Dados sobre cheias e secas

dcf

Cirrus
Registo
6 Nov 2009
Mensagens
3
Local
Lx
Boas tardes,

estou a fazer um trabalho sobre agricultura em Portugal e precisava de encontrar dados relativamente à meteorologia desde 1961 até 2005.

Esses dados seriam sobre quais anos se poderiam considerar de cheias ou anos de seca - estou a fazer um modelo econométrico e estas variáveis seriam binárias - para poder relacionar isso com a produtividade agrícola em Portugal.

Procurei nas publicações do INE e do IM mas não encontrei em lado nenhum. Alguém sabe onde poderão estar esses dados?
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas tardes,

estou a fazer um trabalho sobre agricultura em Portugal e precisava de encontrar dados relativamente à meteorologia desde 1961 até 2005.

Esses dados seriam sobre quais anos se poderiam considerar de cheias ou anos de seca - estou a fazer um modelo econométrico e estas variáveis seriam binárias - para poder relacionar isso com a produtividade agrícola em Portugal.

Procurei nas publicações do INE e do IM mas não encontrei em lado nenhum. Alguém sabe onde poderão estar esses dados?

Olá e bem-vindo.

O IM tem algumas publicações, inclusivamente as da grande seca de 2005, mas relativamente aos dados mais antigos não tenho a certeza, é questão de ver no site.

Se quiseres normais climatológicas de algum local avisa, mas penso que não queres médias, mas sim anos específicos. Assim sendo podes contactar o IM ou ir até à biblioteca, pois eles têm um arquivo de eventos meteorológicos até aos anos 90, penso.

Mas até pode haver aqui alguém que tenha essas publicações. ;)
 

dcf

Cirrus
Registo
6 Nov 2009
Mensagens
3
Local
Lx
Antes de mais, obrigado pela resposta.

O que eu procuro não são eventos pontuais mas antes se existe uma lista que classifique os anos como de seca ou de cheias. Tanto no INE como no IM só encontro relatórios trienais até 2001 e que nem sequer referem os anos entre relatórios...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Antes de mais, obrigado pela resposta.

O que eu procuro não são eventos pontuais mas antes se existe uma lista que classifique os anos como de seca ou de cheias. Tanto no INE como no IM só encontro relatórios trienais até 2001 e que nem sequer referem os anos entre relatórios...

Já tenho encontrado informação desse género dispersa em diversos estudos, em que há classificação de anos de muito seco a muito húmido.

Por exemplo neste (página 6/7):
http://www.ceg.ul.pt/finisterra/numeros/1987-43/43_01.pdf

Mas neste caso é um estudo antigo que só vai até 1980.
Penso que já vi coisas desde género mais recentes mas não me recordo aonde. Se encontrar informo.

Mas como o Daniel já referiu, no IM de certeza que encontras publicações sobre o assunto:
http://www.meteo.pt/pt/produtosservicos/catalogo_de_publicacoes/
 

dcf

Cirrus
Registo
6 Nov 2009
Mensagens
3
Local
Lx
Impecável! Agora falta até 2005, de certeza que ainda hei-de encontrar isso!

Muito obrigado!

--- EDIT ---

Já arranjei esses dados, fiz umas extrapolações a partir dos dados dos boletins climáticos disponíveis pelo IM.

De qualquer forma obrigado pela ajuda!
 
Última edição:

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Antes de mais, obrigado pela resposta.

O que eu procuro não são eventos pontuais mas antes se existe uma lista que classifique os anos como de seca ou de cheias. Tanto no INE como no IM só encontro relatórios trienais até 2001 e que nem sequer referem os anos entre relatórios...

Existem trabalhos publicados e em alguns casos com preocupação histórica das situações.
Por exemplo:
No I.M.
Nota sobre catástrofes de natureza meteorológica em Portugal Continental - Abril de 1978 - D.X. Queiroz, J.R. Faria e M. Bettencourt.
Existem outros relatórios e notas técnicas na Biblioteca do Instituto, mas talvez seja importante saber exactamente o que se pretende...pois as grandes cheias dos nossos rios correspondem a meses (dois/três) de precipitação elevada ao passo que grandes chuvadas, com inundações (normalmente urbanas) surgem em episódios mais isolados...mas com maior frequência. As secas já são outro problema pois são classificadas segundo critérios diferentes por "diferentes" entidades...
Cumpts