Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde ...

Decidi abrir este tópico porque sou um apaixonado por previsões a longo prazo.
Gostava que os comentadores deste tópico não simplesmente dessem os seus desejos mas que apresentassem de acordo com as bases cientificas, ou seja;
1. Sabedoria popular;
2. Análise dos modelos sazonais;
3. Efeito ElNino / LaNina
4. Efeitos dos ciclos climáticos ( ano de chuva, ano de seca, ect ... )
5. Desejos de cada um ..

Vá, vamos lá contribuir pra um tópico interessante!!

PS: Eu sei que é muito cedo, mas não dizem que o Verão nomeadamente os primeiros dias de Agosto influenciam o resto do Outono/Inverno !!
Então vamos lá analisar todos os modelos e tendencias ...
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
segundo o ecmwf teremos uma situaçao de el nino com anomalias positivas da sst até 1 grau no pacifico
vamos ter tambem tempo mais quente com preipitaçao dentro da media ou um pouco acima nos açores e madeira onde a mslp sera ligeiramente inferior á media ( vamos esperar pelas tao aguardadas danas ou gotas frias!!)
na minha opiniao os padrões de circulaçao do atlantico norte vao estar um pouco confusos e vamos ser influenciados por variaçoes bruscas entre tempo quente anticiclonico e chuva intensa devido a danas ou frentes frias activas(lembram-se da balduina?) tambem vamos esperar por fenomenos convectivos interessantes
bem pelo menos é o q eu desejo!!!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sinceramente só espero por chuva a "sério" a partir de Novembro tal como o frio.

Irá ser certamente um Outono e Inverno secos, seguindo a tendência dos ultimos anos, se agora andamos com pressões de 1010hpa e 1015hpa no Outono e Inverno vamos andar nos 1025hpa e 1030hpa chuva assim é impossivel, e frio, bem, isso já depende da posição do AA.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Por aqui, não varia muito. É quase todos os anos a mesma coisa..., claro que de vez em quando há surpresas.
Chega o Outono e com ele as nuvens. De dia torna-se um ambiente calorento e abafado, durante a noite fica mais frio. Se durante o dia é capaz de rondar os 25 ou 30ºC:hehe:, à noite desce para os 10 ou 15ºC:cold:.

Ventos de médio a forte ao entardecer quase sempre de Oeste.

Desejo que este Outono seja ainda mais agitado :D
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Eu gostava que este ano o outono fosse muito Chuvoso:rain::rain::rain: e com temperaturas amenas,:D já que este verão não há chuva nenhuma:angry:, há e também gostava que viessem depressões fortes:trovao::trovao:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Gostava que este Outono fosse pelo menos parecido com o de 2006, bem animado:thumbsup::thumbsup:
Mas já estou mesmo a ver que ser a mesma seca dos últimos anos:(
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Acredito num Verão um pouco prolongado por Outubro, e num final de Outono seco e gélido, com a possibilidade de num dia mais nublado uns flocos caírem por sítios menos normais :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bom isto dos "desejos" é muito subjectivo :D
Era muito giro grandes tempestades, e vendavais, e grandes trovoadas vindas do mar, já que aqui pelo litoral as de Verão são raras e as melhores costumam ser até nas frentes ainda com algum calor no início de Outono..
Também era giro frio e muita neve.. mas.. desejos aparte.. voltando à realidade.. :D

Se o padrão mudar agora no fim do Verão como vem ameaçando talvez um início de Outono agradável, quem sabe alguma convecção, e depois antes da chegada do tempo frontal provavelmente a seca de tempo nem quente nem frio e de noites ventosas aqui pela zona de Lisboa..
 

mauro miranda

Cumulus
Registo
26 Mar 2008
Mensagens
286
Local
bobadela
bom, acho que estamos francamente a sair do tema deste tópico

va la malta este topico e para dizer como queremos que o outono seja, não é para dizer se foi normal ou anormal ou se teve muita nortada, acho que para isso deveria ser aberto um tópico chamado " As diferenças dos verões"

eu queria que o meu tivesse muita convecção em Setembro e Outubro, umas boas trovoadas, granizo e chuva, e tb uns diazinhos de ceu limpinho, um pouco de tudo

depois para Dezembro e Novembro dias de muito frio e neve, ate o Fevereiro às vezes é bastante frio

e é isto
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
bom, acho que estamos francamente a sair do tema deste tópico

va la malta este topico e para dizer como queremos que o outono seja, não é para dizer se foi normal ou anormal ou se teve muita nortada, acho que para isso deveria ser aberto um tópico chamado " As diferenças dos verões"

eu queria que o meu tivesse muita convecção em Setembro e Outubro, umas boas trovoadas, granizo e chuva, e tb uns diazinhos de ceu limpinho, um pouco de tudo

depois para Dezembro e Novembro dias de muito frio e neve, ate o Fevereiro às vezes é bastante frio

e é isto

frio e neve nao sei , mas no resto alinho e ate acho provavel
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Eu desejo muitas trovoadas muita chuva e para o fim temporais com depressões muito cavadas como podem ver desejo tudo em grande para no final levar com pó mas pronto :p
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
frio e neve nao sei , mas no resto alinho e ate acho provavel

Frio tudo bem...agora neve ?? :lmao: ela não é assim tão normal por estas paragens, a não ser a altitudes acima dos 600/800 metros, nevou 2 vezes em Lisboa já pensamos que ela nos vai visitar todos os anos :D mas quem sou eu para falar em tal coisa, não haverá quem fale mais em frio e neve que eu :lmao: isto é da esperança do estalar de dedos climatico para a versão fria que me dá cabo da cabeça :lmao::lmao: tenho o cerebro gelado.

Mas nunca se sabe minha gente...nunca se sabe :assobio:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom depois de ler todas as mensagens aqui escritas em que se falou mais do Verão que tem sido e das nortadas :( em vez de se discutir o tópico ), resolvir intervir e como não vi quaisquer previsões sazonais descritivas ... e apenas opiniões vou dar ao meu tópico alguma informação aqui vai:

Previsão para a Europa a 3 meses:

euPrecSea.gif


Previsão para a Europa mensal:

euPrecMon.gif


Previsão do site LaMeteo.org: (links)
http://www.lameteo.org/saison/saison2.html
http://www.lameteo.org/saison/saison3.html

http://www.lameteo.org/saison/saison4.html

http://www.lameteo.org/saison/saison5.html

http://www.lameteo.org/saison/saison6.html

Resumo: Deste modo pode-se constatar que teremos supostamente um inicio de Outono mais chuvoso que o habitual com precipitações supostamente convectivas sendo que á medida que o Invero se for aproximando os meses tornar-se-ão mais secos !!
Setembro - precipitações supostamente convectivas (aguaceiros e trovoadas), em especial na segunda metade do mes !!
Outubro - precipitações convectivas em conjunção com alguns sistemas frontais!!
Novembro - mes normal com possibilidade de maiores precipitações no sul do país mas com tendencia para a normalização ....