Descoberto maior planeta conhecido do Universo

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Cientistas descobriram o maior planeta conhecido até agora, uma bola gigante constituída principalmente por hidrogénio, 20 vezes maior do que a Terra e que circunda uma estrela na Constelação de Hércules, a 1.400 anos-luz.

( 16:21 / 08 de Agosto 07 )




Os cientistas acreditam que o planeta é 70 por cento maior do que Jupiter, o maior planeta do sistema solar, e tem uma temperatura de 1.260 graus Celsius.

«Provavelmente não existe uma superfície firme no planeta. Afundar-nos-íamos nele», disse Georgi Mandushev, um dos investigadores do Lowell Observatory e principal responsável por um artigo a anunciar a descoberta, publicado segunda-feira no Astrophysical Journal Letters.

O planeta, de baixa densidade, foi descoberto pelo Lowell Observatory em conjunto com o California Institute of Technology's Palomar Observatory e telescópios colocados nas Ilhas Canárias, Espanha.

Os astrónomos já tinham sinalizado o novo planeta, chamado TrES-4, na Primavera de 2006, descoberta que foi confirmada mais tarde por cientistas da Universidade de Harvard e do W.M. Keck Observatory, no Havai.

Os cientistas estão ainda a trabalhar na possibilidade de existirem mais planetas na mesma constelação.

«É possível! Não sabemos o que acontece lá. É possível existir lá outro planeta, o que seria incrível», disse Mandushev.

O Lowell Observatory ficou conhecido pela descoberta, em 1930, de Plutão, recentemente "despromovido" de planeta a planeta-anão.

Fonte: © TSF