Há dois meses que tinha planeado fazer do primeiro fim-de-semana prolongado de Dezembro, um passeio pelo Litoral norte e centro.
Quatro pessoas, (o mesmo grupo de sempre), um carro, e mais uma porção de terras e lugares para visitar.
Porém, desta vez, o "mau tempo" quis meter-se na bagagem.
Os passeios pedestres estavam à partida estragados. Mas nem por isso desanimámos.
A uma semana da viagem um dos membros, por razões profissionais, deixou o seu lugar à disposição. E foi perante essa oportunidade, e por todas as previsões meteorológicas que estavam previstas, que foi feito o convite ao Gilmet para que ocupasse o quarto lugar do carro.
Um lugar que foi muito bem ocupado.
Dois meteomalucos, e dois seres "aparentemente normais"!
E aí partimos nós, não com o intuito de fazer uma caçada meteorológica (não podemos obrigar toda a gente a gostar de meteorologia ), mas na onda do turismo rural.
O que se segue é o lado meteorológico daquele que foi um grande fim-de-semana. Um fim-de-semana Heleno!
(Acabei de me lembrar de uma coincidência parva. Na terra dos meus pais, cada família tem uma alcunha. A minha mãe é filha dos Poisada, o meu pai dos Trintas, e eu, segundo o meu avô, sou um Heleno (família do lado da minha avó paterna). Ele há coincidências...)
Ficam então algumas fotografias e relatos de lugares onde passámos.
---------------------
Sexta- feira, dia 28 de Novembro:
Mapa do trajecto:
1 -Saída de Odivelas às 8:30. Mira Sintra às 8:30.
O Céu estava muito nublado, mas sem chuva.
Fotografia imediamente antes de sair de casa.
2 - Torres Vedras 10:46.,
Céu muito nublado, primeira rajada de vento.
3 - Óbidos, 11:15.
Primeiro aguaceiro forte.
4 - Nazaré, 12:00
Passeio na vila e na praia com vento e aguaceiros fracos.
5 - Monte Redondo, 15:37
Forte aguaceiro, primeiras pedras de granizo
Pôr do Sol, na Figueira da Foz (fotografia em andamento...)
6 - Aveiro, 19:00 às 22:00.
Aguaceiros e trovoadas fortes. A forte trovoada levou à falha temporária de energia eléctrica no shopping de Aveiro. Estávamos e ficámos temporariamente presos no elevador.
7 - Ovar – Pousada de Juventude, 00:09
Valente granizada.
Quatro pessoas, (o mesmo grupo de sempre), um carro, e mais uma porção de terras e lugares para visitar.
Porém, desta vez, o "mau tempo" quis meter-se na bagagem.
Os passeios pedestres estavam à partida estragados. Mas nem por isso desanimámos.
A uma semana da viagem um dos membros, por razões profissionais, deixou o seu lugar à disposição. E foi perante essa oportunidade, e por todas as previsões meteorológicas que estavam previstas, que foi feito o convite ao Gilmet para que ocupasse o quarto lugar do carro.
Um lugar que foi muito bem ocupado.
Dois meteomalucos, e dois seres "aparentemente normais"!
E aí partimos nós, não com o intuito de fazer uma caçada meteorológica (não podemos obrigar toda a gente a gostar de meteorologia ), mas na onda do turismo rural.
O que se segue é o lado meteorológico daquele que foi um grande fim-de-semana. Um fim-de-semana Heleno!
(Acabei de me lembrar de uma coincidência parva. Na terra dos meus pais, cada família tem uma alcunha. A minha mãe é filha dos Poisada, o meu pai dos Trintas, e eu, segundo o meu avô, sou um Heleno (família do lado da minha avó paterna). Ele há coincidências...)
Ficam então algumas fotografias e relatos de lugares onde passámos.
---------------------
Sexta- feira, dia 28 de Novembro:
Mapa do trajecto:
1 -Saída de Odivelas às 8:30. Mira Sintra às 8:30.
O Céu estava muito nublado, mas sem chuva.
Fotografia imediamente antes de sair de casa.
2 - Torres Vedras 10:46.,
Céu muito nublado, primeira rajada de vento.
3 - Óbidos, 11:15.
Primeiro aguaceiro forte.
4 - Nazaré, 12:00
Passeio na vila e na praia com vento e aguaceiros fracos.
5 - Monte Redondo, 15:37
Forte aguaceiro, primeiras pedras de granizo
Pôr do Sol, na Figueira da Foz (fotografia em andamento...)
6 - Aveiro, 19:00 às 22:00.
Aguaceiros e trovoadas fortes. A forte trovoada levou à falha temporária de energia eléctrica no shopping de Aveiro. Estávamos e ficámos temporariamente presos no elevador.
7 - Ovar – Pousada de Juventude, 00:09
Valente granizada.