Desejos/Previsão para Outono 2008 !!

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Outono 2008

Se calhar mais do mesmo quente e seco, como foi o ano passado...preferia que fosse como o de 2006.:rain::rain:
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Outono 2008

Começa hoje (22 de Setembro de 2008) o Outono.
Como acham quer vai ser?

Chuvoso? :rain:

Quente? :hehe:

Frio? :cold:

Na média ou abaixo dela (nas temperaturas).

Precepitação ligeiramente abaixo da média :rain:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Tempo: Outono começa hoje às 16:44 em Portugal continental

pelo menos no sul os meses de junho julho agosto e setembro ( aproximadamente desde 15 de maio a 15 de outubro) sao meses com tmed igual ou superior a 20Cº e sao por isso meses "tropicais" e q eu considero verão.
para mim o outono começa em outubro e só festejarei a sua chegada aquando da primeira noite com menos de 10 graus aqui em lisboa ( la para a segunda quinzena de
outubro).
apesar disto tudo tenho um desejo em mente q é q estes prox 3 meses ( 3 meses nao para ai 8 :D:D:lmao:) sejam recheados de convecção,SCM e fortes chuvadas , quanto as temperaturas espero q sejam amenas (devido as plantas tropicais la do jardim) embora ficasse feliz com uma ondita de frio acompanhada de flocos brancos ai para janeiro
quanto as previsoes elas apontam , no meu ver e usando a minha " expriencia" para uma situaçao de pouca chuva e temperaturas dentro da media ou ate um pouco abaixo (+0.5/-0.8 de anomalia).
mais uma vez peço desculpa pela verborreia:unsure::thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Frio tudo bem...agora neve ?? :lmao: ela não é assim tão normal por estas paragens, a não ser a altitudes acima dos 600/800 metros, nevou 2 vezes em Lisboa já pensamos que ela nos vai visitar todos os anos :D mas quem sou eu para falar em tal coisa, não haverá quem fale mais em frio e neve que eu :lmao: isto é da esperança do estalar de dedos climatico para a versão fria que me dá cabo da cabeça :lmao::lmao: tenho o cerebro gelado.

Mas nunca se sabe minha gente...nunca se sabe :assobio:

o que q eu disse...entao nao disse q neve é pouco provavel.....
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ora como já disse algumas vezes sou um pouco alérgico a previsões sazonais... mas vou deixar a minha previsão/desejo apenas para Outubro, através do famoso modelo Dino Meira!


Meu querido mês de Outubro
Por ti levei o Verão inteiro a secar
Trazes chuvinha no bucho
Meu querido mês de outubro vai ser para afundar...



Letra Vitamos, inspirado nos clássicos de Dino Meira e GFS (esse cantor sempre tão brincalhão)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu ponho um adagio



"Outubro, Novembro e Dezembro não busques o pão no mar"
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ora como já disse algumas vezes sou um pouco alérgico a previsões sazonais... mas vou deixar a minha previsão/desejo apenas para Outubro, através do famoso modelo Dino Meira!


Meu querido mês de Outubro
Por ti levei o Verão inteiro a secar
Trazes chuvinha no bucho
Meu querido mês de outubro vai ser para afundar...



Letra Vitamos, inspirado nos clássicos de Dino Meira e GFS (esse cantor sempre tão brincalhão)


Perante esta run, quem não ficaria inspirado?:p
lol.gif

Infelizmente na run das 18h foi tudo pelo cano a baixo, dando lugar à secura. Há devaneios que nunca passam disso mesmo.:hehe:


Ainda assim, inspirado nas mesmas fontes e no refrão que tão bem elaborou, fui mais fundo e completei os versos da música.
Para descontrair, e ao som de Dino Meira:cool:

Refrão:

Meu querido mês de Outubro
Por ti levei o Verão inteiro a secar
Trazes chuvinha no bucho
Meu querido mês de outubro vai ser para afundar...
(bis)


Já passaram tantos dias,
Já passaram tantos meses,
Eu ando louco por me molhar.
A terra parece cimento,
A pele seca é um tormento,
Eu quero chuva para refrescar.

