Dados climáticos de Precipitação (Portugal Continental): 1931-2019

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Sim, há uma deficiência total de normais climatológicas em toda a região do Barrocal e das Serras algarvias...atualmente o IPMA apenas tem a estação da Fóia a funcionar nessas regiões (que é um outlier no Algarve ao nível climático), e talvez mais algumas do SNIRH.
Embora isso seja verdade, ao nível da precipitação há normais para São Brás do Alportel e para a Barragem da Bravura, estações do SNIRH
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Embora isso seja verdade, ao nível da precipitação há normais para São Brás do Alportel e para a Barragem da Bravura, estações do SNIRH

Também há as estações da Direcção Regional de Agricultura. Mas nenhuma destas entidades tem estações em pontos estratégicos que a meu ver mereciam, ilhas barreira da Ria Formosa, Alcoutim mesmo junto ao Guadiana e serra do Caldeirão.
 

almeida96

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
167
Local
Algueirão - Sintra (194 m)
Embora isso seja verdade, ao nível da precipitação há normais para São Brás do Alportel e para a Barragem da Bravura, estações do SNIRH

Pois estão, vi agora! :thumbsup:

Também as estações do Barranco do Velho; Catraia; Mercador; Vidigal e Monchique (só com alguns dias) estão a emitir dados...curiosamente, a maioria das estações do Algarve deixaram de enviar dados em Dezembro de 2019. Esperemos que não tenham sido desativadas :hmm:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Aproveitei que o IPMA divulgou os dados históricos de maio para os compilar como tenho feito para os restantes meses. Este deve ser dos meses que mais aqueceu nos últimos anos, 6 dos 9 maios mais quentes acontecerem desde 2006, e os 4 mais quentes todos desde 2011... Também notei no entanto que a normal 71-00 é anormalmente fria, devido a maios muito frios nas décadas de 70 e 80, e que nas décadas de 50 e 60 tinha havido maios bem quentes (mas não tanto como agora...), e também anormalmente chuvosa, devido a maios muito chuvosos na década de 90
 

SRaimundo

Cirrus
Registo
24 Jun 2020
Mensagens
4
Local
Coimbra
Podem esclarecer-me uma dúvida?
Quando tenho três estações meteorológicas e necessito de caracterizar ao nível do clima determinado local, devo fazer a média ponderada das temperaturas/precipitação das três estações, certo?
Mas já não me recordo se o cálculo desta média é simplesmente dividir o valor total por três ou se tem alguma fórmula específica.
Obrigada!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,052
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Podem esclarecer-me uma dúvida?
Quando tenho três estações meteorológicas e necessito de caracterizar ao nível do clima determinado local, devo fazer a média ponderada das temperaturas/precipitação das três estações, certo?
Mas já não me recordo se o cálculo desta média é simplesmente dividir o valor total por três ou se tem alguma fórmula específica.
Obrigada!
Mas atenção que o clima é a média dos dados de cada estação em 30 anos! Não é só dum ano. ;)

É assim: se as três estações estiverem próximas umas das outras (1 km ou menos), sim, acho que faz sentido fazer a média das três. Agora, se as três estações estiverem com um espaçamento de mais de 1 km entre si, não faz sentido, até porque em Portugal as médias costumam variar bastante de local para local. Por exemplo, o clima aqui da Charneca é mais húmido e mais fresco que em Corroios, e estamos a apenas 5 km de distância! :eek:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Podem esclarecer-me uma dúvida?
Quando tenho três estações meteorológicas e necessito de caracterizar ao nível do clima determinado local, devo fazer a média ponderada das temperaturas/precipitação das três estações, certo?
Mas já não me recordo se o cálculo desta média é simplesmente dividir o valor total por três ou se tem alguma fórmula específica.
Obrigada!
Boas! Dependendo do grau de precisão que queiras (e também da distância entre elas, como aqui disseram), podes simplesmente fazer uma média entre elas, ou podes obter mais precisão com o método do inverso da potência das distâncias, em que se dá mais "peso" às estações que estejam mais próximas do lugar que queiras caracterizar:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Inverso_da_potência_das_distâncias
Os exemplos desta página são em 2 dimensões, mas podes fazer em 3 dimensões e acrescentares também a altitude, o método é o mesmo
 

SRaimundo

Cirrus
Registo
24 Jun 2020
Mensagens
4
Local
Coimbra
Obrigada a todos!
Fiquei esclarecida e por isso vou optar apenas por uma delas, pois realmente estão distanciadas a muito mais de 1 km.
Contudo, analisando cada uma por si, os valores não variam grandemente.