente....

E estou em Geografia e vim do secundário com média de 16...
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Para o rapazinho não ficar enganado .... esses três anos (para mim é uma perca de tempo;) ajudarão a familiarizar com o tema, para depois entrar para a Universidade que me parece que o curso que o André possa mais tarde optar apenas existe na Universidade de Aveiro !!

O Secundário é apenas um bla bla bla inútil, pelo menos no meu tempo era !!!

Mas segues mesmo seguir Meteorologia/geologia/Oceanografia deves seguir o caminho que te indicaram, mas depois ir para a Universidade e tiras um Doutoramento na área !!

Permita-me discordar totalmente em relação a essa ideia de que o secundário não serve para nada!!! Obviamente que o objectivo do ensino secundário (e falo agora particularmente do curso científico-humanístico de ciências e tecnologias, ao qual lecciono a disciplina de Biologia e Geologia) não é formar Físicos, Matemáticos, Meteorologistas ou Engenheiros! É, antes disso, dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos básicos que lhes permitirão trilhar com sucesso o ensino superior... usando uma analogia, o secundário ensina a letras e no superior aprende-se a ler Saramago (Espero que me faça entender...). Em particular e para quem quer seguir cursos na área das ciências físicas, naturais e experimentais a Matemática A é imprescindível.
Posto isto, para quem quer seguir esses cursos a nível superior, deve matricular-se em ciências e tecnologias, sabendo que tem pela frente muito mas aliciante trabalho. Há mais testes intermédios nesse curso do que me qualquer dos outros, mas a preparação que se obtem (o aprender as tais letras...) é de qualidade (embora possa ser suspeito ao fazer esta afirmação!!!)
 

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Aprende-se muito nos 3 anos sem dúvida algumas coisas de muito úteis para o futuro outras que a meu ver eram dispensáveis como por exemplo Português, pelo menos com o programa a que os alunos de ciências estão sujeitos... é uma perda de tempo, ao menos que ensinassem a ler e a escrever (isto no sentido de ler/interpretar correctamente problemas e escrever no sentido de escrever com correcção e com qualidade).
De qualquer forma estes 3 anos requerem bastante trabalho sem dúvida e dão uma boa base em vários aspectos como por exemplo na matemática que apesar de não ser nada de complicado como muitos alunos acham dá uma boa preparação para depois na universidade aprender matemática mais avançada, ou menos básica. Mas é uma questão de compreender no que toca à matemática.

O importante é estar a par da matéria e estar com atenção nas aulas, se a isto se juntar 30 minutos de estudo diários os 3 anos fazem-se sem qualquer problema.

Quanto aos testes intermédios a minha opinião é que são muito boas ferramentas de preparação para o exame e normalmente não são muito difíceis, ás vezes até mais fáceis que os outros. Os exames também são em geral acessíveis para quem estuda claro e mais vale estudar um pouco e fazer logo tudo do que estar depois no 12º a repetir exames disto e daquilo para conseguir entrar num determinado curso.