Descargas Eléctricas Atmosféricas

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
Boas

Num documentário que vi sobre o tema aqui pelo fórum, lá diz-se que as cargas positivas/negativas que as nuvens armazenam (que posteriormente dão originam as descargas) têm origem em milhões de micro-colisões entre os blocos de granizo e os cristais de gelo.

A minha pergunta é, todas as células que produzem trovoada, têm necessariamente de produzir granizo? Segundo a explicação acima referida é, mas já vi tanta trovoada não acompanhada de granizo que fiquei na dúvida.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Segundo a explicação acima referida é, mas já vi tanta trovoada não acompanhada de granizo que fiquei na dúvida.

Não chega granizo à superfície mas lá em cima há gelo, afinal os CB's podem ter mais de 10 km de altura, parte dos quais com temperaturas bastante negativas. O gelo derrete é antes de chegar cá abaixo. Nos ciclones tropicais ou complexos convectivos de massas de ar quente e muito húmidas no núcleo é que pode haver grandes torres convectivas mas devido ao calor no núcleo e muita humidade em todos os níveis da atmosfera (o gelo mantém-se melhor atravessando partes pouco húmidas da atmosfera) por vezes não geram descargas eléctricas precisamente porque o gelo derrete muito mais depressa mesmo em altitude.