Já passaram tantas horas,
Da trovoada eu bem preciso.
Deitar as saudades fora,
Limpa o pluvi, está na hora,
De voltar a ver granizo.

Refrão
(bis)


Já passaram tantos dias,
Tanta secura e agonias,
Eu ando doido por ver nevar.
De pôr os pés ao caminho,
Sentir o frio do Pocinho,
Eu ando louco por patinar.

Já passaram tantas horas,
Da nortada já não preciso.
Guardar os calções de banho,
Tosquiar a lã do rebanho,
Quero um cachecol para o griso.

Refrão
(bis)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
outono 2008 (açores)

o outono deste ano, para mim, vai ser um pouco anormal, para começar o fim do verão já o foi, pois não é normal aqui a falta de água e as pastagens secas o que aconteceu cá, depois entrou setembro, mas com a lua de agosto, ou seja, continuamos a ter tempo extremamnete seco para o que é normal nos açores, em outubro a lua com que o mês começou foi do anterior, e realmente é o que está a acontecer estamos com uma percipitaçao abaixo da normal para a epoca, hoje foi o primeiro dia desde 7 ou 9 de julho em que as ribeiras correram (escorreram, não foi grande coisa) e só esta semana é que começaram uns nevoeiros caracteristicos do mês anterior.
as previsões apontam para pouca chuva nas proximas semanas (resto de outubro).
esperemos que os meses de novembro e dezembro sejam diferentes, mas penso que estaremos até ao final do ano sempre com a lua atrasada, ou seja, vamos ter sempre tempo do mês anterior. podendo sempre existir algumas supresas alguma tempestade tropical que desvie a sua rota, mas tambem é pouco provável pois as temperaturas da água do mar estão a baixar já estamos nos 20, 21 graus.

PS: este post foi longo, eu sei, espero não se terem fartado de o lerem.
e para o pessoal que não acredita na lua e na influencia dela sobre as condiçoes climatericas, há coisas que os antigos diziam que por mais tenta-mos explicar o porquê, não obtemos uma resposta mas á coisas que dão certo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Pois bem de acordo com os modelos este mes de Outubro parece vir a ser seco a muito seco em grande parte do territorio com possibilidade de chuva ou faz que chove ... neste fim de semana e em parte da proxima semana ...
mas como referi será mais um faz que chove !!!

http://expert.weatheronline.co.uk/pslv_frame.htm

Já agora de acordo com os modelos de previsão sazonal este ano parece que estão mais ás aranhas e nem todos concordam nas previsões e a prova disso é este mes de Outubro que estava previsto ser chuvoso e afinal vai ser (em principio) bastante seco !!!
MetOffice vs NCEP

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/glbPrecMonNorm.gif

NOTA: Dos modelos somente o NCEP previa que fosse um Outubro chuvoso (erraram redondamente), os outros apontavam, para que fosse seco !!

Daí ve-se a sua fiabilidade !!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O que eu desejo para o Outono de 2008 :D :

- MUITA trovoada :trovao:
- BASTANTE vento :malandro:
- Alguma chuva à mistura...

Resumindo... um espectáculo memorável... ;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Desejo que o outono seja como na minha infãncia, muito ventoso, muito chuvoso e bem gelado:)

Esse tempo infelizmente já lá vai, e não regressará tão cedo :mad::mad: agora é seca seca e 0 vento.
 

mesq

Cirrus
Registo
28 Jan 2007
Mensagens
24
Local
Porto
Eu prefiro um Outono "regadinho" (aí com as precipitações mensais na ordem dos 200 mm, mas sem grandes temporais), mas pelo que estou a ver...será um Outono seco e com as temperaturas até um pouco acima da média.
Já começa a ser costume :buh: