Descargas eléctricas atmosféricas

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas tardes.

Queria saber como e porque ocorrem as DEA e qual a diferença entre as DEA de carga positiva e as de carga negativa.Umas são mais fortes?

lembra-me que o Vince relevou acho que ontem que existiam muitas DEA positivas no Alentejo.Porque é que chamou a atenção para isso?
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas tardes.

Queria saber como e porque ocorrem as DEA e qual a diferença entre as DEA de carga positiva e as de carga negativa.Umas são mais fortes?

lembra-me que o Vince relevou acho que ontem que existiam muitas DEA positivas no Alentejo.Porque é que chamou a atenção para isso?

Normalmente há mais descargas negativas do que positivas. As positivas estão relacionadas com os topos das bigornas e como percorrem uma distância muito maior desde o topo do Cb são muito mais fortes, podem ser até 10 vezes mais potentes, e são também normalmente de raio único e não ramificado e duram mais tempo. Também são mais perigosas porque como podem vir da bigorna e não da zona onde está o temporal mais activo podem assim apanhar pessoas desprevenidas a muitos quilómetros de distância. Parecem estar também relacionados com os misteriosos sprites da alta atmosfera. Dá uma olhadela neste tópico:

http://www.meteopt.com/forum/aprend...s-electricas-relampagos-1053-2.html#post42856
 

anatrancoso

Cirrus
Registo
23 Jun 2008
Mensagens
3
Local
Lisboa
Ola!

Apresento um duvida que ja nao é só minha no meu circulo de "meteopaths" e que ocorreu após esta ultima tempestade da republica.

No site do IM cada descarga electrica tem um valor associado (positivo ou negativo consoante a sua polaridade). O que é este valor?

Na secção didatica do IM diz que cada relampago tem como caracteristicas a polaridade, a orientacao, a intensidade e a multiplicidade.
http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/observacao.remota/dea/index.html

A polaridade é o +/-. E o valor?

E por descarga electrica entende-se o "flash" ou o "stroke"? :unsure:

obrigada
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ola!

Apresento um duvida que ja nao é só minha no meu circulo de "meteopaths" e que ocorreu após esta ultima tempestade da republica.

No site do IM cada descarga electrica tem um valor associado (positivo ou negativo consoante a sua polaridade). O que é este valor?

Na secção didatica do IM diz que cada relampago tem como caracteristicas a polaridade, a orientacao, a intensidade e a multiplicidade.
http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/observacao.remota/dea/index.html

A polaridade é o +/-. E o valor?

E por descarga electrica entende-se o "flash" ou o "stroke"? :unsure:

obrigada


Pelo tipo de valor, presumo que seja o pico da corrente eléctrica em kA (kiloampere).
Quanto à outra pergunta, stroke.
Para ter a certeza absoluta, o ideal é perguntar ao próprio IM, eles costumam responder a dúvidas desse género, normalmente demoram, mas respondem. Depois se quiser, informe aqui.